Melhor e Mais Justo: Reforma Política

Mobilização pelas redes sociais e manifestação contra o aumento da tarifa do transporte público em São Paulo.
A partir daí, e de início alimentada pela repressão violenta da polícia, segue-se uma onda crescente de manifestações em muitas cidades, com participação massiva em várias capitais.
À pauta do transporte público somam-se muitas outras: progressistas, conservadoras, reacionárias até. Não há unidade, os protestos são difusos. Duas coisas parecem dar alguma liga ao movimento: a força do direito democrático à interferência política direta; e a revolta contra formas institucionalizadas da política no país, nos serviços públicos, nos poderes da república, nos partidos políticos e na grande mídia, também hostilizada nas manifestações.
No clamor das ruas, algumas perguntas se impõem: o que é uma reforma política? Como fazer para aproximar o estado dos anseios legítimos e problemas concretos dos cidadãos? Qual o papel do Congresso?
O Melhor e Mais Justo debate como aproveitar a enorme energia política que vem das ruas para fortalecer nossa ainda jovem democracia e ampliar ainda mais a representação popular.

Melhor e Mais Justo exibido em 27/06/2013
Tema: Reforma política – Pressão Popular faz Congresso retomar pauta parada há 20 anos

Deixe um Comentário

comentários