🔴 A alma poderosa de um país, com João Candido Portinari – Conde Entrevista

João Candido Portinari é professor da PUC-Rio desde 1967, quando regressou de dez anos de estudos no exterior, onde se graduou como doutor pelo Massachusetts Institute of Technology, o MIT, após se formar como Engenheiro de Telecomunicações em Paris.
Foi um dos fundadores do Departamento de Matemática da PUC-Rio, sendo um de seus primeiros diretores.

Naquele departamento exerceu suas atividades de professor em tempo integral e dedicação exclusiva até 1979, quando fundou o Projeto Portinari, sendo até hoje o seu Coordenador-Geral.

Em 2004, publicou o Catálogo Raisonné “Candido Portinari – Obra Completa”, o primeiro desta natureza em toda a América Latina.

Ainda em 2004, recebeu o Prêmio CLIO de História, outorgado pela Academia Paulistana de História.

Em 2005 foi premiado com o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria “Arquitetura e Urbanismo, Comunicação e Artes”, o Prêmio Sérgio Milliet, outorgado pela Associação Brasileira de Críticos de Arte, e o Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade, outorgado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional — IPHAN.

Em 2008 foi agraciado pela Presidência da República com a Ordem do Mérito Cultural, na categoria de Comendador.

Em 2012 foi eleito “Personalidade do Ano” pela Associação Brasileira de Críticos de Arte.

#CondeEntrevista
#RedeTVT

📌 Fortaleça a TVT e a Rádio Brasil Atual! Manda um Pix. Chave: pix@tvt.org.br
🔔 Inscreva-se, ative o “sininho” e receba os conteúdos da TVT 📱 Seja membro do nosso canal! Veja como: https://bit.ly/2VT0hI0

Deixe um Comentário

comentários