Dilma: Brasil fará tudo para assegurar interesses da indústria nacional
20/04/2012

Brasília – No momento em que a comunidade internacional critica a expropriação da petrolífera espanhola YPF pelo governo argentino e a desvalorização fictícia da moeda chinesa (yuan), a presidenta Dilma Rousseff prometeu hoje (20) que o governo protegerá a indústria nacional. Ela disse que “o Brasil fará de tudo” para assegurar os “interesses” do setor.

 

“Esse país, que tem o pré-sal, que é uma potência alimentar, não vai deixar sua indústria, que é razoavelmente complexa, ser sucateada por nenhum processo de desvalorização de moedas nem por guerras comerciais, que usam métodos considerados, eu diria assim, não muito éticos”, disse a presidenta, na solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Diplomata e de formatura de uma turma de profissionais da carreira.

 

O discurso de Dilma ocorre no mesmo dia em que há uma delegação da Argentina no Brasil, chefiada pelo ministro do Planejamento designado interventor na petrolífera, Julio de Vido. Vido tem reuniões com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e a presidenta da Petrobras, Graça Foster.

 

A presidenta defendeu ainda o fortalecimento do Brasil no cenário mundial a partir da sua consolidação na América Latina. “Simultaneamente temos que ter uma presença fortíssima na América Latina e uma presença que quer transformar as fronteiras da América Latina e as responsabilidades do Brasil em relação [à região]”, disse ela.

 

Dilma lembrou que a América Latina é exemplo de convivência harmônica e que o Brasil tem disposição de mostrar “uma outra política de relacionamento internacional é possível”. “Uma política não imperialista, de não de aproveitamento da força e da imposição de modelos. Temos de mostrar que aqui na América Latina é possível uma relação econômica mais equilibrada”, ressaltou.

 

Fonte: Agência Brasil

Comentários (0):

Comentar:

1500
Enviar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto5 É agora, José! A fé da pedagoga Dagmar Garroux

21/07/2014

Pedagoga completa três décadas de atividades em casa na periferia paulistana que se tornou referência de educação não formal
Foto5 Uma rebelde de 6 anos chega aos 50

21/07/2014

Mafalda é a mais conhecida personagem de Quino, cartunista argentino que se tornou referência mundial
Foto5 Conselho de Segurança das Nações Unidas pede fim imediato de hostilidades em Gaza

21/07/2014

ONU fez um apelo para ?o respeito das leis humanitárias internacionais, incluindo a proteção dos civis?
Foto5 Após pausa de dois anos, Paulínia volta a sediar festival de cinema

21/07/2014

Além da mostra competitiva, evento terá pré-estreia da cinebiografia de Paulo Coelho, exibição de filme baseado no escândalo do francês Dominique Strauss-Kahn e homenagem a Cacá Diegues
Foto5 Denúncia contra Aécio é ´plano de credibilidade´ da Folha, diz Vannuchi

21/07/2014

Cientista político diz que reportagem publicada no domingo (20) é só uma ação que o jornal faz quando o leitor ´começa a desconfiar´ da credibilidade do veículo
Compartilhe a TVT
Informativo TVT - Cadastre-se

Nome

E-mail

CUT CNM CUT MCUT ABCD Maior Brasil Rede Brasil Atual SM ABC

Algo errado aconteceu:

Por favor, insira um email válido.