Novidade na TVT a partir de 1°de outubro

A partir de 1°de outubro, de segunda a sexta-feira, as suas tardes ficarão mais interessantes e com a sua participação!

Não perca!



Tabelinha – 21/09/2018

De segunda a sexta-feira, sempre as 13h30 e ao vivo, o programa Tabelinha, comandado pelos jornalistas José Trajano e Cláudio Arreguy, deixa você informado sobre esportes, principalmente futebol!

#RedeTVT
#TVT
#Tabelinha
#Esportes



Chomsky: Lula deveria ser o próximo presidente do Brasil

Por direito, Lula deveria ser o próximo presidente do Brasil. Foi o que disse em Curitiba o filósofo e ativista norte-americano Noam Chomsky, um dos mais respeitados intelectuais do mundo. Ao comentar a visita ao ex-presidente, Chomsky definiu Lula como uma das figuras mais importantes do século 21.



Condenados neonazistas que agrediram jovens judeus

Foram condenados, em Porto Alegre, os acusados de atacar três jovens judeus em 2005. Laureano Toscani e Thiago Silva foram condenados a 13 anos de prisão em regime fechado e Fábio Sturm a 12 anos e 8 meses. Para a Promotoria, o trio fazia parte de um grupo neonazista.



Plano de governo da direita quer diminuir verba da saúde

A saúde é a principal preocupação de eleitores de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal, de acordo com pesquisa realizada pelo Ibope em agosto deste ano. Apesar disso, dois candidatos à presidência (Jair Bolsonaro e João Amoedo) consideram os gastos com a saúde excessivos e, o primeiro, julga desnecessário aumentar os recursos.



O golpe de 2016 e a entrega do Pré-Sal ao capital estrangeiro

O papel do golpe de 2016 e sua relação com a transferência das reservas de petróleo do Pré-Sal brasileiro à multinacionais estrangeiras é o tema abordado pelo comentarista político José Lopez Feijoó.



Como transformar prédios ociosos em moradia popular?

Falta de moradia em São Paulo. Enquanto milhares de pessoas lutam por um lugar para morar, mais de 1300 prédios na região central da cidade estão sem uso. Urbanistas, arquitetos e movimentos sociais se reuniram para debater como transformar esses imóveis em habitação popular.



The Economist diz que Bolsonaro seria “presidente desastroso”

“A mais recente ameaça da América Latina”. É com essa manchete que a revista inglesa The Economist, conhecida pela linha editorial conservadora, classifica o candidato à Presidência Jair Bolsonaro. A matéria afirma ainda que, caso seja eleito, Bolsonaro será um “presidente desastroso”.



Pré-Sal é do Brasil, mas o petróleo e o lucro, não

Criticado pela grande mídia no passado, o Pré-Sal é agora tido por estes mesmos veículos como a salvação da lavoura. A poucos dias da quinta rodada da licitação que irá leiloar quatro blocos exploratórios das reservas de petróleo brasileiro, especialistas se preocupam com o “entreguismo” promovido pelo governo em favor de multinacionais estrangeiras.



Senzala nunca mais: instalação em acampamento gaúcho gera polêmica

Reprodução de senzala em piquete do acampamento farroupilha, em Porto Alegre, causa polêmica ao retratar manequins negros acorrentados em situação de tortura. Protestos contra a instalação levaram a sua retirada.



Trabalho em tempos de golpe: 13 milhões lutam para sobreviver

Hoje, cerca de 13 milhões de brasileiros estão desempregados, segundo levantamento do IBOPE. São os reflexos da reforma trabalhista levada a cabo pelo governo Michel Temer. Desamparados, os trabalhadores sentem na pele as consequências deste golpe contra o povo. Mas muitos ainda seguem na luta.



Pesquisa mostra Haddad em alta

Pesquisa do Instituto DataFolha confirma subida de Fernando Haddad. Em 5 dias, o candidato do PT cresceu 3 pontos percentuais. Foi o único candidato a subir acima da margem de erro.



Desnuclearização foi o tema central de reunião entre Moon Jae-In e Kim Jong Un

A desnuclearização foi prioridade do presidente sul-coreano Moon Jae-In, que se encontrou nesta semana com o líder norte-coreano Kim Jong Un para a terceira reunião de cúpula. O encontro representou uma nova etapa na aproximação entre os dois países, apesar da estagnação das negociações do norte com os Estados Unidos sobre a desnuclearização.



Debate na UNB traz a percepção indígena sobre mudanças climáticas

Um seminário com estudantes indígenas da UNB, a Universidade de Brasília, debateu as mudanças climáticas do ponto de vista local. Eles explicaram como observam alterações no bioma em que vivem por meio de sinais dados pela natureza.



Papo com Zé Trajano – 20/09/2018

Papo com Zé Trajano Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade. Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais. De segunda a sexta às 18h30, ao vivo, antes do Seu Jornal.



Por que tanto receio sobre uma possível revisão da Lei de Anistia?

Um membro da Comissão Nacional da Verdade defende que não há crimes, pois não há mais quem punir, pois estão mortos e que o acordo pela Anistia ocorreu para livrar todos de todos os crimes, portanto não há o que revisar, apesar de outras tentativas de revisão. Qual o receio que o Brasil carrega em rever crimes de violação dos direitos humanos?

#RedeTVT
#EntreVistas
#LeiDeAnistia



Artvismo – 20/09/2018

Arte independente, questões sociais e políticas formam o tripé do programa. Mostrar o ativismo por meio da arte é o fundamento central do programa e também do Movimento Cria, responsável pela produção do conteúdo. Responsabilidade essa que será dividida com o público, parte fundamental na construção do que vai ao ar. O formato inovador, dentro da programação da TVT, contará com vídeos enviados pelos expectadores, quadros diversificados, mas sem nenhum apresentador fixo e sim vários “provocadores” que vão estimular a reflexão de quem os acompanha.



Tabelinha – 20/09/2018

De segunda a sexta-feira, sempre as 13h30 e ao vivo, o programa Tabelinha, comandado pelos jornalistas José Trajano e Cláudio Arreguy, deixa você informado sobre esportes, principalmente futebol!

#RedeTVT
#TVT
#Tabelinha
#Esportes



Em outubro tem novidade na TVT

A TVT tem uma novidade para você!

A partir de outubro as suas tardes ficarão mais interessantes! Estamos preparando um programa especial para você!

Aguarde!!



Feijóo critica manifestação do general Mourão

Ao criticar famílias chefiadas por mulheres, o general Mourão, candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro, provocou reações como a do escritor Marcelo Rubens Paiva. Ele foi criado pela mãe e pela vó porque o pai foi morto pela ditadura. A manifestação grosseira do general é o tema do comentário de José Lopez Feijóo.



Lula poderá aparecer em campanha de Haddad, decide TSE

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu, na noite da última terça-feira (18), permitir que o ex-presidente Lula apareça na propaganda eleitoral de televisão em apoio à candidatura de Fernando Haddad (PT). A decisão foi unânime – sete votos a zero. O pedido para excluir as imagens de Lula havia sido feito pelo partido de Jair Bolsonaro.



Termina greve dos metalúrgicos de São Leopoldo/RS

Nesta terça-feira (19), metalúrgicos de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, decidiram encerrar o estado de greve iniciado em 13 de agosto último. A decisão ocorreu após o sindicato patronal recuar dos cortes propostos na convenção coletiva deste ano.



Veneza sofre com a inundação de turistas

O nosso comentarista internacional Flávio Aguiar destaca que além da devastação provocada pela natureza, com furacões e terremotos, algumas cidades enfrentam outro tipo de ataque. Trata-se da inundação de turistas que atinge grandes destinos turísticos, como Veneza, na Itália.



Ausência de secretários de saúde adia reunião sobre Hospital Sorocabana

Após muita pressão para anular o leilão do Hospital Sorocabana, movimentos sociais, conselheiros de saúde e moradores do bairro da Lapa, Zona Oeste de São Paulo, lutam pela reabertura do hospital. Eles deveriam ter debatido o tema na Câmara Municipal, mas secretários de saúde não comparecem na reunião.



Legado de Paulo Freire é tema de encontro em São Paulo

Na história da educação brasileira é impossível não citar Paulo Freire. Hoje, o educador completaria 97 anos e, para celebrar a data, um grupo de intelectuais se reuniu em São Paulo para relembrar e debater sua obra. O encontro ocorreu no Centro Cultural dos Correios de São Paulo.



Sem salário há três anos, professores cariocas mantêm greve

Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (19), professores do município de Duque de Caxias (RJ) decidiram manter a greve iniciada na semana passada. Os docentes pedem a regularização dos pagamentos salariais que, há três anos, sofrem atrasos. Eles também pedem o retorno de gratificações cortadas pelo atual prefeito, Washington Reis.



Mulheres lutam por maior participação política

Embora tenham participação ativa na atual campanha eleitoral, especialmente nas redes sociais, as mulheres ainda são minoria na política partidária. São poucas as deputadas federais e senadoras, embora as mulheres sejam a maioria do eleitorado.



Lula chama de medíocre conceito de general Mourão sobre espécie humana

O ex-presidente Lula escreveu uma carta em que critica declaração do general Mourão. O vice do candidato Bolsonaro disse que famílias chefiadas por mães e avós são uma fábrica de elementos desajustados que tendem a ingressar no tráfico.



Metalúrgicos fazem curso de formação política sobre democracia

Democracia. Um assunto debatido no cenário atual e muito defendido pelos trabalhadores virou tema de um curso oferecido pelo Departamento de Formação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC aos dirigentes da base. “Democracia e seus obstáculos”: uma aula sobre o poder de escolha do povo brasileiro.



Seu Jornal – 19/09/2018

O Seu Jornal está no ar.

Confira os destaques dessa edição:

Dados detalhados da última pesquisa presidencial do ibope mostram que o candidato Fernando Haddad teve seu maior salto de crescimento entre os mais pobres.

Após décadas de disputa, a Justiça Federal do Mato Grosso do Sul confirmou o direito da comunidade indígena Laranjeira Ñanderu à posse da área de mata de uma fazenda, no município de Rio Brilhante.

Após muita pressão para anular o leilão do Hospital Sorocabana, movimentos sociais, conselheiros de saúde e moradores do bairro da lapa, na zona oeste de São Paulo, lutam pela reabertura do hospital, fechado há oito anos.



Moradores de rua formam time de futebol em São Paulo

Moradores da ocupação Alcantara Machado montaram o time de futebol Corote Molotov, uma forma de se organizar como comunidade, somando solidariedade e diversão.

#RedeTVT
#TVT
#PapoComZéTrajano
#CoroteMolotov



Papo com Zé Trajano – 19/09/2018

Papo com Zé Trajano Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade. Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais. De segunda a sexta às 18h30, ao vivo, antes do Seu Jornal.



Como o caso Vladimir Herzog pode ampliar a busca por desaparecidos políticos

A procuradora da República, Eugênia Gonzaga explica como funciona a Lei de Anistia e a Comissão que busca identificar desaparecidos políticos da ditadura e como a decisão recente da Corte Interamericana de Direitos Humanos em relação ao caso Herzog pode mobilizar os demais casos ainda por resolver.

#RedeTVT
#EntreVistas
#EugêniaGonzaga
#VladimirHerzog



Brasil é condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos pela morte de Vladimir Herzog

O Brasil, sendo signatário da Comissão de Direitos Humanos da ONU, pode receber sanções por violações desses direitos. A procuradora da República, Eugênia Gonzaga explica especificamente, como o Brasil deve se comportar diante da decisão da corte sobre a morte de Herzog.

#RedeTVT
#EntreVistas
#EugêniaGonzaga
#VladimirHerzog



Tabelinha – 19/08/2018

De segunda a sexta-feira, sempre as 13h30 e ao vivo, o programa Tabelinha, comandado pelos jornalistas José Trajano e Cláudio Arreguy, deixa você informado sobre esportes, principalmente futebol!

#RedeTVT
#TVT
#Tabelinha
#Esportes



Entre Vistas – Eugênia Gonzaga

Eugênia Gonzaga é procuradora da república e mestre em direito constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sua principal atuação é na área de direitos humanos com ênfase na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e na promoção de temas relacionados à justiça transicional: direito à verdade, à responsabilização e à memória no tocante aos crimes contra a humanidade cometidos durante a ditadura militar. Eugênia preside a Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal



Como a revolução dos carros elétricos afeta a vida do trabalhador?

Dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC visitaram uma feira dedicada a um tipo de mobilidade urbana ainda rara no Brasil: os carros híbridos e elétricos. Os metalúrgicos alertam que é preciso discutir a participação dos trabalhadores na produção desses veículos.



Feijóo: nazismo significa barbárie

O aumento das manifestações de apoio ao ideário nazista, uma tragédia para a humanidade, é o assunto do nosso comentarista político José Lopez Feijóo. Ele observa que, no Brasil, as eleições de outubro terão esse caráter plebiscitário, a escolha entre a barbárie e a civilização.



Promotoria quer investigar agressão da GCM ao Padre Júlio Lancelotti

Na última sexta-feira o padre Júlio Lancelotti e dois moradores de rua foram agredidos pela Guarda Civil Metropolitana, no Centro Comunitário São Martinho de Lima. A violência da GCM com o povo de rua não é um episódio isolado. A Zeladoria Urbana da cidade de São Paulo, conhecida como rapa, frequentemente apreende os pertences de moradores.



Maioria dos paulistanos desaprova o transporte público na cidade

Como os paulistanos avaliam a Mobilidade Urbana na cidade de São Paulo? Esta é a questão central da pesquisa Viver em São Paulo realizada pela Nossa São Paulo e apresentada em 18 de setembro último, na capital paulista. Lotação, demora nos intervalos e trajetos, além da insegurança nas paradas são as principais queixas dos usuários.



OAB promove ato em defesa de advogada algemada e presa no Rio

Em 10 de setembro último a advogada Valéria dos Santos foi algemada e presa durante uma audiência em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, durante o exercício de sua profissão. O caso ganhou repercussão em todo o país e a Ordem dos Advogados do Brasil promoveu, no último dia 17 de setembro, um ato de desagravo à colega.



PM confunde fuzil com guarda-chuva e executa jovem negro no Rio

A Delegacia de Polícia de Copacabana, no Rio de Janeiro, está investigando o assassinato por policiais militares do jovem negro Rodrigo da Silva Serrano. Ele tinha 26 anos, trabalhava como garçom e foi morto no morro Chapéu Mangueira, no Leme, na Zona Sul, onde morava. A família denuncia que Rodrigo foi morto porque os PMs confundiram com fuzil o guarda-chuva que ele carregava.



Michel Temer quer servidor público de plantão de graça no final de semana

Uma decisão do governo Michel Temer obriga o servidor público de todo o país a ficar a disposição nos finais de semana, sem receber mais por isso. O governo alega que com isso vai reduzir gastos com salário.



Seu Jornal – 18/09/2018

O Seu Jornal está no ar.

Confira os destaques dessa edição:

A delegacia de polícia de Copacabana, no Rio de Janeiro, investiga o assassinato por policiais militares do jovem negro Rodrigo da Silva Serrano, de 26 anos, que trabalhava como garçom num restaurante em Ipanema.

O aumento das manifestações de apoio ao ideário nazista — uma tragédia para a humanidade, é o assunto de hoje do nosso comentarista político José Lopez Feijóo.

Os portuários na Companhia de Docas do Espírito Santo iniciaram hoje uma paralisação de 48 horas no porto de Vitória. O motivo é a recusa da empresa em conceder a reposição de perdas do período abrangido pelo acordo coletivo da categoria, de 2017 a 2019.



Papo com Zé Trajano – 18/09/2018

Papo com Zé Trajano Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade. Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais. De segunda a sexta às 18h30, ao vivo, antes do Seu Jornal.



Artvismo – 18/09/2018

Arte independente, questões sociais e políticas formam o tripé do programa. Mostrar o ativismo por meio da arte é o fundamento central do programa e também do Movimento Cria, responsável pela produção do conteúdo. Responsabilidade essa que será dividida com o público, parte fundamental na construção do que vai ao ar. O formato inovador, dentro da programação da TVT, contará com vídeos enviados pelos expectadores, quadros diversificados, mas sem nenhum apresentador fixo e sim vários “provocadores” que vão estimular a reflexão de quem os acompanha.



Tabelinha faz homenagem aos 114 anos do time America

Nesta terça-feira (18), o America Football Club, um dos clubes mais tradicionais do Rio de Janeiro, completa 114 anos. O Tabelinha lembrou da data e fez uma homenagem!



Felipe Melo deveria ser punido por fazer campanha para candidato?

No Tabelinha desta terça-feira (18) foi feita uma enquete para saber se o jogador do Palmeiras, Felipe Melo deveria ser punido por fazer campanha a um candidato durante o jogo. Veja o resultado e a opinião dos jornalistas José Trajano e Cláudio Arreguy.



Tabelinha – 18/09/2018

De segunda a sexta-feira, sempre as 13h30 e ao vivo, o programa Tabelinha, comandado pelos jornalistas José Trajano e Cláudio Arreguy, deixa você informado sobre esportes, principalmente futebol!

#RedeTVT
#TVT
#Tabelinha
#Esportes



Rabino visita Lula e revela sonho do ex-presidente

Um encontro emocionante. Foi assim que o rabino Jayme Fucs Barboza definiu a visita que fez nesta segunda-feira ao ex-presidente Lula na sede da Polícia Federal, em Curitiba. Na saída, o rabino revelou um desejo de Lula.



Encontro discute participação política de moradores das favelas do RJ

Moradores de favelas no Rio de Janeiro lutam contra o estigma, por participação política e direitos iguais. Para trocar experiências e propor soluções conjuntas, um encontro reuniu coletivos de favelas e o IBASE, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas.



Exposição relembra violência da ditadura no Brasil

Violência, censura e preconceito no Brasil, em grande parte, tem relação com a ditadura civil militar. Essa é a mensagem da mostra Estado de Emergência, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo.



TID-Brasil lança plano para fortalecer indústria nacional

O Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento lançou um documento que traça um plano para fortalecer a indústria nacional nos próximos 10 anos. A ideia é defender uma política industrial alinhada com a preservação do meio ambiente, promover o desenvolvimento regional e empregos de qualidade.



Lotados, demorados e sujos: usuário faz avaliação ruim do transporte coletivo

A rotina dos usuários de transporte coletivo nos grandes centros urbanos é marcada por veículos lotados, sujos e de manutenção precária, aponta a avaliação realizada pelo IDEC nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A pesquisa, que ouviu mais de três mil passageiros por meio do aplicativo MoveCidade, avaliou questões como pontualidade, segurança, conforto, estado de conservação e outros quesitos.



Furacões levam destruição à Ásia e América do Norte

A natureza veio com tudo e mostrou sua força, no último fim de semana. Furacões provocaram devastação em larga escala na América do Norte e na Ásia, deixando muitos mortos e desabrigados. A análise é do nosso comentarista internacional Flávio Aguiar.



Feijóo: só eleição pode salvar nossa frágil democracia

A frágil democracia brasileira, ou o que restou dela depois do golpe de 2016, ainda está sob forte ameaça. A esperança e de que, em outubro, o eleitorado eleja candidatos comprometidos com os trabalhadores. A análise é do nosso comentarista político José Lopez Feijóo.



