Programa Melhor e Mias Justo: Leilões do Pré-sal

Nas profundezas do oceano atlântico, a quase 200 quilômetros da costa brasileira, indo do litoral de Santa Catarina até o Espírito Santo, está uma esperança de mais recursos para a educação e para a saúde.

O petróleo encontrado no pré-sal traz também a promessa de geração de empregos, investimento em tecnologia, aquecimento da economia e suporte para autossuficiência energética do Brasil nas próximas décadas.

Mas, o primeiro leilão que vai conceder áreas para exploração de petróleo e gás na região do pré-sal, no campo de libra da bacia de santos, levanta uma série de polêmicas.

Será que abrir até 70% da área de libra para participação de empresas estrangeiras afetaria a soberania nacional? Com essa abertura, estaríamos perdendo a chance de fortalecer o Brasil no cenário geopolítico mundial? Como impedir a cartelização nesses leilões? O estabelecimento da Petrobrás como operadora única poderá evitar a perda de autonomia tecnológica e a substituição de fornecimento de máquinas e insumos nacionais por importados? Como garantir a qualidade do trabalho e da prestação dos serviços nessas áreas?

O Melhor e Mais Justo debate as questões que envolvem a exploração na maior área de petróleo já descoberta no Brasil.​​

Participam:
Fernando Brito – Jornalista
Ildo Sauer – Diretor do IEE, Instituto de Energia e Ambiente da USP
Adilson Júnior, Vereador de Santos pelo PT
Cibele Vieira – Diretora do Sindicato Unificado dos Petroleiros de São Paulo

Deixe um Comentário

comentários