Apesar de Trump: Brasileiras disputam eleições nos Estados Unidos

Massachusetts – As eleições municipais em Massachusetts acontecem no dia 7 de novembro. Pela primeira vez na história desse importante estado norte-americano, três brasileiras são candidatas a cargos públicos em duas cidades diferentes. Margareth Shepard e Stephanie Martins querem ser vereadoras pelos municípios de Framingham e Everett, respectivamente. Priscila Sousa disputa a prefeitura de Framingham.

Essas mulheres personificam uma parcela significativa de imigrantes que não se intimidou com o discurso xenofóbico, homofóbico, racista e machista do presidente Donald Trump. Ao contrário, elas decidiram ir à luta e participar da vida política das suas cidades para mostrar que a ofensiva antiimigrante do presidente norte-americano vai contra os princípios e valores democráticos da nação.

Margareth Shepard e Stephanie Martins são duas das fundadoras do grupo Brasileiros pela Educação Política (Brazilians for Political Education). O grupo é uma organização apartidária e independente que cresceu a partir do movimento “Brazilians For Hillary” (Brasileiros por Hillary), formado por brasileiros e brasileiras que apoiaram a candidata democrata no processo eleitoral americano, em 2016.

Segundo Shepard, é a educação política que vai contribuir para que as pessoas entendam a importância do voto e a necessidade de se envolver nas questões políticas locais, estaduais e nacionais. “Queremos que os imigrantes brasileiros e de outras nacionalidades assumam a sua posição nesta sociedade, votem mais, sejam voluntários, se candidatem a cargos públicos e eletivos. O objetivo é motivar as pessoas a contribuir mais para o bem de suas comunidades, do seu estado e da nação onde vivem”, diz ela.

Priscila Sousa decidiu concorrer ao cargo de prefeita de Framinghan para dar voz à comunidade e abrir as portas para que outras mulheres e outros imigrantes se animem a fazer o mesmo. Ela acredita que este é um “momento histórico para a comunidade brasileira”. Segundo Sousa, o exemplo das candidatas brasileiras, independente do resultado das próximas eleições, vai motivar muitas mais pessoas a participar do processo político local.

O estado de Massachusetts tem uma população de aproximadamente 6.873.018 habitantes, segundo o Censo de 2013 do Conselho Americano de Imigração (American Immigration Council). Do total dessa população, 1.046.155 são imigrantes, dos quais 549.009 pessoas (50%) têm cidadania norte-americana e, portanto, podem votar. Considerando que as cidades de Framingham e Everett abrigam as maiores comunidades brasileiras nos Estados Unidos, as três candidatas estão confiantes num bom resultado nas urnas.

Deixe um Comentário

comentários