Melhor e Mais Justo: Internação Compulsória – 3/3

Uma droga capaz de quebrar a dignidade humana. Um vício que altera o comportamento e também o curso da vida de usuários e familiares. Uma mistura de restos de cocaína, bicarbonato de sódio e histórias de perdas, sofrimento, violência, abandono…

O caminho do crack é doloroso.

Além dos serviços oferecidos pela rede pública de saúde, o usuário conta também com grupos de ajuda mútua, grupos familiares, ONG´s e clínicas particulares de recuperação. Muitas vezes, internação é a terapêutica mais recomendada.

Ela pode ocorrer com o desejo e consentimento do usuário; pode ser involuntária, normalmente solicitada pela família; e também de forma compulsória- obrigatória – determinada por um juiz, depois de pedido formal feito por um médico, atestando que a pessoa não tem domínio sobre a sua condição psicológica e física.

As medidas para agilizar a internação compulsória em casos específicos adotadas por São Paulo e Rio de Janeiro funcionam? Quais os efeitos imediatos? E a longo prazo?

O Melhor e Mais Justo vai debater como essas políticas chegam às ruas, aos usuários e seus familiares e se, esses caminhos propostos, podem reduzir danos, promover saúde pública e gerar cidadania.

Melhor e Mais Justo exibido em 04/04/2013
Tema: Internação compulsória – Medida não garante recuperação de usuários

Deixe um Comentário

comentários