Festival CoCidade 2016

No próximo sábado, 17, do festival colaborativo Cocidade 2016, o festival reunirá diversas atrações nas áreas de Política Urbana, Meio Ambiente, Economia, Redes Colaborativas e Empreendedorismo. 

O público terá acesso gratuito a diversos debates como “Afroempreendedorismo e Redes de Colaboração” e “Ferramentas Virtuais de Apoio ao Empreendedorismo”.

Local: Parque Jardim da Luz, rua Ribeiro de Lima, s/nº

Outras informações: http://migre.me/uZ2Tb

Programação:

 ► FEIRA DE PROJETOS COLABORATIVOS (10h às 19h)

 POLÍTICA

➜ Conversas:
・ OcupaJornalismo | Énois e EJ no CoCidade (11h às 13h)
COM >> Caroline Ferrari Farah / Helaine Martins / Tiago Tuiuiu / Maria Teresa Cruz / Nana Soares
– Moderação: Nayra Lays
・ Como batemos o recorde de doadores para uma candidatura no Brasil? (14h às 15h)
COM >> Felipe Caruso
・ Tecnologias podem influenciar quem paga a política? (15h às 15h30)
COM >> Thiago Rondon
・ Roda de conversa sobre Mobilidade e Eleições Municipais (15h30 às 16h30)
COM >> Daniel Guth / Flavio Soares / Letticia Rey
・ Ocupe a política! Como a sociedade pode reconstruir sua relação com a política? (16h30 às 17h30)
COM >> Pedro Markun- candidato cívico independente (REDE) / Karina Kufa – Advogada especializada em Direito Eleitoral / Mariana Mazzini – merepresenta.org.br
– Moderação: Ana Carolina Evangelista – Bancada Ativista

・ Gestão compartilhada de politicas públicas e experimentação (17h30 às 19h)
COM >> Jonaya de Castro – Lab Experimental / Artur Cordeiro – Fab Lab SP / Yves Finzetto – Clube do Choro SP / Jesus dos Santos – Casa no Meio do Mundo
– Moderação: Georgia Nicolau

➜ Feira: (10h às 19h)
SP Acessível / Revolukit / Parajás / Tenda Literária FELIZS / Abraço Cultural / Rabeira pra Mãe Solo no CoCidade / Jogo da Política: Executivo

➜ Oficinas:
・ Vivência: corpo em relação: Cuidadores e bebês (10h às 13h)
Uma oficina para mães, pais e bebês experimentarem um espaço preparado para as explorações que envolvem os corpos da dupla adulto-bebê.
COM>> Renato Stefani
・ Oficina CorpoÊCidade (10h às 12h)
CorpoÊcidade é uma oficina de conexão, expressão corporal e território, que se propõem a construir um corpo não só individual, mas de dentro e de fora, ao mesmo tempo.
COM>> Bruna Rosa
・ Olhar desejo Ação (13h às 16h)
Saber reconhecer as necessidades e se comunicar com a Infância no cotidiano e em espaços de exploração livre.
COM>> Lívia Tejas
・ Quem manda aqui: Eu Prefeitx (13h às 17h )
Uma oficina de facilitação gráfica para você nos ajudar a descobrir como é a São Paulo e x prefeitx do nosso imaginário.
COM>> LabHAcker
・ Se esta cidade fosse minha (15h às 16h)
Participe de um típico debate politico (o que temos nas sabatinas e televisão) com possíveis candidatos a prefeito da cidade ou do parque, mas mediado por um palhaço.
COM>> Coletivo LUVA

➜ Intervenções:
PingPoint / Kombiblioteca Poética / Palhaçaria na rua / Congresso S.A.

URB NIA

➜ Conversas:
・ Cidade para migrantes (10h às 12h)
COM>> Pitchou Luambo – GRIST / Cristina Branco, Miguel Dores e Lara Bione – Visto Permanente / Helena Manfrinato – Movimento Palestina para Tod@s – MOP@T
・ Redução de Danos e uso abusivo de substâncias: política do afeto e ocupação do espaço público (13h às 15h) COM>> Cidadania Rodante
・ Do urbanismo à participação: construindo cidades democráticas (15h30 às 17h)
COM>> William Nozaki / Terra Budini / Rafael Pereira
・ Juventude e Território: um olhar jovem sobre a governança da cidade (17h às 19h)
COM>> Juliana Martins – Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos / Alice Junqueira e Safira De La Sala – Projeto Juventude e Território: um olhar jovem sobre governança da cidade / Franciele Meireles – jovem participante das oficinas do projeto Juventude e Território – metodologia “Termômetro da Participação”.

