O saque do FGTS deve mesmo salvar a economia?

O governo Temer, além das reformas que tem praticado, optou por liberar o saque do FGTS para contas inativas. Trabalhadores e desempregados poderão resgatar o fundo de garantia á partir do próximo mês, seguindo um cronograma por mês de aniversário.

A medida foi recebida com entusiasmo, pois ela chega com a promessa de recuperação econômica, mas isso não é um consenso. Muitos economistas afirmam que, sem um planejamento sobre os gastos, muitos deverão pagar as dívidas, mas não conseguirão poupar dinheiro futuramente para aquisição de bens, outros ainda temem que o dinheiro não será utilizado da melhor forma, pois a sociedade nunca foi educada para uma vida financeira saudável.

Mas para além desses pressupostos: muitos bancos já vem adiantando a liberação desse valor como um empréstimo e ainda devem lucrar ainda mais, pois muitos endividados usarão esse dinheiro para se livrar de dívidas bancárias que tem juros altos e ainda devem tomar o nicho de fundos para a previdência, caso a reforma previdenciária ocorra de fato.

Trabalhadoras e trabalhadores de todo o país devem ficar muito atentos ao que vem por aí com essa medida.

Deixe um Comentário

comentários