Mulheres representam 52% do eleitorado brasileiro, mas são minoria no poder

Apesar de representarem 52% do eleitorado brasileiro, apenas 3 em cada 10 candidatos nas eleições deste ano são mulheres. Os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) refletem a baixa representação feminina no poder, que hoje soma apenas 11,3% do Congresso Nacional, ficando atrás de países com índice de desenvolvimento menor, caso do Niger, onde as cadeiras de deputadas e senadoras chega a 17%.



Economia Solidária faz oposição ao capitalismo selvagem dominante

A Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários realizou neste final de semana seu encontro estadual no Rio Grande do Sul. Com as eleições se aproximando, os organizadores enxergaram um bom momento para debater políticas públicas que fortaleçam esse modelo econômico que faz oposição ao capitalismo selvagem dominante.



Seu Jornal – 17/09/2018

O Seu Jornal está no ar.

Confira os destaques dessa edição:

A maioria dos trabalhadores ouvidos em pesquisa CUT/Vox Populi desaprova a terceirização da atividade-fim. Para 36% dos entrevistados, a terceirização irrestrita só é boa para os patrões.

A intervenção do exército na segurança do Rio de Janeiro completa sete meses e confirma o desastre anunciado por especialistas.

A violência, a censura e o preconceito existentes no país são resultado da ditadura militar. Essa é a mensagem que a mostra estado de emergência, exposta na oficina cultural Oswald de Andrade passa para os visitantes.



Papo com Zé Trajano – 17/09/2018

Papo com Zé Trajano Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade. Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais. De segunda a sexta às 18h30, ao vivo, antes do Seu Jornal.



Artvismo – 17/09/2018

Arte independente, questões sociais e políticas formam o tripé do programa. Mostrar o ativismo por meio da arte é o fundamento central do programa e também do Movimento Cria, responsável pela produção do conteúdo. Responsabilidade essa que será dividida com o público, parte fundamental na construção do que vai ao ar. O formato inovador, dentro da programação da TVT, contará com vídeos enviados pelos expectadores, quadros diversificados, mas sem nenhum apresentador fixo e sim vários “provocadores” que vão estimular a reflexão de quem os acompanha.



Atlético Mineiro divulga vídeo e nota de repúdio a canto homofóbico

No Tabelinha desta segunda-feira (17), os jornalistas Zé Trajano e Cláudio Arreguy mostraram o vídeo e a nota de repúdio do Atlético Mineiro a cantos homofóbicos feitos por parte de sua torcida durante o empate de 0 a 0 com o Cruzeiro.

Os jornalistas esportivos analisam se os times devem de ser penalizado por atitudes de parte da torcida.

Veja o Tabelinha na íntegra: https://bit.ly/2MGVran



Tabelinha – 17/09/2018

De segunda a sexta-feira, sempre as 13h30 e ao vivo, o programa Tabelinha, comandado pelos jornalistas José Trajano e Cláudio Arreguy, deixa você informado sobre esportes, principalmente futebol!

#RedeTVT
#TVT
#Tabelinha
#Esportes



TVT na História Especial Eleições 1989 – Capítulo 3: primeiro turno

Ao final do primeiro turno, nas eleições de 1989, as projeções lançavam Collor e Lula ao segundo turno, com grande vantagem diante dos demais adversários, um cenário que muitos não apostavam.

A campanha da Frente Brasil Popular, mesmo com poucos recursos, foi capaz de alcançar populações historicamente desprezadas e o corpo a corpo definiu essa primeira etapa do pleito.

Confira neste novo episódio do TVT na História Especial Eleições 1989 como os dois candidatos chegaram ao segundo turno

#RedeTVT
#TVT
#TVTNaHistória
#Eleições89
#Lula



Drop TVT: notícias de 10 a 14/09

Valentina trás as principais notícias da semana, como o estado de saúde do candidato esfaqueado, estado das eleições com as pesquisas de intenção de voto e a política no geral.



Noam Chomsky defende ex-presidente Lula durante evento em São Paulo

Noam Chomsky, um dos mais prestigiados pensadores da atualidade esteve em São Paulo para o seminário “Ameaças à Democracia e a Ordem Multipolar” onde defendeu o ex-presidente Lula e destacou a preocupação com os ataques à democracia brasileira. Participaram do evento diversos outras autoridades.



Anistia Internacional cobra da Justiça brasileira sobre caso Marielle

Seis meses se passaram desde que a defensora de direitos humanos e vereadora, Marielle Franco, foi assassinada a tiros no rio de janeiro ao lado de seu motorista, Anderson Gomes. Desde então, a Anistia Internacional vem organizando ações e cobrando as autoridades. O crime continua sem resposta e a questão repercute pelo mundo: quem matou Marielle?



Enquanto Brasil privatiza outros países reestatizam

Enquanto propostas para privatizar estatais avançam no Brasil, vários países estão reestatizando empresas. É o caso da Inglaterra que quer de volta o controle de empresas públicas. Os britânicos foram pioneiros na concessão de estatais para a iniciativa privada, como analisa o comentarista político José Lopez Feijóo.



Manifestantes ocupam prédio histórico no Rio de Janeiro

Manifestantes reivindicam que o local passe a ser um espaço multicultural. Projetado pelo arquiteto Araújo Porto Alegre ainda no período imperial, o prédio já foi residência para monarcas, cassino e sede do congresso. Hoje, entretanto, pertence à Prefeitura carioca e ocupação tem sido motivo de embates com a polícia.



Livro denuncia descaso com fundações no Rio Grande do Sul

Lançado em Porto Alegre na noite de quinta-feira (14), o livro “Patrimônio Ameaçado”, que narra o processo de extinção das fundações gaúchas levado a cabo pelo atual governador José Ivo Sartori, do MDB.



Donos bilionários da Editora Abril dão calote em trabalhadores

Trabalhadores demitidos pela Editora Abril e seus familiares fizeram hoje um protesto na frente da gráfica da empresa, em virtude do não pagamento das verbas rescisórias nem a multa de 40% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS. A família Civita, que deu calote nos funcionários, está entre as 15 famílias mais ricas do Brasil.



Pesquisa revela: 81% dos brasileiros querem mais mulheres na política

Oitenta e um por cento dos brasileiros querem políticas de promoção da igualdade no país. É o que revela a pesquisa Ibope ONU Mulheres, apresentada hoje na sede da Organização das Nações Unidas, em Brasília. O caminho, segundo os entrevistados, é a ampla participação das mulheres na política e na administração pública.



GCM invade centro de acolhida e agride Padre Júlio Lancellotti

A Guarda Civil Metropolitana de São Paulo é acusada de invadir e espancar várias pessoas, entre elas o Padre Júlio Lancellotti, no Centro Comunitário São Martinho de Lima, na Mooca, região central da cidade. O espaço de convivência é usado diariamente por pessoas em situação de rua.



Seu Jornal – 14/09/2018

O Seu Jornal está no ar.

Confira os destaques dessa edição:

Seis meses se passaram desde que a vereadora Marielle Franco foi assassinada a tiros no Rio de Janeiro ao lado de seu motorista, Anderson Gomes.

A Guarda Civil Metropolitana de São Paulo é acusada de invadir e espancar várias pessoas, entre elas o padre Júlio Lancelotti, no centro comunitário São Martinho de Lima, na Mooca, região central de São Paulo.

Foi realizado hoje, pela Fundação Perseu Abramo, o seminário “Ameças à Democracia e a Ordem Multipolar”. Idealizado pelo ex-primeiro ministro francês, Dominique de Villepin, e organizado por Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores do governo Lula, o evento reuniu diversos pensadores e políticos de prestígio nacional.



Papo com Zé Trajano – 14/09/2018

Papo com Zé Trajano
Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade.

Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais.

De segunda a sexta às 18:40h, ao vivo, antes do Seu Jornal.

Aqui na TVT!



Neste domingo, TVT faz plantão do Festival Lula Livre

 

Acompanhe na tarde deste domingo (16) o plantão da TVT no Festival Lula Livre SP. O evento é organizado por artistas e pela Frente Brasil Popular. Otto, Ana Cañas, Dexter, Odair José e Marcelo Jeneci, entre outros artistas!!

Não perca!!

PROJETO_sp (1)

 



Tabelinha – 14/09/2018

De segunda a sexta-feira, sempre as 13h30 e ao vivo, o programa Tabelinha, comandado pelos jornalistas José Trajano e Cláudio Arreguy, deixa você informado sobre esportes, principalmente futebol!

#RedeTVT
#TVT
#Tabelinha
#Esportes



Ex-premiê italiano destaca importância de Lula para o Brasil

O ex-governador do Distrito Federal do México Cuauhtémoc Cárdenas e o ex-primeiro-ministro da Itália Massimo D’Alema visitaram nesta quinta-feira o ex-presidente Lula, em Curitiba. Na saída, o líder italiano falou da importância de Lula para o Brasil.



Virada da Consciência transforma São Paulo na capital negra

Você já imaginou uma série de atividades para mostrar que é possível sim lutar contra a desigualdade racial? Este é o objetivo da primeira Virada da Consciência, que vai transformar São Paulo na capital negra durante quatro dias. O evento é organizado pela Faculdade Zumbi dos Palmares e a ONG Afrobras.



Crianças com necessidades especiais ficam sem aula no ABC Paulista

Na escola Estadual Professora Inah de Mello, em Santo André, no ABC paulista, familiares com filhos portadores de necessidades especiais lutam para ter assegurado o direito a cuidadores e professores especializados em sala de aula. Crianças já estão sem aulas desde 31 de agosto último.



Feijóo analisa arbitrariedades da Justiça no caso de advogada algemada

Valéria Lucia dos Santos, uma advogada negra, foi algemada por policiais no início da semana durante uma audiência em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Bastou que a advogada pedisse para ter acesso à peça de defesa do caso para que a juíza chamasse os policiais, que a retiraram da sala, deram uma rasteira e a imobilizaram no chão.



Mais de 60 mil pessoas em situação de rua são assassinadas por ano no Brasil

Em Brasília, o seminário Violência Letal Contra a População em Situação de Rua no Brasil, reuniu movimentos sociais organizados e especialistas. Eles denunciaram a omissão do Estado em uma guerra de indiferença e preconceito que vitima mais de sessenta mil pessoas por ano.



Advogados de Lula denunciam, em Genebra, perseguição ao ex-presidente

Os advogados do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins participaram, em Genebra, de uma coletiva na qual denunciaram o desrespeito do governo brasileiro às determinações do Comitê de Direitos Humanos da ONU. O órgão decidiu que o ex-presidente tem o direito de participar da campanha eleitoral, mas o governo não respeitou a decisão.



Ato pede liberdade de jovens negros presos injustamente

Familiares e movimentos realizaram hoje um ato pela liberdade de três jovens vitimas do Estado racista e punitivista. Sob o mote “Liberdade aos jovens negros presos injustamente”, os manifestantes pediram a liberdade de Bárbara Querino, Igor Barcelos e Marcelo Dias.



Flávio Aguiar comenta o crescimento da extrema direita no mundo

De Berlin, o comentarista internacional Flávio Aguiar analisa a alteração no panorama geopolítico mundial a partir da crise financeira de 2007 e 2008. O crescimento da extrema direita e o ressurgimento de uma guerra fiscal baseada nas políticas norte-americanas são alguns dos destaques.



Estado brasileiro é julgado e condenado em tribunal popular

A Praça do Pacificador, em Duque de Caxias (RJ), foi palco de um evento inovador: um tribunal popular para julgar e condenar – simbolicamente – o estado brasileiro. O evento foi organizado por diversos movimentos sociais. Entre as acusações, o genocídio contra a população negra, pobre e favelada.



Seminário Internacional debaterá as ameças à democracia

“Ameaças à Democracia e a Ordem Multipolar”, esse é o tema do seminário internacional que será realizado amanhã (14/09) em São Paulo. Hoje, o ex-ministro das relações exteriores, Celso Amorim, falou sobre o evento, que terá transmissão ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo.



Seu Jornal – 13/09/2018

O Seu Jornal está no ar.

Confira os destaques dessa edição: Fernando Haddad lidera as intenções de voto para presidente. A pesquisa Vox Populi, contratada pela CUT, mostra que Haddad sobe quando o eleitor é informado que ele é o candidato do ex-presidente Lula.

Entre 2014 e o ano passado, o número de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza no Brasil, com até 233 reais por mês, cresceu 33%.

Os advogados do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins participaram, em Genebra, de uma coletiva, em que denunciam o desrespeito do atual governo brasileiro às determinações do Comitê de Direitos Humanos da ONU.



Papo com Zé Trajano – 13/09/2018

Papo com Zé Trajano
Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade.

Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais.

De segunda a sexta às 18:40h, ao vivo, antes do Seu Jornal.

Aqui na TVT!



Artvismo – 13/09/2018

Arte independente, questões sociais e políticas formam o tripé do programa. Mostrar o ativismo por meio da arte é o fundamento central do programa e também do Movimento Cria, responsável pela produção do conteúdo. Responsabilidade essa que será dividida com o público, parte fundamental na construção do que vai ao ar. O formato inovador, dentro da programação da TVT, contará com vídeos enviados pelos expectadores, quadros diversificados, mas sem nenhum apresentador fixo e sim vários “provocadores” que vão estimular a reflexão de quem os acompanha.



Tabelinha – 13/09/2018

De segunda a sexta-feira, sempre as 13h30 e ao vivo, o programa Tabelinha, comandado pelos jornalistas José Trajano e Cláudio Arreguy, deixa você informado sobre esportes, principalmente futebol!

#RedeTVT
#TVT
#Tabelinha
#Esportes



“Resistir, lutar e combater”. Ex-ministro José Dirceu fala sobre prisão

Na última parte da entrevista exclusiva concedida à TVT, o ex-ministro José Dirceu fala de emoção, das dificuldades na prisão, da grave situação do sistema penitenciário e da necessidade de resistir, lutar e combater.



OAB-RJ e moradores de favelas discutem violência na intervenção militar

As violações de direitos humanos nas comunidades pobres do Rio de Janeiro após a intervenção militar é cada vez mais frequentes. Um debate sobre o tema reuniu hoje moradores e a Ordem dos Advogados do Brasil do estado.



Angela Merckel condena neonazistas alemães

Não existe desculpa ou razão para se caçar pessoas, usando violência e slogans nazistas, mostrando hostilidade a quem tem aparência diferente. O comentário é da chanceler Angela Merkel, sobre manifestações neonazistas que tem ocorrido na Alemanha. Esse é o assunto do comentarista Flávio Aguiar.



Aposentados, pensionistas e idosos apresentam propostas a candidatos

Lideranças de associações e entidades de aposentados, pensionistas e idosos apresentaram, nesta terça-feira (12), propostas ao plano de Governo do Estado de São Paulo a candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT). A atividade ocorreu no Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, na capital paulista.



Fome volta a assolar os brasileiros e a razão pode ser o avanço neoliberal

A fome e a insegurança alimentar aumentaram no Brasil no ano de 2017, atingindo cerca de 5.2 milhões de brasileiros, de acordo com a Organizações das Nações Unidas (ONU). A razão da trágica mudança de cenário, segundo o Conselho Nacional de Direitos Humanos, pode estar relacionada à guinada neoliberal e conservadora na América Latina.



Brasil é um tubo de ensaio da chamada Guerra Híbrida?

O Brasil está sob ataque do que especialistas em relações internacionais chamam de Guerra Híbrida. Esse tipo de método, desenvolvido principalmente pelos Estados Unidos, é utilizado para desestabilizar países e suas democracias, como analisa o comentarista político José Lopez Feijóo.



Ganhos salariais movimentam sim a economia!

Ao contrário do que os patrões dizem, os ganhos salariais movimentam sim a economia. É o que mostra a intensa luta de sindicatos para garantir aumento real aos trabalhadores nas negociações de campanhas salariais pós-reforma trabalhista do governo de Michel Temer.



Seu Jornal – 12/09/2018

O Seu Jornal está no ar.

Confira os destaques dessa edição:

A fome e a insegurança alimentar aumentaram no brasil, segundo a Organização das Nações Unidas.

As violações de direitos humanos nas comunidades pobres do Rio de Janeiro após a intervenção militar é cada vez mais frequente. Um debate sobre o tema reuniu hoje moradores e a ordem dos advogados do Brasil do estado.

Lideranças de associações e entidades de aposentados, pensionistas e idosos apresentaram, hoje, propostas ao plano de governo do Estado de São Paulo a candidatos.



Papo com Zé Trajano – 12/09/2018

Papo com Zé Trajano
Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade.

Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais.

De segunda a sexta às 18:40h, ao vivo, antes do Seu Jornal.

Aqui na TVT!



Artvismo – 12/09/2018

Arte independente, questões sociais e políticas formam o tripé do programa. Mostrar o ativismo por meio da arte é o fundamento central do programa e também do Movimento Cria, responsável pela produção do conteúdo. Responsabilidade essa que será dividida com o público, parte fundamental na construção do que vai ao ar. O formato inovador, dentro da programação da TVT, contará com vídeos enviados pelos expectadores, quadros diversificados, mas sem nenhum apresentador fixo e sim vários “provocadores” que vão estimular a reflexão de quem os acompanha.



O fenômeno da “Pjotização”

Vagner Freitas explica que o fenômeno da “Pjotização” não é uma opção, o trabalhador atualmente não tem escolha: ou abra mão de seus direitos, ou amarga o desemprego.



O reflexo dos retrocessos atuais aos trabalhadores

Wagner Santana, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC explica quais os reflexos dos ataques aos direitos trabalhistas que ocorreram com o governo Temer.



Como a tercerização atrapalha os bancos

Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários explica como a tercerização prejudicou tanto a categoria, quanto a prestação de serviço do setor.



Novidade TVT

A partir de outubro as suas tardes ficarão mais interessantes! A TVT está preparando um programa especial para você!

Aguarde!!

tvt.org.br || Canal 44.1 – sinal digital HD aberto Grande São Paulo || Canal 512 NET HD-ABC ||| 513 NET-Mogi || Canal 12 – Vivo São Caetano do Sul
Baixe nosso aplicativo e assista a TVT na palma da sua mão:
App Store: https://appsto.re/br/cBnzfb.i
Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.org.tvt



Tabelinha – 12/09/2018

De segunda a sexta-feira, sempre as 13h30 e ao vivo, o programa Tabelinha, comandado pelos jornalistas José Trajano e Cláudio Arreguy, deixa você informado sobre esportes, principalmente futebol!

#RedeTVT
#TVT
#Tabelinha
#Esportes



Advogada é presa por exigir leitura de contestação de processo

A OAB do Rio de Janeiro vai entrar com uma ação no CNJ contra a juíza leiga que mandou algemar e prender a advogada Valéria dos Santos. Durante audiência no 3º Juizado Especial Cível de Duque de Caxias, a advogada exigiu a leitura da contestação de um processo, medida negada pela juíza leiga.



Entre Vistas – Vagner Freitas de Moraes

Vagner Freitas de Moraes nasceu em abril de 1966. Começou a trabalhar aos 15 anos como entregador de café e carregador de mexerica na Ceagesp, sem carteira assinada. Aos 20 anos entrou no banco Bradesco como caixa, na mesma época, participou pela primeira vez de uma greve e começou a militância no sindicato dos bancários.