➜ Feira Expositiva: (10h às 19h )
Minhocão contra a gentrificação / Rede Feminaria ♀ / Periferia Trans / Território de Direitos / Zona da Mata

➜ Intervenções: (10h às 19h)
・ Paulestinos / ACRONYMIA Jean-François Prost / Arte, Política e Cidadania Rodante nas Ruas da Luz / Cidades Imateriais / TAI-Território Artístico Imigrante / Sofá na Rua / Problemas e soluções para a Luz / Ensaio aberto das “Lakitas Sinchi Warmis” (Mulheres que sopram ventos) / Parque de Bambu

➜ Oficinas:
・ Mapatona – Demandas e territórios (13h às 15h)
A mapatona é um mutirão de mapeamento que gera de uma só vez informações suficientes para um processo de empoderamento acelerado. Traga seu Smartphone ou laptop e aprenda a operar na plataforma – saia mapeando!
COM>> BEELINE
・ Mapeamento de espaços preparados para a infância e de livre aprendizagem (12h às 14h)
Estaremos recebendo informações em um formulário bem simples que converteremos em um mapa de lugares de livre aprendizagem – padarias, costureiras, mecânicas, ateliers. Lugares onde todos podem aprender e se relacionar!
・ Inventário Participativo – O patrimônio contra a Gentrificação / Dinâmica de Compreensão sobre Referências Culturais e Inventário Participativo
10h30 às 12h | oficina
14h às 15h | oficina
16h às 17h30 | caminhada-oficina
COM>> REPEP
・ Uma cartografia do corpo feminino (14h às 16h)

O projeto é o resultado da pesquisa sobre a obra eroticofeminista de Maria Teresa Horta (Lisboa, 1937). A pesquisa ganhou visibilidade e a possibilidade de se tornar um documentário que irá recolher depoimentos e imagens da interação com o público por meio do empoderamento feminino.
COM>> Morena Borba Lopes

MEIO AMBIENTE

➜ Conversas:
・ Por que é importante e como fazer parte do Slow Food Brasil? (11h às 12h)
・ Do bairro ao ecobairro – Ecobairro – São Paulo (13h às 14h)

Do bairro ao Ecobairro! – Mapas e Diálogo circular sobre como integrar as interfaces de reflexão e práticas no território considerando uma visão integral que favoreçam uma crescente qualidade de vida para as atuais e futuras gerações.

COM>> Victor Leon Ades
・ Roda de Conversa sobre o Movimento das Cidades em Transição | Transition Towns (14h às 16h)

Você pode pensar na Transição como sendo o miolo, entre as coisas que você pode fazer como um indivíduo e tudo o que a máquina de governo pode fazer. É algo que só pode acontecer a partir do zero, impulsionado por pessoas comuns. É a peça do quebra-cabeça faltando.
COM>> Isabela Maria Gomez de Menezes
・ Diálogos entre a Agricultura Urbana e a Segurança Alimentar (16h às 17h15)
Roda de conversa com ativistas, pesquisadores e representantes do poder público para refletir sobre as relações entre a agricultura urbana em São Paulo e a conquista da segurança alimentar e nutricional da população que habita o município. Serão abordadas as diretrizes do PLAMSAN – Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

COM>> MUDA-SP / Susana Prizendt- Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida / Slowfood Brasil / Grupo de Estudos em Agricultura Urbana da Universidade de São Paulo / VP Consultoria Nutricional
・ Da plantação ao prato – Projeto Batata Doce (17h às 18h30)

Bate papo para levantar questões sobre a maneira de como interagimos com o nosso alimento em centros urbanos, pensar em possibilidades e novos sistemas de melhoria da cadeia de produção alimentício.
COM>> Andrés Amoedo

➜ Feira: (10h as 19h)
Armazém do Campo / Ecobairro – São Paulo / Flores No Cimento / Fruta Imperfeita / Grupo de Agricultura Urbana (GAU) e CDHU / Plantio – Novas árvores por aí / Slow Food Brasil / SOS Abelhas sem Ferrão.

