Mostra homenageia Nelson Pereira dos Santos com exibição de 30 filmes

Fonte: Rede Brasil Atual

Não há como tratar sobre a história do cinema nacional sem falar sobre o cineasta paulista Nelson Pereira do Santos, precursor do Cinema Novo e um dos mais respeitados diretores brasileiros de todos os tempos. Prestes a completar 90 anos de vida e 69 de carreira, ele recebe uma homenagem em forma de mostra, que exibe até 22 de fevereiro 30 filmes na Caixa Cultural São Paulo. Simplesmente Nelson também conta com sessão comentada e masterclass. Segundo os organizadores, esta pretende ser a mais completa mostra já realizada sobre o cineasta.

“Os últimos 60 anos do Brasil foram registrados, de certa maneira, pelo olho do diretor Nelson Pereira dos Santos. Desde os meninos de rua, a seca do Nordeste, a ditadura Vargas, a cultura popular, a baixa umidade do ar em Brasília etc. O cinema de Nelson apresenta uma nova estética ao cinema brasileiro: com vida, sem glamour, sem estrelas. Filmando nos lugares naturais, sua câmera atua não só como testemunha, mas também como protagonista, tomando partido pelos mais fracos e esquecidos. Seu cinema o coloca em pé de igualdade com os mestres do neo-realismo italiano Roberto Rosellini e Vittorio de Sica”, anunciam os organizadores .

Entre os clássicos que serão exibidos estão Rio Zona Norte, Boca de Ouro, Vidas Secas e Memórias do Cárcere. Neste sábado, às 16h, haverá uma sessão comentada do filme Cinema de Lágrimas, em que a curadora da mostra Silvia Oroz conta sobre a experiência de trabalhar ao lado deste ícone do cinema nacional. O longa de 1995, com roteiro de Silvia, trata sobre um suicídio cometido há muitos anos que pode ser solucionado por meio de um melodrama mexicano realizado nos anos 1930 ou 1940. O filho da suicida, um famoso ator e diretor de cinema, decide investigar esse mistério contido num sonho que o atormenta desde os quatro anos de idade.

Às 18h, estará em cartaz Memórias do Cárcere, adaptação que Nelson Pereira fez do romance homônimo de Graciliano Ramos (também autor de Vidas Secas, outro livro adaptado para o cinema pelo diretor). O filme narra o dramático período em que Ramos esteve na cadeia a mando da polícia brasileira no Estado Novo.

No domingo, serão exibidos os documentários A Luz do Tom (16h) e A Música Segundo Antonio Carlos Jobim (18h30). O primeiro tem como ponto de partida o livro de memórias Um Homem Iluminado, da escritora e irmã de Tom, Helena Jobim. O segundo filme foi co-dirigido pela neta do compositor, Dora Jobim, e trata sobre a obra e as parcerias musicais de Tom.

Nelson Pereira dos Santos dirige Grande Otelo

Nelson Pereira do Santos e Grande Otelo

Também serão exibidos Como Era Gostoso o Meu Francês, Quem É Beta?, O Amuleto de Ogum, Tenda dos Milagres, Na Estrada da Vida, Insônia, Jubiabá, A Terceira Margem do Rio, Brasília 18%, Raízes do Brasil, entre outras obras dirigidas por Nelson Pereira. Fazem parte da programação filmes nos quais Nelson atuou como editor (Barravento, de Glauber Rocha), assistente de direção (O Saci, de Rodolfo Nanni, e Agulha no Palheiro, de Alex Viany), produtor (O Grande Momento, de Roberto Santos) e ainda outros nos quais foi retratado, como Nelson Filma, de Luiz Carlos Lacerda, e Como se Morre no Cinema, de Luelane Loiola Corrêa.

No dia 18 de fevereiro, a pesquisadora Angélica Coutinho apresenta a masterclass “Nelson Pereira dos Santos e a literatura”. As inscrições para a aula podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. As vagas são limitadas.

Confira a programação completa no site da Caixa Cultural São Paulo.

Mostra Simplesmente Nelson
Quando: até 22 de fevereiro
16h (todos os dias), 18h30 (todos os dias) e 23h30 (aos sábados)
Onde: Caixa Belas Artes – Sala Aleijadinho
Rua da Consolação, 2423,São Paulo (SP)
Quanto: R$ 5 (meia-entrada) e R$ 10
Lotação: 144 lugares
Mais informações: (11) 2894-5781

Relembre aqui a entrevista que Nelson Pereira dos Santos deu à Revista do Brasil.

Deixe um Comentário

comentários