No início dos anos 90 assumiu a direção regional do sindicato. Foi presidente da (CNB) Confederação Nacional dos Bancários, fundou e presidiu a (CONTRAF) confederação que organiza todo o ramo dos bancários e financiários.

Paralelamente, assumiu a presidência da Uni Finanças América; secretaria que coordena as centrais sindicais do cone sul, Brasil, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Em 2012 foi eleito presidente da CUT maior central sindical do Brasil, Cargo que ocupa hoje.

Convidados: Wagner Santana e Ivone Silva



Ex-presidente Lula lança Fernando Haddad como candidato a presidente

O ex-presidente Lula lançou Fernando Haddad como candidato a presidente em seu lugar. O anúncio foi feito em Curitiba, em frente a sede da Polícia Federal, onde o ex-presidente está preso. Lula divulgou uma carta à nação, em que denuncia a injustiça de sua prisão e o apoio ao candidato Fernando Haddad.



A cultura vai às ruas na Zona Sul de São Paulo

Até 22 de setembro, a Feira Literária da Zona Sul (FELIZS) ocupa equipamentos de cultura e educação localizados nos distritos de Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim São Luis e Jardim Ângela. O evento é uma iniciativa de produtores culturais e artistas que fazem parte do Sarau do Binho, um dos movimentos artísticos precursores da cultura dos saraus na Zona Sul da cidade.



José Dirceu defende novo modelo de desenvolvimento para o Brasil

Como conseguir governar, no caso de vitória da esquerda nas eleições de outubro? Em entrevista exclusiva à TVT, o ex-ministro José Dirceu afirma que o apoio popular é indispensável e que é preciso repensar o modelo de desenvolvimento do Brasil.



Denúncia: agronegócio destrói o cerrado brasileiro

Foi realizado, nesta terça-feira (11) em Brasília o Seminário do Dia Nacional do Cerrado, evento que trata dos riscos causados pelo avanço do agronegócio e das empresas neste que é o segundo maior bioma brasileiro e berço das águas no País.



Defensoria Pública do Rio promove debate sobre prisão em 2ª Instância

A decisão do Supremo Tribunal Federal que permitiu a prisão a partir da segunda instância não ficou restrita apenas a este grau da justiça. Levantamento da Defensoria Pública do Rio de Janeiro aponta que as audiências de custódia realizadas no estado também foram influenciadas com essa orientação.



Moradores sofrem com falta de UBSs na região da Brasilândia, em São Paulo

Moradores do Jardim Damasceno e Jardim Carombé, na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo, cobram a construção de Unidades Básicas de Saúde na região. Os moradores denunciam que atualmente apenas uma UBS, superlotada e com número insuficiente de profissionais, atende mais de setenta mil pessoas.



Ditadura de Pinochet faz 17 anos e não pode ser esquecida

Em tempos de polarização, é recomendável relembrar para não repetir. Em 11 de setembro de 1973, um golpe militar no Chile, apoiado pelo governo dos Estados Unidos e comandado pelo general Augusto Pinochet dava início a uma ditadura sangrenta que duraria 17 anos.



Feijóo: setores do Judiciário desrespeitam Constituição

Enquanto o Estado brasileiro se recusa a respeitar os direitos do ex-presidente Lula, setores do Judiciário participam ativamente do processo eleitoral. A verdade, observa o nosso comentarista político José Lopez Feijóo, é que agindo assim estão desrespeitando a Constituição.



Prefeitura censura mostra sobre Frida Khalo

Líderes religiosos e vereadores pediram, a prefeitura de Votuporanga, no interior paulista, cedeu às pressões e cancelou a exposição “Todos podem ser Frida”, que seria uma das atrações do Fliv, o Festival Literário de Votuporanga.



Seu Jornal – 11/09/2018

O Seu Jornal está no ar.

Confira os destaques dessa edição:

Moradores do Jardim Damasceno e jardim Carombé, na Brasilândia, zona norte de São Paulo, cobram a construção de Unidades Básicas de Saúde na região.

Estão fora do ar, nas redes sociais, as páginas oficiais de Beto Richa, o ex-governador do Paraná e candidato ao senado que foi preso hoje de manhã, em Curitiba, pelo GAECO.

Enquanto o estado brasileiro se recusa a cumprir determinação da ONU a favor do ex-presidente Lula, setores do judiciário não escondem a decisão de participar ativamente no processo eleitoral.



Papo com Zé Trajano – 11/09/2018

Papo com Zé Trajano
Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade.

Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais.

De segunda a sexta às 18:40h, ao vivo, antes do Seu Jornal.

Aqui na TVT!



Artvismo – 11/09/2018

Arte independente, questões sociais e políticas formam o tripé do programa. Mostrar o ativismo por meio da arte é o fundamento central do programa e também do Movimento Cria, responsável pela produção do conteúdo. Responsabilidade essa que será dividida com o público, parte fundamental na construção do que vai ao ar. O formato inovador, dentro da programação da TVT, contará com vídeos enviados pelos expectadores, quadros diversificados, mas sem nenhum apresentador fixo e sim vários “provocadores” que vão estimular a reflexão de quem os acompanha.



Tabelinha – 11/09/2018

De segunda a sexta-feira, sempre as 13h30 e ao vivo, o programa Tabelinha, comandado pelos jornalistas José Trajano e Cláudio Arreguy, deixa você informado sobre esportes, principalmente futebol!

#RedeTVT
#TVT
#Tabelinha
#Esportes



Feijóo: é hora de escolher entre barbárie e civilização

Setores do Governo, do Judiciário e da mídia têm contribuído para tornar difíceis os tempos atuais, propagando ódio e preconceito. Diante desse quadro, analisa o nosso comentarista político José Lopez Feijóo, o Brasil está numa encruzilhada: precisa escolher entre a barbárie e a civilização.



Curso leva conhecimento acadêmico ao chão de fábrica

Trabalhadores da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, participaram nesta segunda-feira (10) do curso “Política e Trabalho – Democracia, Participação e Ação Sindical”. O encontro teve como objetivo o acesso da classe trabalhadora ao espaço universitário. Entre os temas abordados, a situação política atual foi destaque.



Zé Dirceu: mídia faz sua própria campanha eleitoral

Na quarta parte da entrevista exclusiva à TVT, o ex-ministro José Dirceu, que está lançando seu livro de memórias, analisa o papel da mídia. Na avaliação de Dirceu, a imprensa está interferindo demais na campanha eleitoral e precisará de regulação por parte de um futuro governo popular.



Atlas do Agronegócio revela disputas do campo e da cidade

Enquanto a propaganda diz que o agro é pop, o Atlas do Agronegócio: Fatos e Números sobre as Corporações que Controlam o que Comemos, chama a atenção para outras questões, que não cabem em publicidade.



Contag comemora lei de apoio a agricultor familiar

Em Brasília, camponeses comemoram a aprovação pelo Senado de mudança na lei da renegociação de dívidas no campo. Agora, a lei passou a incluir milhares de agricultores familiares, que poderão pagar as dívidas parceladamente, com descontos sobre o valor original do empréstimo.



Cresce mortalidade infantil e materna no Brasil

Após anos em queda, as taxas de mortalidade infantil e materna voltaram a crescer no Brasil. É o que aponta um levantamento realizado pela Abrasco, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva. O pior: os recentes cortes para investimentos em saúde contribuem para esse aumento.



Movimento quer conscientizar população sobre importância do voto

Este ano teremos eleições para presidente da República, governador do estado, dois senadores, deputado federal e deputado estadual. Muitas pessoas têm dúvidas quanto às várias questões que envolvem essas eleições e estão desanimadas com elas, pensando em anular o seu voto ou mesmo em nem ir votar.



Decreto de Michel Temer prejudica radialistas

Sindicatos e trabalhadores de Rádio e Televisão estão mobilizados na luta contra a retirada de direitos da categoria. O motivo é um decreto assinado por Michel Temer que altera a lei dos radialistas brasileiros. Na prática, o decreto prevê, entre outras medidas, a extinção de diversas funções legalizando a multifunção.



PT exige apuração de ataque a candidato no Paraná

No Paraná, o PT exige a apuração do ataque sofrido, em Curitiba, por Renato Almeida Freitas Jr., candidato a deputado estadual. O jovem advogado Renato, que é negro, foi baleado à queima-roupa pela Guarda Municipal enquanto distribuía panfletos numa praça, na capital paranaense.



Seu Jornal – 10/09/2018

O Seu Jornal está no ar.

Confira os destaques dessa edição:

O Partido dos Trabalhadores no Paraná exigiu hoje a apuração do ataque sofrido, em Curitiba, por Renato Almeida Freitas Júnior, candidato a deputado estadual. Renato foi baleado à queima-roupa ontem à noite pela guarda municipal durante panfletagem na capital paranaense.

Após anos em queda, as taxas de mortalidade infantil e materna voltaram a crescer no Brasil.

A ONU reafirmou que a candidatura do ex-presidente Lula deve ser assegurada pelos poderes legislativo, executivo e judiciário do Brasil.



Papo com Zé Trajano – 10/09/2018

Papo com Zé Trajano
Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade.

Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais.

De segunda a sexta às 18:40h, ao vivo, antes do Seu Jornal.

Aqui na TVT!



Artvismo – 10/09/2018

Arte independente, questões sociais e políticas formam o tripé do programa. Mostrar o ativismo por meio da arte é o fundamento central do programa e também do Movimento Cria, responsável pela produção do conteúdo. Responsabilidade essa que será dividida com o público, parte fundamental na construção do que vai ao ar. O formato inovador, dentro da programação da TVT, contará com vídeos enviados pelos expectadores, quadros diversificados, mas sem nenhum apresentador fixo e sim vários “provocadores” que vão estimular a reflexão de quem os acompanha.



Tabelinha – 10/09/2018

De segunda a sexta-feira, sempre as 13h30 e ao vivo, o programa Tabelinha, comandado pelos jornalistas José Trajano e Cláudio Arreguy, deixa você informado sobre esportes, principalmente futebol!

#RedeTVT
#TVT
#Tabelinha
#Esportes



PT processa Janaína Paschoal e Magno Malta por calúnia e difamação

Rede Brasil Atual – São Paulo – Conforme noticia o site Viomundo, o PT (Partido dos Trabalhadores) ingressou no último domingo (09) com ações penais contra a advogada Janaína Paschoal e o senador Magno Malta (PR-ES) por calúnia e difamação. Os dois disseminaram mentiras em relação à facada sofrida pelo candidato do PSL à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL).

No caso do senador Magno Malta, a queixa-crime impetrada no Supremo Tribunal Federal se dá em função de uma postagem do parlamentar no Twitter, na qual busca atribuir ao PT envolvimento com o crime a partir de montagem fotográfica. Abaixo da foto adulterada, escreveu: “Olha em que time joga o marginal” (sic).

“O querelado não só não se deu ao trabalho de verificar a autenticidade da foto, como usou a foto evidentemente falsa para caluniar ‘o time’ em que jogaria o agressor, ou seja, o Partido dos Trabalhadores, a que pertence o ex-presidente Lula”, observa o texto da ação, protocolada pelos advogados Eugênio Aragão, Ângelo Longo Ferraro, Marcelo Winch Schmidt, Rachel Luzardo de Aragão e Miguel Filipi Pimentel Novaes.

“Ora, reputar esta Agremiação Partidária, de tradicional militância pelos direitos humanos e sociais, o cometimento de crime que pode ser equiparado a atos de terrorismo, ou mesmo afirmar que se tentou, deliberadamente, por razões políticas, macular a integridade física de um Deputado Federal, ora candidato a Presidente da República, constitui ato de grave violação a honra objetivo do Partido dos Trabalhadores”, diz o texto da queixa-crime.

A ação contra Janaína foi impetrada no Tribunal de Justiça de São Paulo. Ela concedeu entrevista afirmando que o autor do crime seria vinculado às pessoas “do lado de lá”. Perguntada sobre quem seriam “eles”, respondeu serem as pessoas que “estavam no poder e que não estão aguentando a realidade que elas perderem o poder e que elas não vão voltar para o poder”, uma alusão ao PT.

“A querelada é assertiva ao atribuir a responsabilidade sobre o atentado contra a integridade física do candidato Jair Bolsonaro ao Partido dos Trabalhadores”, diz o texto da ação, lembrando que Janaína é professora doutora em Direito pela USP, não podendo se eximir de sua responsabilidade, afirmando desconhecer a tipicidade da conduta.



Candidato a deputado pelo PT é baleado pela GCM de Curitiba

Viomundo – Renato Almeida Freitas Jr., candidato do PT a deputado estadual,  foi baleado pela Guarda Municipal de Curitiba por volta de 20h30 do último  domingo (09), durante panfletagem na Praça do Gaúcho.

Renato fez uma transmissão ao vivo, quando já estava na camburão. Ele contou que estava fazendo panfletagem, quando foi atingido à queima roupa por dois tiros de balas de borracha. Ele foi alvejado nas mãos e nas costas, ambas sangrando. “Eu não estava fazendo nada, só estava panfletando”.

No momento, ele está no Hospital Cajuru.Nota sobre violência da Guarda Municipal contra candidato do PT. 



Quais as consequências atuais do colonialismo?

Boaventura de Sousa Santos comenta quais as consequências que vivemos hoje, reflexo de ter tido uma experiência de desenvolvimento colonial.

#RedeTVT
#TVT
#EntreVistas
#Colonialismo



Estúdio Seu Jornal – Feira Literária da Zona Sul

O Seu Jornal recebeu a produtora Cultural, Silvia Tavares para falar sobre a Feira Literária da Zona Sul



Zé Dirceu comenta situação política e social no Brasil

Na terceira parte da entrevista que concedeu à TVT, o ex-ministro José Dirceu fala da situação política no Brasil. Comenta também sobre a luta dos trabalhadores e as contradições geradas na opressão e falta de respeito com os direitos sociais.



Baianos exigem fim dos privilégios de minoria rica

Em Salvador, milhares de pessoas participaram da marcha do Grito dos Excluídos, que começou em frente ao Teatro Castro Alves, no centro da cidade. De lá, movimentos pastorais, sociais e sindicais seguiram em direção a Praça Castro Alves. O ato exigiu o fim dos privilégios de uma minoria rica.



Música étnica e clássica na agenda cultural

O espetáculo musical “Taikô” tem o nome de instrumento de percussão usado no Japão há 1.500 anos. Além de música japonesa, no repertório há canções árabes e judaicas. A Orquestra Juvenil Heliópolis, formada por meninas e meninos da comunidade, vai executar peças de Wagner no concerto de domingo na Sala São Paulo.



Cinema negro é tema de mostra no Rio de Janeiro

Em sua 11ª edição, o encontro de cinema negro “zózimo bulbul” selecionou 76 filmes nacionais, de cinco regiões do brasil, e 29 filmes internacionais, entre longas e curtas-metragens. Alternativa para diminuir a lacuna em relação a produção e distribuição cinematográfica negra no País, o encontro é uma importante ferramenta na valorização do patrimônio cultural brasileiro. A reportagem é de Viviane Nascimento.



Seu Jornal – 07/09/2018

O Seu Jornal está no ar!

Confira os destaques dessa edição:

Milhares de pessoas participaram hoje em todo o Brasil do 24º Grito dos Excluídos. A marcha teve como tema “Vida em primeiro lugar! Desigualdade gera violência: basta de privilégios.

No centro histórico da capital gaúcha, a ocupação Mirabal, que abriga mulheres vítimas de violência doméstica, resiste e busca a abertura de diálogo junto ao governo para se manter e resgatar a dignidade das famílias.

O candidato Jair Bolsonaro, foi transferido hoje para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo.



Lideranças públicas espalham notícias falsas sobre atentado a Bolsonaro

[Lideranças públicas espalham notícias falsas sobre atentado a Bolsonaro]

No Papo com Zé Trajano da última sexta-feira (07) um dos assuntos comentados foi a falta de responsabilidade de algumas lideranças que espalharam “Fake News” no caso do atentado contra o pré-candidato a presidente, Jair Bolsonaro (PSL).

Veja o comentário!

Confira na íntegra o Papo com Zé Trajano da última sexta-feira: https://youtu.be/NhlA9HL7G_I



Ocupação de mulheres em Porto Alegre resiste ao descaso e à intolerância

No centro histórico de Porto Alegre, a Ocupação Mirabal, que abriga mulheres vítimas de violência doméstica, resiste e busca a abertura de diálogo junto ao governo para se manter e resgatar a dignidade das famílias ali situadas.



Feijóo: desmontes e mais desmontes na pauta dos presidenciáveis

O que dizem alguns candidatos a presidente sobre o que pretendem fazer, por exemplo, quanto aos serviços públicos e os direitos dos trabalhadores? Para o comentarista político, José Lopez Feijóo, eles visam continuar os desmontes e a entrega da soberania nacional que já está em curso no país.



Hospital público de São Paulo deixa de fazer cirurgias por falta de material

O Hospital Municipal do Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, é exemplo do sucateamento por que passa o setor público. Superlotado, sem material cirúrgico e com peças ortopédicas contaminadas. Pacientes esperam dias para realizar uma cirurgia, mas com todos esses problemas, não há previsão para que o procedimento seja realizado.



Literatura, dança, música e muito mais na Zona Sul de São Paulo

A partir de segunda-feira, a Zona Sul de São Paulo será tomada, ao longo de 12 dias, por poesia, música e bate-papo. É a quarta edição da FELIZS – Feira Literária da Zona Sul.



Grito dos Excluídos ocupa ruas de São Paulo contra desemprego e pobreza

Milhares de pessoas participaram hoje em todo o Brasil da 24ª edição do Grito dos Excluídos. A marcha teve como tema “Vida em primeiro lugar! Desigualdade gera violência: basta de privilégios”. Muita gente é excluída por conta do desemprego, que só na região metropolitana de São Paulo soma cerca de dois milhões de pessoas.



Papo com Zé Trajano – 07/09/2018

Papo com Zé Trajano

Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade.

Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais.

De segunda a sexta às 18h30, ao vivo, antes do Seu Jornal.

Aqui na TVT!



Artvismo – 07/09/2018

Arte independente, questões sociais e políticas formam o tripé do programa Artvismo que estreia em fevereiro na TV dos Trabalhadores, a TVT. Mostrar o ativismo por meio da arte é o fundamento central do programa e também do Movimento Cria, responsável pela produção do conteúdo.

Responsabilidade essa que será dividida com o público, parte fundamental na construção do que vai ao ar. O formato inovador, dentro da programação da TVT, contará com vídeos enviados pelos expectadores, quadros diversificados, mas sem nenhum apresentador fixo e sim vários “provocadores” que vão estimular a reflexão de quem os acompanha.



TVT na História Especial Eleições 1989 – Capítulo 2: guerra eleitoral

Neste segundo episódio do TVT na História Especial Eleições 1989 vamos abordar um dos momentos mais marcantes desse processo eleitoral pós-ditadura que foram os ataques entre os candidatos.

O Partido dos Trabalhadores, em especial, devido a força que demonstrava durante a campanha, movendo multidões por onde passava, foi alvo de praticamente todos os demais candidatos no primeiro turno.

Casos como o pagamento de propina a petistas pela multinacional Lubeca SA, denúncia feita por Ronaldo Caiado e sobre o desmoronamento na favela Nova República foram usados como armas contra o partido, mas que acabaram resolvidos no mesmo período, não passando apenas de acusações sem sentido.

