TVT Na História em 1 Minuto: Aposentadoria

Em 2016, ainda na gestão Dilma Rousseff, foi definido um aumento de 11,28%, acima do teto da inflação, o teto da Previdência Social para 2016 ficou em R$ 5.189,82. No ano anterior, o reajuste dos benefícios havia sido de 6,23%.

A proposta de reforma da previdência que rodeia o congresso desde de Michel Temer assumiu à presidência no mesmo ano, já demonstrava perdas reais aos aposentados. Agora, com a nova proposta da equipe econômica de Jair Bolsonaro, a situação pode ficar ainda pior.

Com a proposta de um regime de capitalização para o trabalhador, a aposentadoria deve ficar abaixo do salário mínimo, esta é a proposta que segue para o Congresso Nacional no próximo mês. O modelo de capitalização funciona da seguinte forma: cada pessoa é responsável por acumular sua própria reserva para a aposentadoria e será válido para quem vai entrar no mercado de trabalho. Atualmente, o regime é de repartição, quem trabalha hoje, acumula para as gerações futuras e os que não puderam poupar, os trabalhadores informais em sua grande maioria, tem uma renda mínima, menor do que o salário mínimo e maior do que o Bolsa Família, garantida pelo governo.

No Chile, o sistema de capitalização já é realidade, mas não demonstra efetividade ou melhora no sistema previdenciário – os valores das primeiras aposentadorias mantidas por esse sistema mal custeiam os gastos do aposentado. Os trabalhadores depositam 10% do salário por, no mínimo, 20 anos para se aposentar. A idade mínima para mulheres é 60 e, para homens, 65. As aposentadorias hoje no Chile correspondem a apenas 10% do salário mínimo do país.

#RedeTVT
#TVT
#TVTNaHistória
#Aposentadoria
#ReformaDaPrevidência

Deixe um Comentário

comentários