➜ Oficinas:
・ Oficina de detergente ecológico / GAU (10h às 10h40)
・ Oficina de terrário de concreto / A Botânica (11h às 13h)

Aprenda a fazer o seu próprio vaso de concreto e monte um mini terrário de suculenta.

・ Oficina de sementes crioulas / GAU (13h às 13h40)

O que são, como multiplicar, como conservar

・ Na esquina / Jogo Ecobairro (15h às 16h)

Na esquina com Jogo Ecobairro – A partir da perspectiva do ecobairro e através do jogo, observar desafios e potencialidades dos territórios sob nosso olhar e do outro de maneira lúdica.

・ Plantio / Novas Árvores por Aí (16h às 17h30)

・ Como transformar os restos de cozinha em adubo para suas plantas / Verde & Água Sustentabilidade (16h às 19h)
Roda de conversa inicial sobre consumo descarte, problemática do lixo do lar e a importância de alimentação saudável, degustação de frutas e sucos que serão usados na parte prática da oficina. Logo após sera ministrados técnicas para se obter um adubo de alto rendimento que poderá ser usado na própria casa.

ECONOMIA

➜ Debates:
・ Desprofissionalização da Vida (14h30 às 15h30)

Conversa sobre desprofissionalização da vida (incluso o papel do educador) e implicações jurídicas da educação não escolarizada
COM>> Carla Ferro
・É possível reinventar o valor? (15h30 às 17h)
Pensar a economia na perspectiva do compartilhamento é essencial para pensar na CoCidade que buscamos. Nessa roda de conversa propusemos um exercício de olhar para o que entendemos como economia e sua ética no presente para projetar o futuro: é possível reinventar o valor? A roda reunirá coletivos que estão experienciando outras éticas econômicas e estudiosos do tema.

COM>>> Rafael Zanatta – IDEC / Manuela Yamada – Colaboramerica / Bruno Santos – Sustenta Capão / Camila Carvalho – Tem Açucar / Carol Misorelli – Taturana
– Moderação: Georgia Nicolau

・Consumo Solidário: onde, como e porquê? (17h30 às 19h)
Consumo solidário é uma escolha consciente de se consumir produtos e serviços, buscando entender a origem do produto/serviço, por quem é produzido, quais os impactos sociais, econômicos e ambientais envolvidos em todo processo de produção.
COM>> Elisa Feltran

➜ Feira: (10h às 19h)
Destino Colaborativo / Imargem / Lobo (Feira de troca de materiais e histórias) / Piparia / São Paulo Lab / Taturana Mobilização Social

➜ Oficinas:
・ Achados & Perdizes (10h às 17h)

Apresentação do que é freeganismo, rolezinho nas ruas para oficina de tratamento de olhar sobre a cidade, o desprezo de materiais e coleta de móveis. Encontramos móveis nas ruas, os reformamos e montamos uma loja grátis. A loja grátis é composta por móveis, eletrodomésticos e todo tipo de material que o público queira descartar, passar para frente, fazer circular.
・ Mount / Construindo objetos com CNC (10h às 13h)

Atividade prática que ensina a pensar em objetos feito por CNC. Dividida em três partes: Téorica 20min, Cocriar e prototipar um mobiliário para o evento 2h e Expor o item no evento feito por uma CNC.
・ Destino Colaborativo / Jogo da Abundância (13h às 14h)
Jogo colaborativo onde os participantes se relacionam com uma nova moeda experimentando na prática o fluxo de energia do dinheiro sem acúmulo.

・ Destino Colaborativo / Oficinas usando o transition (13h às 14h)

Os participantes serão convidados a participarem de uma breve oficina de yoga e/ou outra atividade e deverão usar a moeda transition para servir a cidade.

・ Oficina Sconstrução (14h às 16h)
Transformar utensílios e utilidades cotidianas eletro-eletrônicas que perderam o uso em outras coisas ou não.

 REDES COLABORATIVAS E EMPREENDEDORISMO

➜ Debates:
・ Ferramentas Virtuais de Apoio ao Empreendedorismo (12h às 13h)
Moderador: Marcio Sequeira – Mola Structural Model
Participantes convidados: InovaUFABC – Agência de Inovação da UFABC /Sebrae SP / Qipu Brasil / Hacklab / Adesampa.

・ Tecnologias Colaborativas e Apoio à Gestão Pública (13h às 14h)
Moderador: Américo Sampaio – Rede Nossa São Paulo
Participantes convidados: Governo Aberto / MobiLab / Sampa Digital / Projetos contemplados pelo Programa Vai TEC / Núcleo Digital.