Os ataques ao PT neste processo eleitoral foram se intensificando cada vez mais, enquanto se aproximava o dia do pleito e seu candidato ao executivo, Lula, precisou trabalhar em cada comício, a ideia de que as elites faziam mero discurso moralista, apenas para derrubá-lo.



Tabelinha – 07/09/2018

De segunda a sexta-feira, sempre as 13h30 e ao vivo, o programa Tabelinha, comandado pelos jornalistas José Trajano e Cláudio Arreguy, deixa você informado sobre esportes, principalmente futebol! #RedeTVT #TVT #Tabelinha #Esportes



Esta terra ainda vai cumprir seu ideal?

Boaventura de Sousa Santos, catedrático da Universidade de Coimbra é questionado pelo jornalista e apresentador do Entre Vistas sobre uma pergunta secular, inspirada por Chico Buarque:

Esta terra ainda vai cumprir seu ideal? Ainda vai tornar-se um imenso Portugal?

#RedeTVT
#TVT
#EntreVistas

#Política



CPI investiga contratos milionários entre servidores e OSS de saúde

Desde abril, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa de São Paulo investiga denúncias de irregularidades nos contratos do estado e da Prefeitura de São Paulo com as OSS – Organizações Sociais de Saúde – que são instituições sem fins lucrativos contratadas para administrar unidades públicas de saúde.



Feijóo: imprensa finge não ver crise argentina

Quando quer falar de crise na América do Sul, a imprensa brasileira recorre à Venezuela, sem falar no interesse norte-americano no petróleo venezuelano. Porém, adverte o nosso comentarista político José Lopez Feijó, sobre a crise argentina a imprensa não quer falar.



Homossexualidade deixa de ser crime na Índia

A Suprema Corte da Índia descriminalizou, em 6 de setembro último, a homossexualidade no país. A decisão revogou uma sentença de 2013 que validava o artigo 377 do Código Penal indiano, que punia “relações carnais contra a ordem da natureza”.



Flávio: Trump provoca confusão mundo afora

Acuado por adversários dentro de sua própria administração, Donald Trump provoca um incidente atrás do outro, quando se trata de política externa. O nosso comentarista internacional Flávio Aguiar analisa as ações desastradas de Trump em todos os continentes.



Vitória: presença feminina no campo é maior a cada dia

Atualmente cerca de 950 mil mulheres são produtoras rurais no Brasil. Segundo um levantamento realizado pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a presença feminina no campo tem contribuído para melhorar a produção e a gestão do agronegócio no país.



Zé Dirceu fala do exílio e do PT

Na segunda parte da entrevista que concedeu à TVT, o ex-ministro José Dirceu fala dos tempos de exílio. Comenta, ainda, como foi sua vida desde que voltou ao Brasil e se engajou na criação do Partido dos Trabalhadores.



Bolsonaro é agredido com uma faca

O candidato Jair Bolsonaro foi agredido com uma faca durante ato de campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais. Ele foi operado e está em recuperação.



Em Brasília, mulheres lutam por retomada de políticas públicas

Movimentos da sociedade civil organizada afirmam que o Judiciário, sob o comando do atual governo, é responsável pela demora na solução de casos de violência contra a mulher. Em Brasília as entidades cobraram mudanças e a retomada de investimentos no setor.



Governo Temer ameaça cortar Bolsa Família e piorar ainda mais a economia

O governo Temer ameaçou cortar pela metade os investimentos no Bolsa Família e ainda os recursos destinados a idosos carentes e pessoas com deficiência. Ação poderia piorar ainda mais a economia e levar muitos brasileiros de volta ao mapa da fome.



New York Times: companheiros de governo querem afastar Trump

Alarmados com o comportamento “vacilante e imoral” do presidente Trump, integrantes do alto escalão do governo dos Estados Unidos trabalham para tirá-lo do cargo. Este é o conteúdo de artigo publicado no “New York Times”, sem assinatura e atribuído a um funcionário de alto escalão da Casa Branca.



Com diploma e baixo salário: efeitos da política do governo

Diante da crise e do desemprego, trabalhadores com ensino superior estão aceitando ganhar menos e concorrer a vagas que exigem menor escolaridade para garantir uma renda no fim do mês. Diante desse cenário, um levantamento do Dieese mostra que as empresas têm aproveitado para contratar, mas pagando menos.



Hospital Mãe de Deus demite 300 trabalhadores para terceirizar

Mais de 300 funcionários do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, foram demitidos após a instituição decidir contratar empresas terceirizadas para realizar a nutrição e a higienização do local. Hoje, houve uma audiência de mediação e manifestação dos funcionários.



Seu Jornal – 06/09/2018

O Seu Jornal está no ar.

Confira os destaques dessa edição:

O candidato a presidente Jair Bolsonaro foi agredido com uma faca durante ato de campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, negou nesta madrugada pedido da defesa do ex-presidente Lula para manter a candidatura dele.

O governo Temer ameaçou cortar pela metade os investimentos no Bolsa Família e ainda os recursos do benefício de prestação continuada – destinado a idosos carentes e pessoas com deficiência, e da previdência para 2019.



Papo com Zé Trajano – 06/09/2018

Papo com Zé Trajano
Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade.

Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais.

De segunda a sexta às 18:40h, ao vivo, antes do Seu Jornal.

Aqui na TVT!



Artvismo – 06/09/2018

Arte independente, questões sociais e políticas formam o tripé do programa. Mostrar o ativismo por meio da arte é o fundamento central do programa e também do Movimento Cria, responsável pela produção do conteúdo. Responsabilidade essa que será dividida com o público, parte fundamental na construção do que vai ao ar. O formato inovador, dentro da programação da TVT, contará com vídeos enviados pelos expectadores, quadros diversificados, mas sem nenhum apresentador fixo e sim vários “provocadores” que vão estimular a reflexão de quem os acompanha.



Tabelinha – 06/09/2018

De segunda a sexta-feira, sempre as 13h30 e ao vivo, o programa Tabelinha, comandado pelos jornalistas José Trajano e Cláudio Arreguy, deixa você informado sobre esportes, principalmente futebol!

#RedeTVT
#TVT
#Tabelinha
#Esportes



Projetos de Lei podem facilitar a difusão das rádios comunitárias

Rádios comunitárias de todo o país querem aproveitar o período eleitoral para aprovar Projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional e que modificam as regras de funcionamento das rádios.



Pesquisa mostra que abelhas se viciam em pesticidas

Não é de hoje que pesquisadores de todo o mundo estão preocupados com a diminuição do número de abelhas no planeta, com impactos sobre a polinização. Agora, surge uma novidade macabra: pesquisadores ingleses descobriram que abelhas estão se viciando em pesticidas, revela o comentarista Flávio Aguiar.



José Dirceu: querem impedir Lula de ser candidato porque ele será eleito

José Dirceu, militante histórico, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e ex-ministro do governo Lula, lançou, no Circo Voador, seu livro de memórias na noite do dia 04/09, no Rio de Janeiro. Evento marcado também pelo repúdio a perseguição do Estado Brasileiro ao ex-presidente Lula.



Vala de Perus descoberta há 28 anos tem só 4 ossadas identificadas

Há 28 anos a Vala de Perus foi descoberta. No local havia 1049 sacos com ossadas não identificadas. A vala é símbolo das mortes causadas pela ditadura. E muitas famílias depositaram no local a esperança de encontrar parentes desaparecidos. Quase três décadas depois da descoberta apenas quatro ossadas de desaparecidos políticos foram identificadas – a última delas em fevereiro deste ano.



São Paulo tem piora no ensino durante governos do PSDB

Dados recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação, o IDEB, apontam que o Estado de São Paulo perdeu a liderança nas três etapas da educação básica: os anos iniciais e finais do ensino fundamental e também no ensino médio. O levantamento, realizado a cada dois anos, se refere a 2017.



Feijóo: perseguição jurídica contra Lula faz parte do golpe

Continuação do Golpe. É assim que o comentarista político, José Lopez Feijóo, classificou o processo de perseguição jurídica contra a candidatura presidencial do ex-presidente Lula e sua coligação partidária.



Cortejo da morte simbólica do Brasil durante ato em Brasília

Em Brasília, mais de oitenta entidades e movimentos socias que participam da campanha “Direitos Valem Mais”, lançaram um documento político cobrando a revogação da emenda do teto de gastos. Ato contou com cortejo simbólico representando a morte do Brasil.



Para Eugênio Aragão, Justiça atua de forma diferenciada com PT

O ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão, advogado do Partido dos Trabalhadores em favor da candidatura de Lula, conversou com o repórter Uélson Kalinovski sobre a estratégia do PT nos próximos dias, enquanto aguarda a análise de outros recursos, no TSE e no próprio Supremo.



Zé Dirceu fala de livro, ditadura e cerco ao PT

Em entrevista exclusiva à repórter Rosângela Fernandes, da TVT, o ex-ministro José Dirceu fala da motivação para escrever o livro que está lançando. Nas próximas edições do Seu Jornal, Dirceu também abordará temas como resistência à ditadura e conjuntura política.



Seu Jornal – 05/09/2018

O Seu Jornal está no ar.

Confira os destaques dessa edição:

Dados recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação, o Ideb, apontam que o estado de São Paulo perdeu a liderança nas três etapas da educação básica: os anos iniciais e finais do ensino fundamental e também no ensino médio.

O ministro Luiz Edson Fachin será o relator do pedido da defesa de Lula, encaminhado hoje ao Supremo Tribunal Federal, para que ele possa disputar a eleição.

A justiça de São Paulo rejeitou hoje a denúncia do ministério público contra cinco PMs envolvidos na morte de uma criança de 10 anos, em junho de 2016. Os policiais investigavam o furto de um carro, na capital paulista, por Ítalo de Jesus Siqueira e um amigo de onze anos.



Papo com Zé Trajano – 05/09/2018

Papo com Zé Trajano
Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade.

Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais.

De segunda a sexta às 18:40h, ao vivo, antes do Seu Jornal.

Aqui na TVT!



Artvismo – 05/09/2018

Arte independente, questões sociais e políticas formam o tripé do programa. Mostrar o ativismo por meio da arte é o fundamento central do programa e também do Movimento Cria, responsável pela produção do conteúdo. Responsabilidade essa que será dividida com o público, parte fundamental na construção do que vai ao ar. O formato inovador, dentro da programação da TVT, contará com vídeos enviados pelos expectadores, quadros diversificados, mas sem nenhum apresentador fixo e sim vários “provocadores” que vão estimular a reflexão de quem os acompanha.



TVT e ShowLivre – Afrocidade

De segunda a sexta-feira, a partir das 14h, o ShowLivre traz um show diferente!

Hoje é Afrocidade !



Tabelinha – 05/09/2018

De segunda a sexta-feira, sempre as 13h30 e ao vivo, o programa Tabelinha, comandado pelos jornalistas José Trajano e Cláudio Arreguy, deixa você informado sobre esportes, principalmente futebol!

#RedeTVT
#TVT
#Tabelinha
#Esportes



Entre Vistas – Boaventura de Sousa Santos

Boaventura de Sousa Santos é formado em direito pela Universidade de Coimbra, mestre em filosofia do direito pela universidade de berlin e doutor pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Foi um dos fundadores da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde criou o curso de Sociologia. E foi um dos intelectuais que deram impulso ao Fórum Social Mundial; e que segue lutando por direitos humanos, justiça e emancipação social. Boaventura de Sousa Santos também encontra tempo para a poesia e tendo inclusive um livro publicado.

Convidados: Deivison Nkosi e Ana Tércia Sanches



Metrô de São Paulo enfrenta ação na Justiça por coletar dados de usuários

A linha 4 Amarela do metrô de São Paulo, que é privatizada, enfrenta uma ação civil pública protocolada pelo Idec, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Administrada pela Concessionária Via Quatro, a linha possui câmeras escondidas que coletam informações sobre os usuários sem autorização.



Incêndio no Museu Nacional: crânio achado pode ser de Luzia

Nos escombros do incêndio do Museu Nacional, apesar da certeza de perdas totais, como a rara coleção egípcia, segue o trabalho de catalogar e identificar o que foi retirado do fogo. É o caso do pedaço de crânio que as análises vão indicar se é de Luzia, o fóssil mais antigo das Américas.



Feijóo: STF ajuda a desmontar o serviço público

O nosso comentarista político José Lopez Feijóo entende que, ao aprovar a terceirização irrestrita, o Supremo Tribunal Federal ajuda a precarizar as condições do trabalhador brasileiro. Mas não é só: com a terceirização, o STF também contribui para desmontar o serviço público no país.



Há 2 anos 21 jovens foram presos, sem ter cometido crime

Dezoito deles respondem a processo penal. Detidos no Centro Cultural Vergueiro, em São Paulo, eles foram acusados de destruição do patrimônio e lesões corporais em policiais militares. A gente buscou imagens e entrevistas em nosso arquivo para relembrar o caso.



Má gestão do governo prejudica abastecimento de água em São Paulo

O sistema Cantareira começou setembro em estado de alerta. O maior reservatório de água da Região Metropolitana de São Paulo opera com menos de 40% de sua capacidade. Ao contrário do que muita gente pensa, essa estiagem não é reflexo de uma crise hídrica, mas da falta de planejamento do governo paulista.



Trabalhadores lutam contra desmonte de estatais

Começou nesta terça-feira, em Brasília, a primeira semana de esforço concentrado no Congresso. O objetivo é votar propostas de lei que travam a pauta, antes da pausa para a campanha eleitoral. No Senado, há projetos que podem privatizar setores da Eletrobras e da Petrobras. Os trabalhadores tentam impedir o desmonte.



Adversários tentam golpe contra Papa Francisco

A situação no Vaticano, hoje, é semelhante à do Brasil logo após a eleição da presidenta Dilma Rousseff. Aqui, Aécio Neves, o perdedor, passou imediatamente a conspirar contra a vioriosa. No Vaticano, os adversários do Papa Francisco se dedicam a atacá-lo, observa o comentarista Flávio Aguiar.



Prisões em massa contribuem com o crime organizado no Brasil

Criado em 1993 em presídios de São Paulo, o PCC, maior facção criminosa do país, possui hoje cerca de 30 mil membros em todo o Brasil. O grupo domina o mercado de drogas e o sistema prisional de 8 estados. As prisões em massa são apontadas por pesquisadores como um dos fatores responsáveis pelo crescimento dessas organizações criminosas.



A expulsão de Diego Souza foi justa?

Zé Trajano, na companhia de Gil Luiz Mendes e Cláudio Arreguy comentam sobre a expulsão do centroavante que foi expulso devido a uma suposta agressão de Diego Souza ao jogador Léo, do Fluminense, na partida do último domingo.

Confira o programa na íntegra: https://bit.ly/2Q2sYhY

tvt.org.br || Canal 44.1 – sinal digital HD aberto Grande São Paulo || Canal 512 NET HD-ABC ||| 513 NET-Mogi || Canal 12 – Vivo São Caetano do Sul

Baixe nosso aplicativo e assista a TVT na palma da sua mão:
App Store: https://appsto.re/br/cBnzfb.i
Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.org.tvt



Seu Jornal – 04/09/2018

O Seu Jornal está no ar. Veja os destaques de hoje:

O sistema Cantareira começou setembro em estado de alerta. O maior reservatório de água da região metropolitana de São Paulo, responsável por abastecer sete milhões e meio de pessoas todos os dias, opera com menos de 40 por cento de sua capacidade.

Há 2 anos 21 jovens foram presos, sem ter cometido crime. Dezoito deles respondem a processo penal. Detidos no centro cultural vergueiro, em São Paulo, eles foram acusados de destruição do patrimônio e lesões corporais em policiais militares.

Criado em 1993, o PCC, maior facção criminosa do país, possui hoje cerca de 30 mil membros em todo o Brasil. O grupo domina o mercado de drogas e o sistema prisional de oito estados brasileiros. E briga pelo controle de outros treze setores mais o Distrito Federal.



Papo com Zé Trajano – 04/09/2018

Papo com Zé Trajano
Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade.

Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais.

De segunda a sexta às 18:40h, ao vivo, antes do Seu Jornal.

Aqui na TVT!



Artvismo – 04/09/2018

Arte independente, questões sociais e políticas formam o tripé do programa. Mostrar o ativismo por meio da arte é o fundamento central do programa e também do Movimento Cria, responsável pela produção do conteúdo. Responsabilidade essa que será dividida com o público, parte fundamental na construção do que vai ao ar. O formato inovador, dentro da programação da TVT, contará com vídeos enviados pelos expectadores, quadros diversificados, mas sem nenhum apresentador fixo e sim vários “provocadores” que vão estimular a reflexão de quem os acompanha.



Cultura não é prioridade no país

Zé Trajano, na companhia de Gil Luiz Mendes e Cláudio Arreguy comentam a tragédia que se abateu sobre o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio. Mas a mesma capital carioca recebeu diversos investimentos em infraestrutura nos últimos anos, devido aos eventos esportivos que sediou. Uma contrapartida deveria ser entregue à cidade, mas onde foi parar todo esse dinheiro?

Confira o programa na íntegra: https://bit.ly/2Q2sYhY

tvt.org.br || Canal 44.1 – sinal digital HD aberto Grande São Paulo || Canal 512 NET HD-ABC ||| 513 NET-Mogi || Canal 12 – Vivo São Caetano do Sul

Baixe nosso aplicativo e assista a TVT na palma da sua mão:
App Store: https://appsto.re/br/cBnzfb.i
Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.org.tvt



TVT e ShowLivre – Thaide

De segunda a sexta-feira, a partir das 14h, o ShowLivre traz um show diferente!

Hoje é Thaide!

Não é playback! É ao vivo!

#RedeTVT

#TVT

#ShowLivre

#Thaide



gghfghf

Pesquisadores culpam governo Temer pela tragédia no Rio

Em Brasília o governo Temer anunciou que pretende criar uma rede para a reconstrução do Museu Nacional. O apoio viria de entidades financeiras e empresas públicas e privadas. Mas, para pesquisadores de todo o país, isso ainda é insuficiente.



gghfghf

De segunda a sexta-feira, sempre as 13h30 e ao vivo, o programa Tabelinha, comandado pelos jornalistas José Trajano e Cláudio Arreguy, deixa você informado sobre esportes, principalmente futebol!

