Programas sociais de Lula são aclamados por onde a caravana passa

Fonte: Rede Brasil Atual

São Paulo – A diferença entre a fome e três refeições por dia na mesa. A possibilidade de escolha que o ensino superior proporciona. Luz para todos é acesso à cidadania. A dignidade da casa própria e do acesso ao crédito para a agricultura familiar. Pilares dos governos petistas em âmbito federal, os programas sociais mudaram a realidade de pessoas reais, de problemas fundamentais. Essas são as pessoas que receberam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de braços abertos na última semana.

Chegou ao fim na sexta-feira (8) a terceira etapa do projeto Caravana Lula pelo Brasil, que já passou, em agosto e outubro, pelo Nordeste e pelo norte de Minas Gerais, respectivamente. Agora, foi a vez do Sudeste. Com início no Espírito Santo, a caravana passou por 11 cidades até chegar à capital carioca, em um grande ato realizado na concha acústica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Ao total, foram percorridos mais de 700 quilômetros.

“Além de ser a maior figura política da América Latina e o melhor presidente que o Brasil já teve, foi o que simbolizou a esperança da juventude do país. Eu sou jovem, do interior de Minas Gerais, e não tinha expectativa de entrar na universidade. Hoje, estou aqui porque fui beneficiada com o ProUni e meu irmão foi o primeiro da família a entrar em uma universidade federal. Então, temos uma gratidão imensa aos programas sociais dos governos Lula e Dilma”, diz a publicitária Luara Ramos.

Luara esteve no ato de Vitória, aonde reside hoje. Ao lado dela, sua mãe Rosana Ramos, que ostentava cartazes com a foto de seus familiares em cerimônias de formatura. Hoje, Luara está cursando a pós-graduação na capital dos capixabas. “Começamos a caminhar ao saber que realmente tínhamos lugares melhores, que a vida pode ser melhor, não temos apenas que trabalhar para patrões”, completou.

“Como mãe, sinto muita gratidão pelos governos do PT. Tanto Dilma quanto Lula. Queremos que isso continue para as gerações que estão vindo”, disse Rosana. “Agora estamos perdendo muitas vagas. Eu tenho outro filho pequeno, de 12 anos, e quero que ele tenha a mesma oportunidade”, completou. Mãe e filha chegaram cedo ao local do ato, no centro de Vitória, por volta das 15h.

Lula chegou, ovacionado, por volta das 20h, e foi anunciado pelo vice-presidente do PT e coordenador da caravana Márcio Macedo. “Lula quer ouvir sua gente. Essa é uma caravana de diagnóstico para ver como está o Brasil e ouvir a denúncia deste governo que está entregando seu país. De hoje até amanhã em Cachoeiro do Itapemirim, quem vai tomar conta de Lula é o povo do Espírito Santo, Lula está com os capixabas.”

Interior capixaba

Lula acordou cedo na terça-feira (5) para iniciar sua jornada pelos estados do Sudeste. Na saída do hotel, aonde ficou hospedado na capital capixaba, uma comitiva do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) o aguardava. Lula fez questão de conversar e tirar algumas fotos, fato que se repetiu em outras cidades do trajeto, também em paradas espontâneas, nas quais militantes aguardavam a passagem do ônibus que carregava Lula.

Joaquim Pinheiro, que representa o MST na região, disse que “o presidente foi recebido carinhosamente pela população do Espírito Santo. Mais uma representação de que as pessoas veem no presidente a esperança de mudança que precisamos. Sabemos que isso não é à toa. São as políticas sociais que o presidente desenvolveu que fizeram com que as pessoas vissem nele essa possibilidade”.

“Na parte da educação, por exemplo, a próxima parada dele será no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), criado em seu governo, e que para nós é fundamental. Saindo daqui vamos para o Rio de Janeiro aonde preparamos uma calorosa recepção. É uma caravana vitoriosa”, completou. Como Pinheiro disse, Lula seguiu para o campus do Ifes em Cariacica, criado em 2008, durante seu segundo mandato.

Lula deu uma atenção especial para polos educacionais nesta caravana. Visitou o Ifes, onde foi recebido pelo reitor e muitos alunos que lotaram completamente o grande auditório da escola. Os presentes destacavam o fato de que, antes do governo Lula, que assumiu seu primeiro mandato em 2002, existiam 140 escolas técnicas federais no país. Os governos petistas, em 12 anos, entregaram 500.

Deixe um Comentário

comentários