・ Afroempreendedorismo e Redes de Colaboração (14h às 15h)
Moderadora: Adriana Barbosa – Feira Cultural Preta
Participantes convidados: Secretaria Municipal de Desenvolvimento , Trabalho e Empreendedorismo / Projeto contemplado pelo Programa Vai TEC / Empreendedor Criado em Sampa / Coletivo Sistema Negro / Rede Brasil Afroempreendedor – Reafro / AsoOgé.

・ Economia Criativa e Desenvolvimento Local (15h às 16h)
Moderador: Cingulado Atitude Social
Participantes convidados: A Banca /FAB LAB LIVRE SP / ngela de Cara Limpa / Cartão Nova Paraisópolis / Agente de Desenvolvimento LocalAdesampa – Parelheiros / Spcine / Instituto de Pesquisa em Economia Criativa / Estúdio Marcos Batista

・ Setor Privado e Fomento à Colaboração (16h às 17h)
Moderador: Leeward Wang – Fundo Zona Leste Sustentável
Participantes convidados: IBM Brasil / Red Bull Amaphiko / Artemisia /CUBO / SP Negócios

➜ Palestra:
・ Como a Academia pode Colaborar com o Empreendedor Inovador? (17h às 18h)
Participantes convidados: Agência USP de Inovação/ Mola Structural Model / Centro Universitário FEI / Instituto Mauá de Tecnologia

► SARAUS (16h às 17h30)
– Sarau encontro de utopias (Centro)
– Sarau Afrobase (Oeste)
– Sarau O que dizem os umbigos? (Leste)
– Sarau da Brasa (Norte)
– Sarau da Ponte pra Cá, Sarau Alternativo, Sarau Clamarte, Sarau do Binho. (Sul)

► GASTRONOMIA DE RUA FEITA POR IMIGRANTE E PERIFERIA (11h às 20h)

– Sonho de Tapioca (participante do Prato Firmeza)

– Congolinária
Conversa e apresentação da bebida Tangawisi (16h)
Duração: 30 min

– Talal Culinária Síria
Oficina de Kafta (15h/ 16h30 / 18h)
Duração 30 min

– Basma Cozinha e Cultura do Oriente Médio
Oficina de Falafel (14h/ 15h)
Duração 10 min

– Point do Acarajé (participante do Prato Firmeza)

– Intervenção/oficina COZINHA PIRATA (Sol de Noite)
Encontro Gastrosófico:
Variações sobre a banana: (15h)
Variações sobre o milho: (16h)
Variações sobre o desperdício: (17h)

► COMUNICAÇÃO COLABORATIVA – Énois (10h às 19h)

E pra completar o rolê, convidamos cada um de vocês – que integram coletivos de comunicação – pra escolherem a pauta do CoCidade que faz mais sentido pra você ocupar.
Produza sua foto, vídeo e/ou texto e publique com a #OcupaJornalismo.
Porque todo mundo tem voz e escolhe a história que quer contar!!!

► ENCONTRO DE SARAUS (16h às 17h30)
Encontro de Utopias – Regina Tieko
Encontro de Utopias – Cleusa Santo
O que dizem os umbigos – Vinicius Fernandes
O que dizem os umbigos – Agatha D’Oliveira
O que dizem os umbigos – Adriano Abreu
Sarau da Brasa – Vagner Souza
Sarau das Rosas – Giovanna Moura
Sarau das Rosas – Nayla Karoline
Da ponte pra cá – Davi Oliveira Gomes dos Santos
Alternativo – Pow Literarua
Clamarte – Augusto Cerqueira
Sarau do Binho – Serginho Poeta

► DJ’s (11h às 18h)
– Dj Clerouack (Música caipira)
– Dj Pedro e Will (Cidadania Rodante)
– Dj Elohim (Talco Bells)

► SHOWS (19h às 22h)
– Show da banda Höröyá
– Espetáculo Especial BNegão, LIRA, Anelis Assumpção e Fernando Catatau

————————————————————————————-
Data: 17 de Setembro
Horário: das 10h00 às 22h00
Local: Parque da Luz e Rua Praça da Luz

Aproveita e segue o nosso instagram que é super legal: @institutococidade
#CoCidade #CoCidade2016 #colaboração

Deixe um Comentário

comentários