#RedeTVT

#TVT

#Tabelinha

#Esportes



gghfghf

“Não somos índias, somos muitas etnias, somos mulheres indígenas”

Terminou hoje o encontro internacional mulheres indígenas de São Paulo. Com o tema “Lutar é resistir!”, a vivência começou no sábado e reuniu mulheres da aldeia Jaraguá, na capital paulista, lideranças indígenas da Argentina e Bolívia, além de refugiados da Síria, Congo, Haiti e Palestina. O objetivo do encontro é reforçar os laços de união entre as mulheres indígenas e refugiadas, além de discutir políticas públicas para saúde, educação, trabalho e segurança.



gghfghf

Flávio: perseguição fortalece Lula para Nobel da Paz

O comentarista internacional Flávio Aguiar destaca a repercussão negativa no mundo da decisão da justiça brasileira de barrar a candidatura Lula. Para Flávio, a decisão do TSE deve fortalecer a posição do ex-presidente Lula junto às Nações Unidas, que tem defendido os direitos políticos dele.



gghfghf

Tristeza: fogo destrói 200 anos de história do Museu Nacional

Os tesouros culturais e científicos do país foram completamente devastados pelo fogo na noite de domingo, 02/08. Um incêndio destruiu o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, Zona Norte do Rio de Janeiro, transformando em cinzas mais de 200 anos de história. As causa do incêndio estão sendo investigadas.



gghfghf

Feijóo: falar em fuzilar adversários é fascismo

O Partido dos Trabalhadores entrou com representação criminal junto ao STF contra o candidato Jair Bolsonaro. No Acre, segurando um tripé de câmera como se fosse uma arma, Bolsonaro falou em fuzilar simpatizantes do PT. O nome disso é fascismo, explica o comentarista José Lopez Feijóo.



gghfghf

Terceirização aprovada pelo Supremo pode por fim ao emprego por concurso

A terceirização sem freios deverá por fim ao emprego público como ele é hoje. Na última semana, o Supremo Tribunal Federal aprovou a terceirização de trabalhadores para atividades-fim nas empresas, como propôs o governo Temer. Segundo especialistas, a liberação irrestrita da terceirização deverá levar a contrações sem concurso público.



gghfghf

Incêndio no museu: imprensa mundial critica desmonte no Brasil

Ao noticiar o incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro, algumas das mais importantes publicações do mundo chamaram a atenção para o abandono que a instituição enfrentava. Críticas ao desmonte da cultura no Brasil partiram de órgãos como a BBC, o “El País”, da Espanha, e o argentino “Clarín”.



gghfghf

Seu Jornal – 03/09/2018

O Seu Jornal está no ar. Veja os destaques de hoje:

Em São Paulo, a linha quatro amarela do metrô, que é privatizada, enfrenta uma ação civil pública protocolada na justiça pelo IDEC. Administrada pela concessionária via quatro, a linha possui câmeras escondidas que coletam informações sobre os usuários sem autorização.

Terminou hoje o encontro internacional mulheres indígenas de São Paulo. Com o tema “Lutar é resistir!”, a vivência, que começou no sábado e reuniu mulheres da aldeia Jaraguá, em São Paulo, lideranças indígenas da argentina e Bolívia, além de refugiados da Síria, Congo, Haiti e Palestina.

A exemplo de Michel Temer no Brasil, o presidente argentino Maurício Macri anunciou em discurso, hoje, que vai reduzir o número de ministérios, de 19 para 10, como forma de austeridade fiscal. Entre os ministérios que serão extintos ou absorvidos por outros, estão o da saúde e o do trabalho.



gghfghf

Papo com Zé Trajano – 03/09/2018

Papo com Zé Trajano
Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade.

Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais.

De segunda a sexta às 18:40h, ao vivo, antes do Seu Jornal.

Aqui na TVT!



gghfghf

Artvismo – 03/09/2018

Arte independente, questões sociais e políticas formam o tripé do programa. Mostrar o ativismo por meio da arte é o fundamento central do programa e também do Movimento Cria, responsável pela produção do conteúdo. Responsabilidade essa que será dividida com o público, parte fundamental na construção do que vai ao ar. O formato inovador, dentro da programação da TVT, contará com vídeos enviados pelos expectadores, quadros diversificados, mas sem nenhum apresentador fixo e sim vários “provocadores” que vão estimular a reflexão de quem os acompanha.



gghfghf

Plantão Seu Jornal – Museu Nacional do Rio de Janeiro

A equipe do Seu Jornal está na frente do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, repercutindo o incêndio contra o museu.

Acompanhe!

#RedeTVT
#LutoMuseuNacional



gghfghf

Plantão Seu Jornal – Ato contra a destruição do Museu Nacional

Acontece, agora no Rio de Janeiro, manifestação contra a destruição do Museu Nacional. Polícia impede os protestantes e no início desta tarde, uma bomba de efeito moral e spary de pimenta chegaram a ser jogados para dispersar a multidão.

Acompanhe!

#RedeTVT
#LutoMuseuNacional



gghfghf

Justiça deveria fazer cumprir acordos internacionais

Quem assina tratados internacionais com organizações como as Nações Unidas tem a obrigação de cumpri-los. A advertência é de Paulo Silvino, professor de sociologia da FESPSP. Para o professor, há uma perseguição a um dos maiores líderes políticos do continente, o ex-presidente Lula.



gghfghf

Agenda cultural tem de rap a origami

A agenda cultural do fim de semana tem rap e espetáculos infantis. Origamis e sombras são usados na peça “Elisa e os cisnes selvagens” para falar de respeito e intolerância. Para quem gosta de rap, a atração é “Língua franca”, que reúne os brasileiros Emicida e Rael e os portugueses Valete e Capicua.



gghfghf

Bancários derrubam reforma trabalhista e assinam nova convenção coletiva

Após muita luta, os bancários derrotaram a reforma trabalhista de Michel Temer, que retira direitos dos trabalhadores, e assinaram uma nova Convenção Coletiva de Trabalho. A CCT vale para funcionários de bancos públicos e privados e mantêm conquistas históricas.



gghfghf

Advogado defende que Brasil acate determinação da ONU

Não há o que discutir: o Brasil precisa cumprir a determinação da ONU em favor do ex-presidente Lula. Assim pensa o advogado Marcelo Peregrino, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.



gghfghf

STF adia votação para suspender Reforma do Ensino Médio

O Supremo Tribunal Federal adiou a votação da Ação de Inconstitucionalidade da Reforma do Ensino Médio, de autoria do PSOL. A
Ação pede a imediata suspensão dos efeitos da Lei aprovada por Michel Temer. Estudantes, professores e o Conselho Nacional de Educação continuam na luta pela revogação da medida.



gghfghf

Incidente na Alemanha mostra crescimento do racismo

O racismo e o ódio a estrangeiros não param de crescer, no Brasil e no mundo. Manifestações de neonazistas na cidade alemã de Chemnitz mostram o crescimento da extrema-direita no país. A análise é do nosso comentarista internacional Flávio Aguiar.



gghfghf

Trabalhadores são contra desmonte da EBC

O Sindicato dos Jornalistas e o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação lançam um manifesto em defesa da Empresa Brasil de Comunicação. Os trabalhadores se organizam para lutar contra a possível extinção da empresa, conforme anunciado por alguns candidatos de direita, caso sejam eleitos para a presidência.



gghfghf

Major que matou 2 adolescentes é absolvido mesmo depois de mentir na caruda

Essa semana o tribunal do júri absolveu, por 4×3, o major Herbert Saavedra, acusado pela morte de Douglas Silva e Felipe Macedo Pontes, ambos com 17 anos, aqui em São Bernardo do Campo. Advogados e familiares denunciam que a decisão do Júri é uma afronta ao senso de justiça e um estímulo à violência policial, já que contraria as provas e os relatos das testemunhas. O Ministério Público já anunciou que vai recorrer.



gghfghf

Servidores Públicos promovem debate com candidatos a governador do RS

Os servidores públicos gaúchos realizaram nesta sexta um debate entre os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul. O evento contou com a participação dos candidatos do PT, PSDB, PDT, PSOL e PSTU além de milhares de trabalhadores.



gghfghf

Seu Jornal – 31/08/2018

O Seu Jornal está no ar. Veja os destaques de hoje:

Especialistas de movimentos estudantis criticam a postura do STF que adiou o julgamento da ação direta de inconstitucionalidade referente a reforma do ensino médio.

Após muita luta, os bancários derrotaram a reforma trabalhista de Michel Temer, que retira direitos dos trabalhadores. A categoria assinou hoje a nova convenção coletiva de trabalho para funcionários de bancos públicos e privados de todo o país, mantendo conquistas históricas.

Na contramão da criminalização da política, um projeto desenvolvido por organizações da sociedade civil busca valorizar propostas e envolver eleitores e candidatos. A plataforma virtual rio por inteiro visa aumentar a participação da população no processo eleitoral.



gghfghf

Papo com Zé Trajano – 31/08/2018

Papo com Zé Trajano
Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade.

Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais.

De segunda a sexta às 18:40h, ao vivo, antes do Seu Jornal.

Aqui na TVT!



gghfghf

TVT na História Especial Eleições 1989 – Capítulo 1: um país em crise

Depois de 21 anos de ditadura militar, o ano de 1989 marcou o reinício da democracia no país. Neste ano, velhas caras da política entraram na disputa, atendendo as necessidades das elites. Mas havia também novos nomes, que prometiam representar a grande maioria da população brasileira, marcada pela enorme desigualdade social que imperava no país.

Essas figuras populares da política começavam a ganhar vez e voz e, por mais que o país tivesse realizado um acordo de abertura e redemocratização, mesmo que lenta, havia muita resistência às candidaturas de esquerda.

Nesta série do TVT na História, vamos contar como foi o processo das primeiras eleições após a Lei de Anistia. Neste primeiro episódio, veremos como a campanha de Lula à Presidência da República sofreu ataques e até manipulação midiática para ser derrubada, fortalecendo candidatos do setor empresarial.



gghfghf

[AO VIVO ] TSE julga registro de candidatura de Lula

Acompanhe #AoVivo o julgamento do TSE do registro de candidaturas à presidência. Entre os registros em debate está do ex-presidente Lula.

#RedeTVT

#TVT

#Eleições2018

#Lula

tvt.org.br || Canal 44.1 – sinal digital HD aberto Grande São Paulo || Canal 512 NET HD-ABC ||| 513 NET-Mogi || Canal 12 – Vivo São Caetano do Sul
Baixe nosso aplicativo e assista a TVT na palma da sua mão:
App Store: https://appsto.re/br/cBnzfb.i
Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.org.tvt



gghfghf

Olhar TVT – Companhia de Teatro de Heliópolis: Transformação Pela Arte

O Olhar TVT Companhia de Teatro de Heliópolis – Profunda Conexão Com a Vida & Circo do Asfalto – Transformação Pela Arte apresenta a Companhia de Teatro Heliópolis, formada por talentosos artistas que traduzem a essência humana com poesia e profundidade, sem darem a mínima para os conceitos e preconceitos da academia.



gghfghf

Mesmo na cela, Lula mantém relevância no Brasil

A liderança do ex-presidente Lula é tamanha que, mesmo dentro de uma pequena cela, ele continua influenciando os destinos do Brasil. A opinião é do sociólogo português Boaventura de Boaventura de Souza Santos, que esteve com Lula nesta quinta-feira em Curitiba.



gghfghf

Vítimas da ditadura são homenageadas em São Paulo

Em São Paulo, representantes de direitos humanos, estudantes e familiares de vítimas homenagearam os desaparecidos desde a ditadura. O ato, no Memorial da Resistência, alertou para que as vítimas da violência do Estado não sejam esquecidas. E que haja investigação dos casos e punição dos culpados.



gghfghf

Bancários fecham melhor acordo do ano no Brasil

Em quase 5 mil acordos trabalhistas fechados no primeiro semestre deste ano, o aumento real médio, conforme levantamento do Dieese, foi de 0,97%. No acordo que acabam de fechar com os patrões, os bancários garantiram reajuste de 5% com ganho real de 1,18%.



gghfghf

Caravana em defesa da educação pública chega a Grande Porto Alegre

Os professores gaúchos realizam, desde junho, uma caravana pelo interior do Rio Grande do Sul de defesa da educação pública. Hoje, eles percorreram a região do Vale dos Sinos. O repórter Guilherme Oliveira acompanhou a caravana.



gghfghf

Manifestantes acampam em defesa do Hospital Universitário

A crise que se arrasta há anos no Hospital Universitário da USP, na Zona Oeste de São Paulo, é motivada pela falta de financiamento público. Uma verba milionária foi destinada ao HU, mas, até agora, nada foi aplicado no hospital. O problema motivou um acampamento em defesa da unidade.



gghfghf

Conselho de Direitos Humanos cobra combate a violações no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos cumpriu agenda no Rio de Janeiro, esta semana. Entre as atividades, os conselheiros acompanharam denúncias de violações de direitos humanos decorrentes da intervenção militar no Estado. E cobraram agilidade nas investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco.



gghfghf

TSE decide participação de Lula em campanha eleitoral

Em Brasília, o TSE, Tribunal Superior Eleitoral, deve decidir se o ex-presidente Lula pode aparecer como candidato do Partido dos Trabalhadores na propaganda eleitoral de rádio e televisão, que começa no sábado, 01/09.



gghfghf

CUT anuncia mais luta contra terceirização

Diante da aprovação da terceirização pelo Supremo Tribunal Federal, a Central Única dos Trabalhadores vai intensificar o apoio às categorias para evitar que percam direitos em negociações. A informação é de Admirson Ferro, secretário-adjunto de Comunicação da CUT.



gghfghf

Feijóo: empresários entram na política pela direita

Depois dos juízes, que nos útimos tempos perderam o pudor de se manifestar politicamente, agora é a vez dos empresários. Alguns de lançam candidatos, enquanto outros apoiam candidatos até mesmo de extrema direita. A análise é do nosso comentarista político José Lopez Feijóo.



gghfghf

Líder social-democrata alemão defende Lula Livre

Com a ressalva de que não quer se intrometer em temas nacionais, o líder social-democrata alemão Martin Schulz defendeu que o Brasil aceite a determinação da ONU a respeito do ex-presidente Lula. Schulz, ex-presidente do Parlamento Europeu, visitou Lula em Curitiba.



gghfghf

Seu Jornal – 30/08/2018

O Seu Jornal está no ar. Veja os destaques de hoje:

Moradores do Butantã, alunos e professores da USP, acampam em frente ao hospital universitário e cobram mais investimentos na unidade.

Hoje é dia internacional das vítimas de desaparecimento forçado. Memorial da Resistência de São Paulo realiza homenagem aos desaparecidos.

O conselho nacional de direitos humanos cumpriu uma extensa agenda no Rio de Janeiro esta semana para acompanhar denúncias de violações de direitos praticadas decorrentes da intervenção militar no estado. Os conselheiros também cobraram mais agilidade nas investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco.



gghfghf

Papo com Zé Trajano – 30/08/2018

Papo com Zé Trajano
Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade.

Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais.

De segunda a sexta às 18:40h, ao vivo, antes do Seu Jornal.

Aqui na TVT!



gghfghf

Artvismo – 30/08/2018

Arte independente, questões sociais e políticas formam o tripé do programa. Mostrar o ativismo por meio da arte é o fundamento central do programa e também do Movimento Cria, responsável pela produção do conteúdo. Responsabilidade essa que será dividida com o público, parte fundamental na construção do que vai ao ar. O formato inovador, dentro da programação da TVT, contará com vídeos enviados pelos expectadores, quadros diversificados, mas sem nenhum apresentador fixo e sim vários “provocadores” que vão estimular a reflexão de quem os acompanha.



gghfghf

A Justiça brasileira é racista?

Não é de hoje que existe um perfil claro da população carcerária brasileira. Mais de 60% dos presos no país são negros. Ai fica a questão: o Judiciário brasileiro exerce uma seletividade penal que prejudica a população negra? O tema foi debatido durante o Seminário Internacional de Ciências Criminais, em São Paulo.



gghfghf

Decreto manda soltar 14 mil mulheres encarceradas mas somente 488 conseguem a liberdade

A Pastoral Carcerária, ligada a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, divulgou hoje, 29/08, que de um do total de 14 mil mulheres encarceradas no país, apenas 488 foram libertadas pelo indulto especial de Dia das Mães. Apesar do decreto libertador, os juízes não aprovaram os pedidos das presas.



gghfghf

Sabores do campo agitam Expointer no Rio Grande do Sul

A Via Campesina, organização internacional camponesa, expõe o melhor dos sabores do campo na 41ª edição da Expointer, a maior feira agropecuária da América Latina. A exposição vai até domingo, 02/09, em Esteio, região metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.



gghfghf

Estudantes conquistam passe livre no Rio

No Rio de Janeiro, a Assembleia Legislativa aprovou, em segundo turno, o projeto que estende a gratuidade de estudantes em ônibus intermunicipais do estado. A proposta aprovada inclui no benefício alunos dos ensinos técnico e superior.



gghfghf

Reforma trabalhista de Temer aumenta número de acidentes de trabalho

O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho. A cada 48 segundos um trabalhador sofre um acidente. Especialistas apontam que as expectativas para diminuir esse problema não são das melhores, já que a reforma trabalhista de Michel Temer aumenta o número de acidentes e mortes no ambiente de trabalho.



gghfghf

Funcionários públicos lutam por planos de saúde

Em Brasília, trabalhadores tentam derrubar resoluções do Ministério do Planejamento, que reduziram a participação de empresas públicas e estatais no custeio dos planos de saúde. As mensalidades subiram e os trabalhadores se sentem prejudicados.



gghfghf

Feijóo: TV Cultura convida Padilha e depois desconvida

O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha foi convidado para participar, na segunda-feira à noite, do “Roda Viva”, mas pouco antes do início do programa foi desconvidado pela direção da TV Cultura. É sobre isso que fala o nosso comentarista político José Lopez Feijóo.



gghfghf

Seu Jornal – 29/08/2018

O Seu Jornal está no ar. Veja os destaques de hoje:

Pesquisa da pastoral carcerária revela que em 2017 apenas 488 mulheres encarceradas foram libertadas pelo induto do dia das mães quando previsto pelo governo federal era de 14 mil.

No Rio de Janeiro, a assembleia legislativa do rio de janeiro aprovou projeto que estende a gratuidade de estudantes em ônibus intermunicipais do estado. A proposta inclui no benefício alunos dos ensinos técnico e superior.

Não é de hoje que existe um perfil claro da população carcerária brasileira. Mais de sessenta por cento dos presos no país são pessoas negras da periferia. Ai fica a questão: o judiciário brasileiro exerce uma seletividade penal que prejudica a população negra?



gghfghf

Papo com Zé Trajano – 29/08/2018

Papo com Zé Trajano
Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade.

Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais.

De segunda a sexta às 18:40h, ao vivo, antes do Seu Jornal.

Aqui na TVT!



gghfghf

Artvismo – 28/08/2018

Arte independente, questões sociais e políticas formam o tripé do programa. Mostrar o ativismo por meio da arte é o fundamento central do programa e também do Movimento Cria, responsável pela produção do conteúdo. Responsabilidade essa que será dividida com o público, parte fundamental na construção do que vai ao ar. O formato inovador, dentro da programação da TVT, contará com vídeos enviados pelos expectadores, quadros diversificados, mas sem nenhum apresentador fixo e sim vários “provocadores” que vão estimular a reflexão de quem os acompanha.



gghfghf

Entre Vistas – Cristiano Zanin

Cristiano Zanin Martins nasceu em Piracicaba, interior de São Paulo, em novembro de 1975. Torcedor são paulino, Zanin também gostava de jogar bola. Na adolescência foi lateral esquerdo da equipe do tradicional Clube de Campo de Piracicaba, o CCP. Filho de advogado, Zanin mudou-se para São Paulo no início dos anos 90 para cursar direito na PUC, onde se graduou e se especializou em direito processual civil. Casado com a advogada Walesca Teixeira Martins Zanin, Cristiano tem 3 filhos. Atualmente Cristiano Zanin Martins integra a equipe de advogados responsável pela defesa do ex presidente Lula.

