Como é ser mulher, mãe, negra, pobre na Universidade

Meu nome é Leni Ferreira Lemes sou mulher, negra, pobre e filha de uma família de 13 irmãos, a primeira a se formar em uma universidade particular.

O que dizer , quando uma pessoa que é a sua razão de viver, um filho maravilhoso descreve a sua vida e a sua história de uma maneira impar, incrível, nos mínimos detalhes. Talvez se eu fosse escrever sobre mim, não saberia ilustrar com tanta verdade e riqueza de detalhes a minha talvez não dissesse tudo isso, a verdadeira ilustração de milhares de mulheres, mães, negras e pobres, que enfrentam a violência, o racismo e o machismo dos dias de hoje.

Portanto aí estão as palavras do meu filho Erick Ferreira em homenagem a minha formatura, essas palavras dizem tudo:

 

 

“Mãe,

Você poderia ter se feito de coitada a vida toda.

Pobre, negra, mãe solteira, mulher. Um desses fatores faz muitas pessoas de hoje em dia baixar a cabeça e se lamentar por isso a vida toda. Você tinha os 4, sem contar as violências que sofria dentro de casa, e não pensou em desistir em nenhum minuto. E não desistiu por amor, amor por mim e pelo meu irmão.

Enfrentou toda a sociedade machista que a agrediu e a oprimiu, toda sociedade branca e elitista que a discriminou. Enfrentou o sistema que diz que todo pobre, preto, mãe solteira e mulher nasceu fadados ao fracasso.

Foi fácil? Com certeza não. Aliás, se teve algo que não foi é fácil. Quantas noites mal dormidas pensando se teria condições de pôr a comida na mesa pra eu e meu irmão pequeno dentro de casa? Sem ter condições de dar muita coisa pra mim e pra ele por falta de dinheiro ou de tempo, afinal, criar 2 filhos sozinha com todas as adversidades citadas acima não é para qualquer uma. Mas você venceu, sem ajuda de marido nenhum, de governo nenhum. Era a senhora contra o mundo. E a senhora venceu.

E agora mais uma pra lista de vitórias. A senhora está formada. E eu ouço todo mundo dizendo “mulheres são minorias na faculdade, pobres e negros são minorias na faculdade, pessoas mais velhas não conseguem ir bem na faculdade”. E aí está vc? Formada, com 54 anos, a primeira filha da Dona Nena e se formar. Acho que vão ter que inventar outra desculpa pro coitadismo moderno, pois a senhora enfrenta tudo e parece não tomar conhecimento de nenhuma delas.

Nunca foi fácil e nunca será. Mas a senhora me mostrou que quando se faz algo por amor até as maiores dificuldades da vida, combinadas, são pequenas. Essa é a maior lição que eu aprendi com a senhora. E a que eu vou levar pra sempre.

Eu te amo. <3”

 

Deixe um Comentário

comentários