Brasil é o reino da impunidade, diz jornal ‘Le Monde’

Fonte: Rede Brasil Atual

A edição da última terça-feira (28) do jornal francês Le Monde chamou a atenção para o cenário político brasileiro com o título “Brasil, o reinado da impunidade“. Segundo a matéria da repórter Claire Gatinois, o presidente Michel Temer, ao ver a operação Lava Jato mais próxima, “parece estar tentado se proteger de uma possível acusação”.

O texto também diz que a tática não está passando despercebida e, por mais que Temer tente dizer que o governo não vai proteger ninguém, as ações dele vão no sentido contrário. “Muitíssimo impopular, Temer não para de dar sinais ambíguos”, analisa a repórter.

Ao falar sobre o tamanho da impunidade que “reina no Brasil”, Claire explica aos leitores franceses a existência da famosa expressão de que os processos na Justiça ‘terminam em pizza’. “Se formos ouvir os mais cínicos, tudo leva a crer que Temer já estaria esquentando a sua pizza quatro queijos”, afirma a repórter.

Uma das ações de Temer contestadas pelo jornal é a escolha de Alexandre de Moraes para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Claire explica que o ex-ministro da Justiça é conhecido por sua simpatia pelo presidente, o que “suscita questões sobre sua nomeação”, pois será o revisor do processo da Lava Jato.

Além  disso, o Le Monde lembra que Moraes defendia a tortura e apoiou o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, o que “não melhora sua imagem”.

A correspondente comenta país se questiona sobre o peso de foro privilegiado. “Um privilégio que se transformou em uma ferramenta muito cômoda para desacelerar ou até mesmo enterrar algumas investigações”, escreve.

Deixe um Comentário

comentários

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.