Convidados: Juliana Avanci; Glenda Mezarobba

Acompanhe!



gghfghf

Brasil não cumpre determinação da ONU e se torna um pária

O ex-ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, afirma em Brasília, que é preciso acatar a determinação do Comitê de Direitos Humanos da ONU, Organização das Nações Unidas, para que o ex-presidente Lula concorra nestas eleições. Para Amorim, o silêncio do Brasil sobre o tema pode causar danos às relações exteriores do país.



gghfghf

João Doria demite empregada idosa durante licença médica

Um candidato a governador de São Paulo demitiu, no início deste ano, uma empregada doméstica, que estava de licença médica. Ela trabalhava há 12 anos na casa dele e tinha 66 anos de idade. A empregada lavava inclusive cortinas e tapetes que ele trazia de fora.



gghfghf

Em Minas, jovens aprendizes lutam contra corte de vagas

Alterações na Classificação Brasileira de Ocupações serão discutidas nesta quarta-feira, em Brasília. A mudança vai afetar diretamente a cota de vagas para jovens aprendizes. Para protestar contra a medida, jovens se reuniram nesta terça-feira, em Belo Horizonte.



gghfghf

Tráfico e milícia proíbem propaganda eleitoral em áreas do Rio

Como se dá o processo eleitoral em territórios dominados pelo tráfico e pela milícia? Há décadas o Rio de Janeiro convive com esse problema e, nessas eleições, mesmo com intervenção do exército, a situação está ainda pior.



gghfghf

Metade dos brasileiros adultos está com contas atrasadas

São quase 63 milhões e meio de pessoas, informa o SPC, Sistema de Proteção ao Crédito. Os mais pobres continuam sendo os mais endividados: 26,7%. Mas os mais ricos também estão com dificuldades de pagar as contas: 10,8% daqueles que recebem mais de 10 salários estão inadimplentes.



gghfghf

Justiça leiloa hospital em São Paulo e deixa moradores sem serviço de saúde

O Hospital Sorocabana está sendo leiloado para resolver uma dívida de organização privada. Construído em 1955, o hospital, nos anos 80, passou a ser administrado pela Associação Beneficente de Hospitais Sorocabana. Após ser retomado pelo Estado, a unidade está em péssimas condições e completamente abandonado.



gghfghf

Seu Jornal – 28/08/2018

O Seu Jornal está no ar. Veja os destaques de hoje:

A legislação trabalhista, que está em vigor desde novembro do ano passado, fez despencar o número de ações na justiça. Trabalhadores em instituições financeiras são as maiores vítimas.

O sistema prisional brasileiro é inviável, incapaz de garantir a vida dos presos, na maioria jovens negros sem escolaridade, e é dominado por setenta facções criminosas. Quem faz essa avaliação não é nenhum opositor do governo temer e, sim, o ministro da segurança pública, Raul Jungmann.

A segunda turma do Supremo Tribunal Federal não vai julgar o inquérito em que o senador José Serra, do PSDB, é investigado por supostas fraudes na construção do rodoanel. Serra foi citado em delações premiadas de executivos da Odebrecht e nega as denúncias.



gghfghf

Papo com Zé Trajano – 28/08/2018

Papo com Zé Trajano
Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade.

Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais.

De segunda a sexta às 18:40h, ao vivo, antes do Seu Jornal.

Aqui na TVT!



gghfghf

Refugiados chegam de repente à praia espanhola e surpreendem banhistas

Banhistas que aproveitavam o domingo de sol na praia La Barrosa, na Espanha, foram surpreendidos com a chegada de um bote lotado com dezenas de refugiados. Enquanto os turistas filmavam o desembarque, os refugiados saíam rapidamente em busca de ajuda.



gghfghf

Visita religiosa: Lula recebe Irmã Inês Pereira

A visita religiosa desta segunda-feira (27) ao Presidente Lula foi com a Irmã Inês Pereira, da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, de Curitiba. Logo após ela conversou com a imprensa e com os militantes da Vigília Lula Livre que completa 143 dias de resistência à prisão política do Lula, em frente à Superintendência da Polícia Federal.



gghfghf

Feijóo: é preciso conhecer os assessores dos candidatos

Com a campanha eleitoral em andamento, aos poucos começam a se tornar conhecidas as propostas dos candidatos à eleição presidencial de outubro. O interessante, observa o comentarista José Lopez Feijóo, é analisar o comportamento dos principais assessores de candidatos, como os economistas Paulo Guedes e Pérsio Arida.



gghfghf

PT acredita que TSE possa aceitar candidatura Lula

O Partido dos Trabalhadores espera que, ao analisar a candidatura Lula, o Tribunal Superior Eleitoral considere os tratados internacionais, entre os quais o que permite ao ex-presidente concorrer em outubro. A afirmação foi feita, em Curitiba, pelo candidato a vice do PT, Fernando Haddad.



gghfghf

Cresce violência contra a mulher, em São Paulo

Só nos primeiros 5 meses deste ano, o índice de violência contra a mulher aumentou 16,2% em relação ao mesmo período de 2017, segundo levantamento da secretaria de Segurança Pública. Os crimes cometidos em vagões e estações do Metrô paulista engrossam esta estatística.



gghfghf

Congresso em Minas trata da mulher na ciência

Em Belo Horizonte, a participação da mulher na ciência é tema de um congresso, durante esta semana, na Universidade Federal de Minas Gerais. Hoje, no Brasil, o número de pesquisadoras é muito menor que o de pesquisadores.



gghfghf

Reforma trabalhista incentiva Latam a demitir 1300 funcionários

A terceirização foi o principal motivo para as 1300 demissões dos trabalhadores da empresa aérea Latam. As demissões atingem o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o Tom Jobim e o Galeão, no Rio de Janeiro. O Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, se reuniu com a direção da Latam na sexta-feira (24) e conseguiu conquistas importantes na negociação.



gghfghf

“Lulaços” se espalham pelo Brasil

Com a recusa da imprensa em ceder o espaço devido à candidatura de Lula, se espalham a cada dia, em todo o país, manifestações de rua. São os chamados “Lulaços” – os mais recentes aconteceram em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Curitiba.



gghfghf

Compositor João Donato também apoia Lula

O compositor e instrumentista João Donato, de 84 anos, participante de primeira hora da Bossa Nova, também manifestou apoio à libertação do ex-presidente Lula. E o fez sem palavras, em seu principal instrumento de trabalho, o piano.



gghfghf

CUT é homenageada em Brasília por 35 anos de luta

Amanhã, dia 28, a CUT, Central Única dos Trabalhadores completa 35 anos de luta e resistência num dos piores momentos desde sua criação. Para a Central, eleger Lula é a garantia que a classe trabalhadora tem de reverter retirada de direitos.



gghfghf

Ato em São Paulo pede solidariedade com imigrantes

A crise humanitária na Venezuela provocou uma das maiores migrações em massa da América Latina. Mas aqui no Brasil, a entrada deles pela cidade de Pacaraima, em Roraima, provocou atos de violência e xenofobia. Em solidariedade aos venezuelanos, movimentos de imigração realizaram um ato em São Paulo.



gghfghf

Manifestantes protestam contra desmonte da política habitacional

Cerca de 2500 integrantes de movimentos por moradia ocuparam o terreno do IPESP, o Instituto de Pagamentos Especiais de São Paulo. Eles protestam contra o desmonte da política de habitação popular na cidade e denunciam o descaso do Governo paulista com a população sem teto.



gghfghf

Papa Francisco enfrenta “guerra” na igreja pelas posições progressistas

Está em curso uma campanha internacional para desmoralizar e, até mesmo, derrubar o Papa Francisco. A campanha teria começado após os escândalos de abusos sexuais na Igreja Católica. São casos que se estendem por décadas e teriam aumentado durante o papado de João Paulo II, como analisa o comentarista internacional Flávio Aguiar.



gghfghf

Seu Jornal – 27/08/2018

O Seu Jornal está no ar!

Veja os destaques desta edição:

A terceirização foi o principal motivo para as mil e trezentas demissões dos trabalhadores da empresa aérea Latam. As demissões atingem o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o Tom Jobim e o Galeão, no Rio de Janeiro.

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) completa 35 anos de fundação. A data foi comemorada hoje em sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Cresce a violência contra a mulher em São Paulo. Só nos primeiros cinco meses deste ano, o índice saltou mais de 16 por cento em relação ao mesmo período de 2017.



gghfghf

Papo com Zé Trajano – 27/08/2018

Papo com Zé Trajano
Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade.

Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais.

De segunda a sexta às 18:40h, ao vivo, antes do Seu Jornal.

Aqui na TVT!



gghfghf

Artvismo – 27/08/2018

Arte independente, questões sociais e políticas formam o tripé do programa. Mostrar o ativismo por meio da arte é o fundamento central do programa e também do Movimento Cria, responsável pela produção do conteúdo. Responsabilidade essa que será dividida com o público, parte fundamental na construção do que vai ao ar. O formato inovador, dentro da programação da TVT, contará com vídeos enviados pelos expectadores, quadros diversificados, mas sem nenhum apresentador fixo e sim vários “provocadores” que vão estimular a reflexão de quem os acompanha.



gghfghf

Militantes encerram greve de fome por Lula Livre após 26 dias

Um ato público de apoio aos militantes ocorreu no Centro Cultural de Brasília. Para os grevistas, os objetivos foram cumpridos. Eles escreveram um manifesto anunciando o fim da greve. No documento, o grupo afirmou que sabia que a greve de fome é um ato extremo, mas foi praticado de forma consciente.



gghfghf

Construtoras querem permissão para destruir terra indígena

Em Brasília, uma área indígena urbana é alvo de disputa judicial entre povos tradicionais e construtoras. Tribos que vivem lá e preservam as tradições e o meio ambiente lutam agora pelo direito de permanecer no local.



gghfghf

Onda de calor na Europa causa incêndios, doenças e mortes

A forte onda de calor que castiga há meses o hemisfério norte, além de provocar mortes por desidratação e incêndios florestais, gerou um novo problema. As chamadas doenças tropicais estão retornando por causa do calor extremo. O comentarista internacional Flávio Aguiar tem mais detalhes.



gghfghf

Produção agrícola de 700 famílias quilombolas está ameaçada

Lançada , neste sábado, em São Paulo, a campanha “tá na hora da roça”. Cerca de 700 famílias quilombolas do Vale do Rebeira, no interior de São Paulo, se reuniram para pedir agilidade no processo de licenciamento para o plantio das roças. A demora na documentação ameaça a produção agrícola.



gghfghf

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC forma mais de 100 dirigentes

Aconteceu hoje a formatura do Curso de Formação para Dirigentes que é oferecido pelo Departamento de Formação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para os membros das Comissões Sindicais de Empresas. O evento aconteceu no Instituto Cajamar, um local histórico na luta dos trabalhadores e das trabalhadoras do Brasil .



gghfghf

Peru fecha fronteira para imigrantes venezuelanos sem passaporte

O Equador abriu um corredor humanitário para acelerar o translado de venezuelanos com destino ao Peru. O Peru fechou hoje a fronteira aos venezuelanos sem passaporte. Muitos, que não possuem passaporte, aproveitaram a oportunidade e lotaram o Centro Binacional de Atenção Fronteiriça em Tumbes.



gghfghf

Governo pode reduzir programa Jovem Aprendiz

O Jovem Aprendiz, é o principal programa do governo destinados à jovens entre 14 e 18 anos que buscam que buscam um curso de qualificação profissional para iniciar no mercado. Apesar de sua importância, de acordo com a matéria do Intercept Brasil, há um lobby da Confederação Nacional da Indústria pressionando o governo federal para reduzir verbas do programa.



gghfghf

Sarau do Binho recebe prêmio na Câmara Municipal de São Paulo

A Câmara dos Vereadores de São Paulo homenageia o Sarau do Binho com a Salva de Prata. O Sarau é promovido há mais de 10 anos na Zona Sul de São Paulo.



gghfghf
gghfghf

TVT na História: TVT 8 Anos

Nesta semana, a Rede TVT completou 8 anos, mas nossa história vai além disso. A luta por uma TV democrática e que atenda às necessidades dos trabalhadores vem muito antes disso, desde os anos 80.

Mas desde sua primeira transmissão em canal aberto, a TVT vem ganhando espaço no hall de TV’s abertas do país, com um conteúdo diverso, amplo e sempre em defesa da democracia e dos trabalhadores.

8 anos após sua concessão, a TVT já possui seu lugar na comunicação brasileira.

Confira nesta edição do TVT na História, alguns dos momentos importantes do país em que estivemos presentes, ajudando a contar uma parte da história do país que sempre é deixada de lado pelos meios tradicionais de comunicação.

#RedeTVT
#TVT8Anos
#TVTNaHistória



gghfghf

Indígenas se sentem abandonados pelo Poder público

Terminou hoje, 24, em São Paulo, o ciclo de debates “Agosto Indígena 2018: povos ameríndios e a política do bem viver”. O centro de estudos abordou as dificuldades e o abandono dos povos indígenas pelos governos municipal e federal.



gghfghf

População tem medo da intervenção militar no Rio de Janeiro

Após uma semana tensa com mais uma mega operação das forças armadas em favelas do Rio de Janeiro, o clima entre os moradores é de medo. Quem vive nas comunidades relata casos de truculência e violações. A atuação dos militares cariocas amedronta quem está vulnerável em meio ao fogo cruzado.



gghfghf

Agenda cultural tem música, teatro e de graça

Quer curtir bons espetáculos no fim de semana em São Paulo e no ABC sem botar a mão no bolso? É fácil. Basta se ligar na nossa agenda cultural.



gghfghf

Grande mídia gera notícia falsa ao tentar tirar Lula do noticiário

Candidato a presidência em 2018, Luiz Inácio Lula da Silva, foi retirado de pesquisas de intenção de voto e foi barrado em propagandas eleitorais por veículos de comunicação. José Lopez Feijóo fala sobre as notícias falsas que essa atitude pode gerar.



gghfghf

Movimento de camponeses propõe agenda política para reforma agrária

Em Brasília, um seminário realizado ontem e hoje reuniu representantes do movimento camponês para tratar sobre a questão fundiária no Brasil. Os debates foram organizados pela Associação Brasileira de Reforma Agrária, a ABRA, contou com a presença de representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, e tem como meta criar uma agenda política para o setor para os novos governantes.



gghfghf

Senado aprova atendimento no SUS à população em situação de rua

O Senado Federal aprovou um projeto de lei que garante atendimento no SUS, o Sistema Único de Saúde, às pessoas em situação de rua sem comprovante de residência. Um direito que essa população tem, mas é negado.



gghfghf

CUT faz campanha para não reeleger político traidor

Sindicalistas do Rio Grande do Sul se reúnem para definir uma política de atuação nas eleições que ocorrem em outubro próximo. A campanha alerta para que parlamentares que atuaram contra os trabalhadores nao sejam reeleitos.



gghfghf

Há 64 anos morria Getúlio Vargas

Em 24 de agosto de 1954, há 64 anos, o presidente Getúlio Vargas cometeu suicídio. Getúlio foi o criador da CLT – a Consolidação das Leis do Trabalho, que hoje é alvo de desmonte pelo atual governo. Getúlio deixou uma carta, em que relata as incontroláveis pressões que sofria para manter políticas para os mais pobres e o controle do país sobre empresas brasileiras, como a Petrobrás. Na carta, Getúlio escreveu a célebre frase: “saio da vida para entrar na história”.



gghfghf

Seu Jornal – 24/08/2018

O Seu Jornal está no ar. Veja os destaques de hoje:

Uma exigência indevida, não prevista em lei, agora poderá ser proibida. O senado aprovou um projeto de lei que garante atendimento no SUS, às pessoas em situação de rua sem comprovante de residência.

Em Brasília, um seminário realizado ontem e hoje reuniu representantes do movimento camponês para tratar sobre a questão fundiária no Brasil. Os debates foram organizados pela associação brasileira de reforma agrária, a abra, e tem como meta criar uma agenda política para o setor para os novos governantes.

O gasto de dinheiro público com os chamados “penduricalhos” dos salários do juízes brasileiros é de 104 milhões de reais por mês. O portal UOL publicou hoje os chamados “auxílios” que magistrados recebem, além do salário de quase quarenta mil reais mensais que vão passar a ganhar após o aumento aprovado pelo Supremo Tribunal Federal.



gghfghf

Papo com Zé Trajano – 24/08/2018

Papo com Zé Trajano

Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade.

Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais.

De segunda a sexta às 18:40h, ao vivo, antes do Seu Jornal.

Aqui na TVT!



gghfghf

Artvismo – 24/08/2018

Arte independente, questões sociais e políticas formam o tripé do programa. Mostrar o ativismo por meio da arte é o fundamento central do programa e também do Movimento Cria, responsável pela produção do conteúdo. Responsabilidade essa que será dividida com o público, parte fundamental na construção do que vai ao ar. O formato inovador, dentro da programação da TVT, contará com vídeos enviados pelos expectadores, quadros diversificados, mas sem nenhum apresentador fixo e sim vários “provocadores” que vão estimular a reflexão de quem os acompanha.



gghfghf

Olhar TVT – Gastronomia Para Todos

Olhar TVT Gastronomia Para Todos mostra que o acesso à boa comida não está necessariamente relacionado a restaurantes caros. Um chefe de cozinha da quebrada visita um feira gastronômica em São Paulo, desmistifica pratos refinados e apresenta seu trabalho temperado com inserção social e alimento de qualidade.

Acompanhe!



gghfghf

Seu Jornal – 23/08/2018

O Seu Jornal está no ar. Veja os destaques de hoje:

A oitava turma do trf-4, o Tribunal Federal de Recursos da Quarta Região, negou por unanimidade recurso pelo desbloqueio dos bens do espólio de Marisa Letícia, a falecida esposa do ex-presidente Lula.

O ministério público da Suíça enviou para as autoridades brasileiras detalhes sobre as contas que Paulo Vieira De Souza, o Paulo Preto, manteve no país. O protocolo equivale no Brasil a uma quebra de sigilo bancário.

