Melhor e Mais Justo: Favela – 3/3

Por ruas e vielas, boa parte sem asfalto, sobem e descem cidadãos brasileiros.

Em casas improvisadas, sem projeto de arquiteto e engenheiro, vivem homens, mulheres, crianças. Famílias inteiras, que no dia a dia, procuram ganhar o pão e sonham com um novo pedaço de chão.

Se na panela, às vezes falta comida e na cama o cobertor, do lado de fora, sobra boa dose de violência. Pessoas que convivem com a precariedade na infra-estrutura. Falta luz, água, tratamento de esgoto, coleta de lixo adequada… Mas ainda assim há espaço para a boa convivência.
Esses lugares, berço do samba, do funk e do rap, na ausência do estado, produziram também uma dinâmica própria: em muitas comunidades, a lei é outra. O poder é outro. Tem até lugar com outra moeda.

Quais as políticas públicas necessárias para a regularização fundiária desses brasileiros? O modelo de pacificação usado no Rio de Janeiro pode ser usado por outros estados? Como promover acesso aos serviços públicos básicos?

São essas as respostas que, 50 milhões de brasileiros e brasileiros, que vivem nas chamadas favelas, esperam nesse debate do Melhor e Mais Justo.

Melhor e Mais Justo exibido em 03/11/2011
Tema: Favela

Deixe um Comentário

comentários