Mulheres são maioria em aposentadorias por idade

A reforma da previdência proposta por Jair Bolsonaro prejudica todos os trabalhadores, mas as mulheres serão as mais prejudicadas já que o texto prevê que a idade mínima para a aposentadoria delas passa a ser de 62 anos e o tempo de contribuição de no mínimo 30 anos.

Proposta de Bolsonaro prevê mais sacrifício da mulher

Comparadas as regras atuais, as medidas propostas por Bolsonaro vão exigir mais sacrifício da mulher do que do homem. A idade mínima para aposentadoria dela passará de 60 para 62 anos para quem trabalha na cidade, já quem trabalha no campo terá de trabalhar até os 60 anos, ao invés dos atuais 55.

O tempo mínimo de contribuição também passa a ser de 20 anos e não mais de 15 como é hoje.

“Na proposta do Bolsonaro a mulher vai ter que contribuir de 15 para 20 anos. Hoje a maioria das mulheres se aposentam por idade, pois não consegue comprovar 15 anos o registro na carteira, disse Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários SP.

Mulheres trabalham mais do que homens

Para as mulheres que já estão no mercado de trabalho o cenário também é ruim. 47% não têm carteira assinada ou estão em atividades próprias, o que dificulta a contribuição previdenciária.

A pesquisa mostra que as mulheres empregadas dedicam em média mais de 17 horas por semana com afazeres domésticos contra apenas 8h e meia dos homens. Se considerada a soma entre as horas de trabalho fora, como serviços feito em casa as mulheres passam semanalmente 54 horas trabalhando.

Mulher fica mais doente por excesso de trabalho

Isso ajuda a desenvolver problemas de saúde, e por isso deixar de trabalhar mais cedo afirma especialista.

“Existem estudos que mostram que a responsabilidade do lar e da família é predominantemente das mulheres. Sem dúvida essa combinação faz com que o desgaste físico e psíquico da mulher seja bastante alto e isso tem que ser levado em conta na legislação protetora”, disse Maria Maeno.

 

#RedeTVT
#SeuJornal
#AposentadoriaParaMulheres

Deixe um Comentário

comentários