Os bancos, que apenas no primeiro semestre lucraram quase meio trilhão de reais, querem pagar menos PRL, participação nos lucros e resultados, às mães em licença maternidade.



gghfghf

O papel político-partidário dos juízes no Brasil

Primeiro, o ministro Thompson Flores, presidente do TRF-4, elogiou sem ter lido uma sentença do juiz Sérgio Moro. Depois, foi contra a ordem de soltura do ex-presidente Lula e agora esteve no Clube Militar, presidido pelo candidato a vice na chapa de Bolsonaro. O comentarista José Lopez Feijóo indaga: esse é o comportamento correto de um juiz?



gghfghf

Ato em memória dos assassinados no massacre da Sé toma ruas de São Paulo

Movimentos em defesa da população de rua realizaram hoje um ato em memória de sete moradores de rua assassinados em agosto em 2004. Investigações da época apontaram que os crimes foram cometidos com o intuito de silenciar os moradores, que sabiam do envolvimento de policiais com o tráfico de drogas na região central.



gghfghf

Ernesto Samper defende direito de Lula ser candidato

O ex-presidente Lula é um preso político e precisa ter seus direitos respeitados como todos os demais candidatos presidenciais. Foi o que disse nesta quinta-feira o ex-presidente da Colômbia Ernesto Samper, após visita a Lula em Curitiba.



gghfghf

Garimpeiros são resgatados em regime de trabalho escravo no Pará

38 garimpeiros e garimpeiras foram encontrados em condições de trabalho escravo em Itaituba, no oeste do Pará, por agentes do Ministério Público do Trabalho do estado. Eles trabalhavam para Raimunda Oliveira Nunes e, segundo o procurador do MP, Allan Bruno, os garimpeiros foram encontrados em condições desumanas.



gghfghf

Governo do PSDB sucateia políticas educacionais em São Paulo desde 1995

O governo de São Paulo é comandado pelo PSDB há 23 anos. Só Geraldo Alckmin ocupou a cadeira de governador do estado por 12 anos e agora, se eleito à presidência, disse que terá como foco a educação básica. Mas professores alertam que as políticas implementadas durante anos de governo do PSDB sucatearam o sistema de educação do estado.



gghfghf

8 a cada 10 deputados federais vão tentar se reeleger em 2018

Cerca de 80% dos deputados em exercício na Câmara, em Brasília, vão concorrer a um novo mandato nestas eleições. As mulheres representam apenas um terço dos mais de 27 mil candidatos para o Congresso Nacional. Para especialistas, a tendência é de manutenção do conservadorismo em Brasília.



gghfghf

Greve de fome em Brasília chega a 24 dias

Em Brasília, a greve de fome pela liberdade do ex-presidente Lula completou 24 dias. Apesar do cansaço e dos problemas causados pelo jejum prolongado, a agenda dos grevistas é bastante movimentada. Nesta quinta-feira, eles participaram de mais um ato interreligioso, em frente ao Supremo Tribunal Federal.



gghfghf

Servidores municipais de Porto Alegre seguem em greve

Os servidores municipais decidiram, em assembléia, realizada nesta quinra-feira, 23, prosseguir com a greve que já dura 24 dias. Os trabalhadores, que estão com salários atrasados, querem que o prefeito Nelson Marchezan Junior, do PSDB, abra negociação com a categoria.



gghfghf

Uberização: a saída para trabalhadores atingidos pela reforama trabalhista

Relatório do Projeto “Reconexão Periferias” analisa as novas configurações de exploração do trabalho, principalmente a “uberização”, incentivadas pela recente reforma trabalhista e pelos avanços tecnológicos que intermediam as relações entre o trabalho e o consumidor.



gghfghf

Preferência pelo PT é a maior em 4 anos

A preferência pelo partido dos trabalhadores bate recorde. Pesquisa do Instituto DataFolha mostra que o índice do PT é muito superior à soma da preferência pelos outros partidos.



gghfghf

Tratamento do câncer entra em colapso no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a Defensoria Pública da União denunciou o colapso no tratamento do câncer, com filas gigantescas e menos vagas para a primeira consulta. Até hospitais que são centro de excelência, como o Instituto Nacional do Câncer, o Inca, passam por essa situação.



gghfghf

Papo com Zé Trajano – 23/08/2018

Papo com Zé Trajano

Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade.

Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais.

De segunda a sexta às 18:40h, ao vivo, antes do Seu Jornal.

Aqui na TVT!



gghfghf

Artvismo – 23/08/2018

Arte independente, questões sociais e políticas formam o tripé do programa. Mostrar o ativismo por meio da arte é o fundamento central do programa e também do Movimento Cria, responsável pela produção do conteúdo. Responsabilidade essa que será dividida com o público, parte fundamental na construção do que vai ao ar. O formato inovador, dentro da programação da TVT, contará com vídeos enviados pelos expectadores, quadros diversificados, mas sem nenhum apresentador fixo e sim vários “provocadores” que vão estimular a reflexão de quem os acompanha.



gghfghf

Mortes, feridos e caos no Rio de Janeiro com intervenção militar

Mais um dia de caos na segurança pública, no Rio de Janeiro. A ponte Rio-Niterói ficou fechada por conta de um tiroteio. Três favelas da zona norte da cidade foram ocupadas, numa operação conjunta das Forças Armadas e Polícia Militar. O saldo oficial das operações somou 12 mortos.



gghfghf

Brasil tem que cumprir tratados internacionais, diz OEA

O Brasil deve cumprir as obrigações estabelecidas em tratados internacionais. Foi o que disse a relatora para o Brasil da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos, Antonia Urrejola, em entrevista à jornalista Marilu Cabañas, da Rádio Brasil Atual.



gghfghf

Catorze anos depois, ninguém foi preso pelo massacre da Sé

Há 14 anos, sete pessoas em situação de rua foram executadas, entre os dias 17 e 18 de agosto, no centro de São Paulo. Cinco policiais militares e um segurança foram apontados, na época, como responsáveis pelas execuções. Contudo, o processo parou porque a única testemunha dos fatos, também em situação de rua na região, identificada como Priscila, foi morta pouco tempo depois.



gghfghf

Desafios das universidades públicas são debatidos no Rio

No mês em que a Faculdade de Educação da UFRJ completa meio século, pesquisadores e educadores se reuniram para debater a função da universidade pública brasileira. No seminário, também foram discutidos os desafios enfrentados no atual momento, como a falta de investimentos no setor e ameaças de privatizações.



gghfghf

Bancários rejeitam proposta de patrões

Bancários de todo o país rejeitam proposta apresentada pela Fenaban, Federação Nacional dos Bancos. Na 8ª rodada de negociações da campanha nacional dos bancários, em São Paulo, os bancários disseram não à retirada de conquistas da convenção coletiva de trabalho da categoria.



gghfghf

Bancos enchem os cofres e trabalhadores vão para o SPC

São números que chamam a atenção. Nos primeiros 6 meses do ano, o lucro dos 5 maiores bancos chegou no Brasil a quase R$42 bilhões. Ao mesmo tempo, 63 milhões de brasileiros estão com o nome sujo no Serviço de Proteção ao Crédito. É disso que trata o nosso comentarista político José Lopez Feijóo.



gghfghf

Chega ao Brasil “Comunismo para crianças”

Depois de muita polêmica e de ataques da difreita, na Alemanha e nos Estados Unidos, chega ao Brasil o livro “Comunismo para crianças”, da escritora e ativista alemã dos direitos humanos Bini Adantchak. O nosso comentarista internacional Flávio Aguiar leu o livro e fala de suas impressões.



gghfghf

Ataque a venezuelanos em Roraima foi premeditado, acusa padre

Os venezuelanos que cruzam a fronteira com o Brasil em busca de trabalho ainda estão preocupados, depois dos recetes ataques sofridos em Roraima. Para o padre Jesús López, pároco de Paracaima, as tensões entre brasileiros e imigrantes são inflamadas por forças políticas obscuras.



gghfghf

TID pede prioridade do novo governo para a indústria nacional

Em vídeo publicado em rede social, Rafael Marques, presidente do TID-Brasil, Instituto Trabalho, Indústria e desenvolvimento, pede atenção dos trabalhadores para as eleições estaduais. Em debate na Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, Marques destacou que o novo governo de São paulo precisa defender a indústria.



gghfghf

Intervenção no Rio de Janeiro: morrem civis e militares

O gabinete da intervenção confirmou hoje a morte do soldado Marcus Vinícius em decorrência da operação conjunta do Exército com a Polícia Civil nos complexo de favelas do Alemão, da Penha e da Maré, na zona norte do Rio. É o terceiro militar morto desde segunda-feira na operação que também vitimou, oficialmente, cinco civis.



gghfghf

Metalúrgicos lutam para manter estabilidade pré-aposentadoria

A garantia de estabilidade dos metalúrgicos e metalúrgicas que estão prestes a se aposentar está ameaçada. Com a reforma trabalhista de Michel Temer, os patrões estão tentando impor na mesa de negociação propostas que retiram direitos históricos da convenção coletiva, como a estabilidade pré-aposentadoria.



gghfghf

APEOESP pressiona e consegue vitória para professor temporário

Os professores temporários vão esperar 40 dias por um novo contrato de trabalho e não mais 180 dias. Em reunião, no Palácio dos Bandeirantes, com o governador Márcio França e o secretário da Educação, João Cury, a Apeoesp conseguiu também a garantia de realização de concurso público para ingresso de 15 mil professores.



gghfghf

Lula nada de braçada na corrida eleitoral

Ex-presidente Lula tem 39% das intenções de voto para presidente e lidera com folga a corrida eleitoral. A pesquisa é do Instituto DataFolha.



gghfghf

Seu Jornal – 22/08/2018

O Seu Jornal está no ar.

Confira os destaques dessa edição:

O ex-presidente Lula tem 39% das intenções de voto para presidente e lidera com folga a corrida eleitoral, segundo o Instituto Datafolha.

Em novembro, um corte nas horas extras levou os funcionários da rede de supermercados Mundial, no Rio de Janeiro, a entrar em greve. Nos meses seguintes, os grevistas passaram a ser perseguidos e mandados embora aos poucos.

Os venezuelanos que cruzam a fronteira com o Brasil para encontrar trabalho ainda estão preocupados depois dos recentes ataques que sofreram em Paracaima, Roraima.



gghfghf

Papo com Zé Trajano – 22/08/2018

Papo com Zé Trajano
Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade.

Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais.

De segunda a sexta às 18:40h, ao vivo, antes do Seu Jornal.

Aqui na TVT!



gghfghf

Artvismo – 22/08/2018

Arte independente, questões sociais e políticas formam o tripé do programa. Mostrar o ativismo por meio da arte é o fundamento central do programa e também do Movimento Cria, responsável pela produção do conteúdo. Responsabilidade essa que será dividida com o público, parte fundamental na construção do que vai ao ar. O formato inovador, dentro da programação da TVT, contará com vídeos enviados pelos expectadores, quadros diversificados, mas sem nenhum apresentador fixo e sim vários “provocadores” que vão estimular a reflexão de quem os acompanha.



gghfghf

TVT na História em 1 Minuto: criança dá uma aula de cidadania contra o racismo

Gustavo Gomes da Silva, aluno do CEU Vila Curuçá em São Paulo, enquanto participava do “Leituraço” de contos africanos e afro brasileiros promovido pela prefeitura, deu uma declaração que surpreendeu todo mundo. Na época ele tinha apenas 10 anos.

#RedeTVT
#TVTNaHistória
#LutaContraORacismo
#GustavoGomesDaSilva
#RedeTVT8Anos



gghfghf

Entre Vistas – Celso Amorim

Celso Amorim é diplomata e foi Ex-Ministro da Defesa e das Relações Exteriores. Foi indicado pela revista americana Foreing Plicycomo “Melhor Chanceler do Mundo”. Na ONU, teve um papel fundamental nas discussões sobre o desarmamento e não-proliferação de armas nucleares. Na área humanitária, representou o Brasil no Comitê das Nações Unidas de sanções Kosovo-Iugoslávia e na presidência dos painéis do conselho de segurança das nações unidas sobre desarmamento, auxílio humanitário e prisioneiros de guerra no Iraque.



gghfghf

Forças de segurança mantêm ocupação de favelas no Rio

Forças de segurança fizeram nesta terça-feira mais um dia de operações nos complexos da Penha, Alemão e Maré. Oficialmente, desde que a operação começou, 5 civis e 2 militares foram mortos. Enquanto isso, moradores das favelas continuam a reclamar de maus tratos por policiais e militares.



gghfghf

Moradores de Santos reivindicam moradia digna

Hoje é comemorado o Dia Nacional da Habitação. A Central de Movimentos Populares de Santos realizou um ato para reivindicar moradias dignas para trabalhadoras e trabalhadores. O déficit habitacional do país já é de quase 8 milhões de moradias.



gghfghf

Fórum de Segurança Pública discute os 64 mil homicídios no Brasil

Começou hoje em Brasília, o 12º Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Durante dois dias será apresentada a agenda “Segurança Pública é Solução”. Resultado da parceria com os institutos Sou da Paz e Igarapé, a meta é enfrentar a grave crise no setor, que só ano passado produziu um numero recorde de 64 mil homicídios no Brasil.



gghfghf

Negros e pobres na mira da polícia

Em São Paulo, em debate sobre “Polícias no Brasil e nos Estados Unidos: geografias de assassinatos e raças”, a pesquisadora americana Martha Huggins, uma das maiores autoridades acadêmicas sobre violência policial no Brasil, afirmou que negros e pobres são as maiores vítimas da polícia brasileira.



gghfghf

Nome sujo é problema para 63 milhões de brasileiros

Enquanto os bancos exibem lucros astronômicos, o SPC, Serviço de Proteção ao Crédito, acaba de divulgar que mais de 63 milhões de brasileiros estão com o nome sujo na praça. O comentarista político José Lopez Feijóo observa que esse número é tão grande que equivale à população da Itália.



gghfghf

Lula diz que golpistas de Minas criam o prato “Escondidinho de Tucano”

O ex-presidente Lula disse que aqueles que deram o golpe em 2016 são os mesmos que o condenaram e prenderam. Lula afirmou em carta a rádio Itatiaia, de Minas Gerais, que os golpistas não vão conseguir mantê-lo preso.



gghfghf

Greve de fome por Lula completa 22 dias

Em Brasília, os manifestantes em greve de fome por justiça e pela liberdade do ex-presidente Lula completaram 22 dias sem comer, nesta terça-feira. No começo da noite, o grupo participou de mais um ato interreligioso em frente ao Supremo Tribunal Federal.



gghfghf

Saúde em Guarulhos pede socorro!

Não é de hoje que a saúde em Guarulhos, o segundo maior município de São Paulo, anda mal das pernas. Unidades de saúde e hospitais têm passado por sérias dificuldades, como a falta de medicamentos e insumos básicos. Para exigir uma saúde pública de qualidade, movimentos sociais e moradores foram às ruas protestar.



gghfghf

Seu Jornal – 21/08/2018

O Seu Jornal está no ar. Veja os destaques de hoje:

Hoje é comemorado o dia nacional da habitação. A central de movimentos populares de santos realizou um ato para reivindicar moradias dignas para trabalhadoras e trabalhadores. O déficit habitacional do país, já é de quase 8 milhões de moradias.

A justiça federal de registro, no interior paulista, garantiu a permanência dos guaranis no parque estadual de intervales, unidade de conservação no Vale do Ribeira. A decisão atende manifestação do ministério público federal e resolve o caso que tramitava na justiça desde 2001, quando o governo de São Paulo solicitou a reintegração de posse da área.

No mês em que a faculdade de educação da UFRJ, completa meio século, pesquisadores e educadores se reuniram para debater a função da universidade pública brasileira.



gghfghf

Papo com Zé Trajano – 21/08/2018

Papo com Zé Trajano
Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade.

Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais.

De segunda a sexta às 18:40h, ao vivo, antes do Seu Jornal.

Aqui na TVT!



gghfghf

Artvismo – 21/08/2018

Arte independente, questões sociais e políticas formam o tripé do programa. Mostrar o ativismo por meio da arte é o fundamento central do programa e também do Movimento Cria, responsável pela produção do conteúdo. Responsabilidade essa que será dividida com o público, parte fundamental na construção do que vai ao ar. O formato inovador, dentro da programação da TVT, contará com vídeos enviados pelos expectadores, quadros diversificados, mas sem nenhum apresentador fixo e sim vários “provocadores” que vão estimular a reflexão de quem os acompanha.



gghfghf

TVT na HIstória em 1 minuto: a denúncia do Power Point

Após a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), apresentada pelo procurador Deltan Dallagnol contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apresentando um Power Point que se tornou icônico, Lula convocou uma coletiva de imprensa pra dar a sua versão dos fatos. Segundo Dallagnol, Lula era o “comandante máximo do esquema de corrupção identificado na Lava Jato” e afirmou ainda não “ter convicção, mas não provas”.



gghfghf

Feijóo: a direita está contra Lula, mas a ONU está a favor

Nesta segunda-feira, se juntou ao bloco contrario ao registro da candidatura presidencial de Lula o vice-procurador geral eleitoral, Humberto Medeiros. Enquanto isso, com a manifestação da ONU, cresce o movimento mundial em apoio aos diretos do ex-presidente. Este é o tema do comentarista político José Lopez Feijóo.



gghfghf

Hospitais de custódia de SP são inadequados, diz Pastoral Carcerária

Pessoas que foram presas mas são consideradas inimputáveis, ou seja, por terem transtornos mentais não tinham consciência do crime que cometeram, não vão para presídios. Elas são encaminhadas para hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico. Um relatório da Pastoral Carcerária mostra que esses hospitais em São Paulo são inadequados.



gghfghf

Determinação da ONU anima ex-presidente Lula

O ex-presidente Lula ficou animado com a liminar das Nações Unidas a favor de sua participação na disputa presidencial. Foi o que disseram os advogados de Lula, Valeska e Cristiano Zanin Martins, após visita ao ex-presidente em Curitiba. A expectativa da defesa é de que em breve a Onu se manifeste em definitivo sobre a questão.



gghfghf

PT vai à Justiça por participação em debates

Com base na determinação da Onu de que Lula tem o direito de participar da campanha presidencial, o Partido dos Trabalhadores vai entrar na Justiça. O PT quer garantir que, se Lula continuar impedido de participar dos debates, esse espaço seja ocupado pelo candidato a vice, Fernando Haddad.



gghfghf

Papa Francisco diz que abuso sexual é uma “atrocidade” a ser combatida

Em carta, o Papa Francisco condenou os escândalos de abusos sexuais cometidos na Igreja Católica. Foi a primeira vez que um Papa escreveu uma carta sobre o tema. Na carta, destinada ao Povo de Deus, o pontífice classificou os abusos sexuais como “atrocidades” a serem combatidas no mundo.



gghfghf

Crise em Roraima levou embora 1,2 mil venezuelanos

Devem chegar nesta semana a Roraima 36 voluntários da área de saúde e 60 homens da Força Nacional para atuar na crise com os refugiados venezuelanos. Depois dos incidentes de sábado, em que foram agredidos por brasileiros, mais de 1,2 mil imigrantes voltaram para a Venezuela.



gghfghf

Isolamento da população faz crescer a percepção de corrupção do paulistano

Metade dos paulistanos acredita que a corrupção aumentou em São Paulo na gestão do ex-prefeito João Dória. O dado faz parte da pesquisa “Viver em São Paulo – a percepção da população sobre transparência, participação social e corrupção na cidade”, realizada pela Rede Nossa São Paulo, em parceria com o Ibope.



gghfghf

Justiça contra o feminicídio

Foi aberta nesta segunda-feira, em Belo Horizonte, a Semana Nacional de Justiça pela Paz em Casa. Até sexta-feira, os tribunais de todo o país devem priorizar as audiências referentes à violência doméstica, em especial os processos de feminicídio.



gghfghf

Mortes, feridos e caos no Rio de Janeiro com intervenção militar

Mais um dia de caos na segurança pública, no Rio de Janeiro. A ponte Rio-Niterói ficou fechada por conta de um tiroteio. Três favelas da zona norte da cidade foram ocupadas, numa operação conjunta das Forças Armadas e Polícia Militar. O saldo oficial das operações somou 12 mortos.



gghfghf

Especialistas discutem o que são os Direitos humanos

Qual a relação direitos humanos e mídia? Os veículos de informação informam corretamente sobre o que são os direitos humanos? Essas e outras questões foram debatidas hoje na Universidade Mackenzie, em São Paulo, com a presença de representantes da ONU – Organização das Nações Unidas.



gghfghf

Greve de fome por Justiça e pela liberdade de Lula completa 21 dias

A greve de fome por justiça e pela liberdade do ex-presidente Lula completa 21 dias. E a cada dia fica mais acentuada a debilidade física.



gghfghf

Turquia é o alvo do novo ataque de Donald Trump

Em sua sanha de arrumar um inimigo por semana, desta vez o ataque de Donald Trump é contra a Turquia. A guerra fiscal levou a moeda turca, a lira, a perder 25% do valor em apenas dois dias. As consequências dessa guerra fiscal são o tema da análise do nosso comentarista internacional Flávio Aguiar.



gghfghf

Seu Jornal – 20/08/2018

O Seu Jornal está no ar.

