Olhar TVT: Mais Médicos – Humanização da Saúde 1/2

O programa Mais Médicos do governo Federal completou dois anos e meio. Teve início em julho de 2013, com o objetivo de suprir a demanda por médicos nas regiões onde há poucos, ou nenhum médico, como nas periferias de grandes cidades e no interior distante, na Amazônia, por exemplo.

Cerca de 15 mil médicos (10% eram brasileiros) foram contratados na época, a maioria vinda de Cuba. Essa medida causou polêmica e foi repudiada por associações que representam médicos brasileiros.

Quase três anos após o início do Mais Médicos profissionais brasileiros, que antes não se interessavam em trabalhar em locais distantes, se inscreveram no programa. Hoje 18.247 médicos do programa federal estão em 72% das cidades brasileiras e atendem a 63 milhões de pessoas.

Nesse programa vamos mostrar o resultado do Mais Médicos. O que deu certo, o que precisa melhorar, os motivos que fizeram os médicos brasileiros, antes reticentes, abraçarem a causa.

Vamos falar também sobre a filosofia da medicina cubana. Por que o país consegue índices de atendimento mais altos do que países ricos.

Também está na pauta a medicina preventiva, médico da família.

O Mais Médicos trouxe acesso ao atendimento a pessoas carentes, que em muitos casos, nunca haviam estado diante de um médico.

Se tivermos espaço e tempo, vamos aproveitar e falar sobre saúde pública, o que é necessário para que o país consiga atender à sua população. Podemos falar sobre a “privatização” da saúde.

O programa Mais Médicos também prevê investimento em aparelhos de atendimento à saúde, novas vagas de graduação e alteração curricular para melhor preparação dos estudantes de medicina. Valorizar a humanização das relações entre médicos e pacientes.​

Deixe um Comentário

comentários