Confira os destaques dessa edição:

Os sete grevistas de fome por justiça e pela liberdade do ex-presidente Lula estão há 21 dias em comer.

O ex-presidente Lula dispara, segundo pesquisa CNT/MDA. Lula cresceu cinco pontos nas intenções de voto para presidente em relação ao levantamento anterior, em maio.

Começa hoje no Seu Jornal, uma série especial sobre como a internet vai se comportar durante essa campanha eleitoral. Vamos falar de fake news, notícias falsas, manipulação e desinformação entre outras situações, que podem confundir o eleitor.



gghfghf

Papo com Zé Trajano – 20/08/2018

Papo com Zé Trajano

Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade.

Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais.

De segunda a sexta às 18h40, ao vivo, antes do Seu Jornal.

Aqui na TVT!



gghfghf

Artvismo – 20/08/2018

Arte independente, questões sociais e políticas formam o tripé do programa Artvismo que estreia em fevereiro na TV dos Trabalhadores, a TVT. Mostrar o ativismo por meio da arte é o fundamento central do programa e também do Movimento Cria, responsável pela produção do conteúdo.

Responsabilidade essa que será dividida com o público, parte fundamental na construção do que vai ao ar. O formato inovador, dentro da programação da TVT, contará com vídeos enviados pelos expectadores, quadros diversificados, mas sem nenhum apresentador fixo e sim vários “provocadores” que vão estimular a reflexão de quem os acompanha.



gghfghf

Jovem negra é condenada por assalto mesmo provando sua inocência

Infelizmente a liberdade tem cor aqui no Brasil. Uma jovem de 20 anos foi condenada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a 5 anos de prisão por assalto de veículos, na região de Santo Amaro, Zona Sul da cidade. Bárbara Querino é negra, da periferia e foi condenada mesmo provando sua inocência.



gghfghf

Sábado teve feira solidária no Sul

Em Porto Alegre, o sábado foi de feira solidária na periferia. A iniciativa foi do Banco Comunitário Justa Trama. A organização tem moeda própria e linha de crédito para tornar possíveis pequenos projetos da economia local.



gghfghf

Moradores do Lajeado, em Guaianases, enfrentam ordem de despejo

Uma ordem de reintegração de posse está tirando o sono de 380 famílias da ocupação 1º de Maio, em Guaianases, no extremo leste de São Paulo. Com casas de alvenaria e energia elétrica fornecida pela Eletropaulo, o terreno abriga, principalmente, pessoas de baixa renda que não têm para onde ir.



gghfghf

Imprensa de todo o mundo fala da ONU a favor de Lula

A imprensa mundial tratou neste sábado da manifestação da ONU a favor do ex-presidente Lula. Na França, o jornal “Le Monde” publicou que Lula tem o direito de disputar a eleição presidencial. O assunto também foi destaque no jornal espanhol “El País”, no “New York Times” e nos britânicos BBC E “The Guardian”.



gghfghf

Advogados afirmam: Lula deve disputar eleição como diz a ONU

Advogados da Renap, a Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares, comentaram a liminar do Comitê de Direitos Humanos da ONU que diz que o Brasil deve respeitar a candidatura do ex-presidente Lula à Presidência. Os advogados são enfáticos: Lula deve disputar a eleição como diz a ONU, não garantir os direitos políticos do ex-presidente torna o Brasil ilegal.



gghfghf

Advogado de Lula analisa desempenho da imprensa

Em vídeo divulgado neste sábado nas redes sociais, o advogado de Lula Cristiano Zanin reafirma que o Brasil deve cumprir a determinação das Nações Unidas a favor do ex-presidente. Zanin também analisa a forma com que a imprensa brasileira está tratando do assunto.



gghfghf

Kofi Annan morre aos 80 anos

Morreu neste sábado aos 80 anos Kofi Annan, ex-Secretário-Geral da ONU e prêmio Nobel da Paz, por seu empenho em causas comunitárias. Nascido na África, Annan, o primeiro negro a assumir o cargo de chefe nas Nações Unidas, estava internado em um hospital na Suíça



gghfghf

Bancários voltam na terça-feira à mesa de negociação

Em campanha salarial, os bancários voltam a se reunir com a Federação dos Bancos na próxima semana. Por enquanto, os banqueiros oferecem apenas reposição da inflação e não se manifestam sobre temas de interesse da categoria, como terceirização e trabalho autônomo.



gghfghf
gghfghf

MPB em destaque na agenda cultural

Muito samba na agenda cultural do fim de semana em São Paulo e no ABC. Filha de Jair Rodrigues, a cantora Luciana Mello homenageia o pai, em show no Sesc Osasco. No Centro Cultural Fiesp, o show é dos Demônios da Garoa, com clássicos de Adoniran Barbosa.



gghfghf

Sindicalistas americanos também apoiam Lula

Sindicalistas norte-americanos já haviam pedido às Nações Unidas que se manifestassem em defesa do ex-presidente Lula. Foi o que revelou, em visita à TVT, Tefere Gebre, vice-presidente da AFL-CIO, a Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais.



gghfghf

Exposição QueerMuseu será reaberta no Rio de Janeiro

Será reaberta neste final de semana no Rio de Janeiro a exposição Queermuseu – cartografia das diferenças na arte brasileira. Acusada de incentivo à pedofilia, zoofilia e blasfêmia, a exposição foi censurada durante sua primeira montagem em Porto Alegre, devido a uma campanha difamatória e a boicotes ao banco Santander, patrocinador da mostra à época.



gghfghf

Feijóo: Temer está com Alckmin e Meirelles é laranja

O nosso comentarista político José Lopez Feijóo observa que Henrique Meirelles, do MDB, é um candidato presidencial laranja. Embora seja do mesmo partido de Michel Temer, é Geraldo Alckmin o candidato do Planalto, conforme revelação publicada pela Folha de S. Paulo.



gghfghf

Serrano: Brasil tem que cumprir decisão da ONU

Pedro Serrano, professor de Direito Constitucional da PUC de São Paulo, entende que a manifestação da Corte Internacional de Direitos Humanos da ONu em favor de Lula é legítima face aos tratados internacionais. Para o professor, a justiça brasileira ficará em péssima situação, se não cumprir a decisão.



gghfghf

Crise: 4,8 milhões de trabalhadores desistiram de procurar emprego

2018 não está sendo fácil para os brasileiros, para quem está à procura de emprego então, a situação é ainda pior. Em tempos de crise econômica, o número de trabalhadores que desistiram de procurar emprego bateu recorde este ano e atinge 4,8 milhões de brasileiros.



gghfghf

Lideranças políticas comentam decisão da ONU

Políticos ligados ao Partido dos Trabalhadores repercutiram, nas redes sociais, a determinação da Organização das Nações Unidas de que o ex-presidente Lula deve exercer todos os direitos políticos como candidato. Fizeram comentários Gleisi Hoffmann, Fernando Haddad e Paulo Pimenta.



gghfghf

ONU determina: Lula deve participar das eleições

A Organização das Nações Unidas determinou que o ex-presidente Lula participe do processo eleitoral para a presidência do Brasil, neste ano. O ex-chanceler, Celso Amorim, afirmou em São Paulo, que se o Brasil não garantir os direitos políticos e a participação de Lula nas elições, como requer a ONU, o país se tornará um pária internacional.



gghfghf

Queda de ponte na Itália envolve toda a Europa

Depois do desastre de Gênova, que deixou pelo menos 38 mortos e vários desaparecidos, cresce a preocupação com o estado das pontes na Itália e em toda a Europa. O nosso comentarista internacional Flávio Aguiar destaca que a discussão envolve inclusive a União Europeia.



gghfghf

Mortalidade materna sobe no Brasil e compromete meta do país com a ONU

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil teve um aumento drástico na taxa de mortalidade materna em 2016 – último ano com dados oficiais consolidados. Foram contabilizados 64,4 óbitos por 100 mil nascidos vivos no ano. O número engloba qualquer morte que aconteça durante o período de gestação, parto ou em até 42 dias após o nascimento, dentro de causas relacionadas ou acentuadas pela gravidez.



gghfghf

Seu Jornal – 17/08/2018

O Seu Jornal está no ar. Veja os destaques de hoje:

A organização das nações unidas entende que o ex-presidente Lula deve participar do processo eleitoral para a presidência do brasil, neste ano. E determinou que o estado brasileiro tome todas as medidas necessárias para garantir os direitos políticos do ex-presidente Lula.

O WhatsApp anunciou que vai tentar combater as fake news, durante a campanha eleitoral no brasil. O WhatsApp tem 120 milhões de usuários no país. O aplicativo pertence ao Facebook, do bilionário norte-americano Mark Zuckerberg, recentemente envolvido no escândalo de venda de dados de usuários nas eleições dos Estados Unidos.

Será reaberta neste fim de semana no rio de janeiro a exposição Queermuseu – cartografia das diferenças na arte brasileira. Acusada de incentivo à pedofilia, zoofilia e blasfêmia, a exposição foi censurada durante sua primeira montagem em porto alegre, devido a uma campanha difamatória e a boicotes ao banco Santander, patrocinador da mostra à época.



gghfghf

Papo com Zé Trajano – 17/08/2018

Papo com Zé Trajano
Debate: futebol, política, música, cultura e sociedade.

Tudo isto num bate papo descontraído e com a presença de convidados especiais.

De segunda a sexta às 18:40h, ao vivo, antes do Seu Jornal.

Aqui na TVT!



gghfghf

Artvismo – 17/08/2018

Arte independente, questões sociais e políticas formam o tripé do programa. Mostrar o ativismo por meio da arte é o fundamento central do programa e também do Movimento Cria, responsável pela produção do conteúdo. Responsabilidade essa que será dividida com o público, parte fundamental na construção do que vai ao ar. O formato inovador, dentro da programação da TVT, contará com vídeos enviados pelos expectadores, quadros diversificados, mas sem nenhum apresentador fixo e sim vários “provocadores” que vão estimular a reflexão de quem os acompanha.



gghfghf

Olhar TVT – Companhia de Teatro de Heliópolis: Transformação Pela Arte

O Olhar TVT Companhia de Teatro de Heliópolis – Profunda Conexão Com a Vida & Circo do Asfalto – Transformação Pela Arte apresenta a Companhia de Teatro Heliópolis, formada por talentosos artistas que traduzem a essência humana com poesia e profundidade, sem darem a mínima para os conceitos e preconceitos da academia.
O programa também traz a luta transformadora e altruísta da companhia Circo do Asfalto, acostumada a levar a arte circense às periferias e cidades mais pobres,
sempre promovendo oficinas, parcerias e inclusão pela arte.



gghfghf

Metalúrgicos paralisam produção em fábrica no Rio Grande do Sul

Os metalúrgicos da fábrica de ferramentas STHIL, em São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre, realizaram uma paralisação na manhã desta quinta-feira. Ostrabalhadores enfrentam uma das piores campanhas salariais dos últimos tempos. A empresa quer impôr a reforma trabalhista aos trabalhadores.



gghfghf

Defesa de Lula se prepara para batalha judicial

O Partido dos Trabalhadores e a defesa do ex-presidente Lula, reforçada por dois ex-ministros do Tribunal Superior Eleitoral, estão preparados para derrubar os pedidos de impugnaçao da candidatura dele. Até o final da tarde desta quinta-feira, pelo menos 6 pedidos já haviam sido protocolados.



gghfghf

Lula critica interferência dos Estados Unidos no Brasil

O ex-presidente Lula está revoltado com a interferência dos Estados Unidos na política externa brasileira. Lula também está preocupado em que sua inocência seja reconhecida. As revelações são do ex-chanceler Celso Amorim e o Nobel da Paz Adolfo Perez Esquivel, depois de visita ao ex-presidente.



gghfghf

Intervenção no Rio completa 6 meses com aumento de mortes

No Rio de Janeiro, a intervenção militar decretada pelo governo Temer completa 6 meses. Na análise de especialistas, é um tempo suficiente para apresentar resultados concretos. No entanto, o que se vêá pouca ação e falta de transparência. Além disso, cresceram os casos de mortes, chacinas e tiroteios.



gghfghf

Se é público, é para todos, a defesa do patrimônio público brasileiro

O processo de privatização das empresas estatais se tornou preocupante no último ano. O sistema Eletrobras, a Petrobras, além de bancos públicos estão no pacote de venda de Michel Temer. Por isso, o tema foi discutido durante o lançamento do livro “Se é público, é para todos”, na UFABC, em São Bernardo do Campo.



gghfghf

Feijóo: TSE pode cassar candidatura de Lula

A ministra Rosa Weber, que tomou posse como presidenta do Tribunal Superior Eleitoral, declarou que o TSE pode cassar a candidatura do ex-presidente Lula para as próximas eleições. O antecessor da Ministra, Luis Fucks, já havia feito declaração parecida. O comentarista político José Lopez Feijóo analisa a decisão.



gghfghf

Campanha defende Presunção de Inocência

Em defesa do direito fundamental de proteção contra o poder punitivo e acusatório do Estado, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia lança campanha pela Presunção de Inocência, como garante a Constituição Brasileira.



gghfghf

Seu Jornal – 16/08/2018

O Seu Jornal está no ar. Veja os destaques de hoje:

Uma ordem de reintegração de posse está tirando o sono de mais de 350 famílias da ocupação primeiro de maio, em Guaianases, no extremo leste de São Paulo. Com casas de alvenaria e energia elétrica fornecida pela própria Eletropaulo, o local hoje abriga, principalmente, pessoas de baixa renda que não têm pra onde ir.

A Associação Brasileira de Juristas Pela Democracia lança campanha em defesa do direito constitucional de presunção da inocência.

Desde que Michel Temer assumiu a presidência, anda em curso no país um preocupante processo de privatização das empresas estatais. Aeroportos, o sistema Eletrobras, a Petrobras, além de bancos públicos estão no pacote de venda do emedebista.



gghfghf

Seu Jornal – 16/08/2018

O Seu Jornal está no ar. Veja os destaques de hoje:

Uma ordem de reintegração de posse está tirando o sono de mais de 350 famílias da ocupação primeiro de maio, em Guaianases, no extremo leste de São Paulo. Com casas de alvenaria e energia elétrica fornecida pela própria Eletropaulo, o local hoje abriga, principalmente, pessoas de baixa renda que não têm pra onde ir.

A Associação Brasileira de Juristas Pela Democracia lança campanha em defesa do direito constitucional de presunção da inocência.

Desde que Michel Temer assumiu a presidência, anda em curso no país um preocupante processo de privatização das empresas estatais. Aeroportos, o sistema Eletrobras, a Petrobras, além de bancos públicos estão no pacote de venda do emedebista.



gghfghf

Gleisi: registro da candidatura Lula é vitória

O PT considera uma vitória ter registrado, com grande apoio popular, a candidatura de Lula a presidente. Foi o que disse a presidenta do Partido dos Trabalhadores, senadora Gleisi Hoffmann, em entrevista coletiva com governadores do PT, o candidato a vice, Fernando Haddad, e a deputada Manuela DÁvila, do PCdoB.



gghfghf

Rede de supermercados controla ida de funcionários ao banheiro

Utilizar o banheiro durante o expediente é uma prática comum e legal para qualquer pessoa. Só que existem empresas que controlam rigorosamente a ida e o tempo que os funcionários utilizam o banheiro. É o caso de uma rede de supermercados com unidades na Região Metropolitana de São Paulo.



gghfghf

Vitória da sociedade civil: empresas estão proibidas de usar dados pessoais

Michel Temer sancionou a Lei de Proteção de dados pessoais que define multa de 2% do faturamento da empresa infratora, limitados a R$ 50 milhões, por uso indevido de dados pessoais como: nome, endereço, e-mail, idade, estado civil e situação patrimonial do cidadão.



gghfghf

Vereadores cariocas aprovam projetos de Marielle Franco

O assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes continua sem resposta. Nesta terça-feira, 14/08, para marcar os cinco meses da morte de Marielle, a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro votou e aprovou projetos de Lei de autoria da vereadora.



gghfghf

Família de pessoa desaparecida é desassistida pelo Estado

O Brasil não possui uma política pública para investigar casos de desaparecimento de pessoas. A denúncia é do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Humana. A presidenta da Ong “Mães em Luta”, Vera Lúcia Ranu, afirma que o Estado tem obrigação de atender as famílias de desaparecidos.



gghfghf

PT quer ouvir autoridades sobre descumprimento de soltura de Lula

Os líderes do PT no Congresso querem explicações sobre o descumprimento do habbeas corpus em favor do ex-presidente Lula, em julho. Eles protocolaram requerimentos para ouvir o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, além do presidente do TRF-4, Thompson Flores.



gghfghf

Alemanha se mobiliza por Lula Livre

Em Berlim, brasileiros e alemães se unem por Lula Livre. Nesta quarta-feira, 15/08, os manifestantes se reuniram em frente ao Portão de Brandemburgo, um símbolo de paz na Europa, para defender a candidatura do ex-presidente Lula nas próximas eleições. O comentarista internacional, Flávio Aguiar, acompanhou a mobilização.



gghfghf

Filme sobre o golpe e perseguição a Lula é lançado em Porto Alegre

Acontece durante essa semana a estréia do filme Golpe, no Cine-Bancários, em Porto Alegre. O documentário traz uma cronologia e uma reflexão sobre os fatos políticos recentes que marcam o impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff e a prisão de Lula no contexto das reformas neoliberais impostas a população e da ascensão do fascismo político e social que seguem.



gghfghf

Boff apóia manifestantes em greve de fome

Os manifestantes que estão em greve de fome em Brasília há mais de 2 semanas, em defesa do ex-presidente Lula, perderam entre 8 e 11 quilos, muita massa muscular e têm apreswentado sintomas de problemas arteriais. Nesta quarta-feira, o grupo foi visitado pelo teólogo Leonardo Boff.



gghfghf

Trabalhadores prejudicados: governo corta aposentadorias por invalidez

Médicos, sindicalistas, psicólogos, advogados, conselheiros de saúde e especialistas em reabilitação profissional discutem a precarização da política pública de previdência social. Por meio de alterações nos procedimentos periciais, o governo tem cancelado milhares de benefícios de auxílio-doença e aposentadorias por invalidez a cada ano.



gghfghf

Feijóo: nos Estados Unidos, agrotóxico dá R$1 bi de multa

Enquanto no Brasil o Congresso Naconal de prepara para votar o PL do veneno, o projeto que facilita a venda de agrotóxicos, nos Estados Unidos a Monsanto tem que pagar uma multa que, em reais, chega a R$ 1 bilhão. Esse é o tema da análise do nosso comentarista internacional José Lopez Feijóo.



gghfghf