🔴 BRASIL PSI! Direitos Humanos, série sobre psicologia em 10 episódios #AOVIVO

A Psicologia brasileira viveu grandes mudanças entre o final do século 20 e começo do 21. Ações e eventos a reposicionaram no espectro social, impactaram sua formatação e constituíram forte inovação no modo de compreender a relação entre a psicologia e a política.

No centro dessa revolução está a psicóloga e professora Ana Bock, um dos expoentes da psicologia brasileira e alguém que invocou a responsabilidade coletiva no campo para que práticas limitadoras fossem finalmente superadas.

Bock sintetiza esse processo por ter estado, na prática, à frente da maior parte das iniciativas que produziram esse conjunto de novas dimensões à profissão.

Pelas suas mãos e poder de aglutinação passaram temas como atenção a Direitos Humanos, qualificação da prática profissional, relação com o Estado e com movimentos sociais, enfrentamento do pensamento colonizado, relação com o pensamento latino-americano, além da produção de referência histórica para compreensão do desenvolvimento da Psicologia.

No processo de redemocratização vivido pelo Brasil nesse período, cresceu a demanda da sociedade por contribuições da psicologia. Ficou claro que era preciso ampliar a presença da profissão na sociedade – e isso incluía também ampliar o mercado de trabalho. Mas não ampliar de qualquer jeito: era preciso garantir, ao mesmo tempo, ampliação de qualidade na atuação profissional.

Para isso foi preciso articular esforços de muitas organizações da psicologia. É essa história que será contada nesta série de 10 episódios em que Ana Bock irá revelar em detalhes esse processo revolucionário que formatou a psicologia brasileira contemporânea.

A série ainda conta com a participação dos psicólogos Marcos Ferreira – que participou ativamente daquela renovação – e Elisa Zaneratto, psicóloga de outra geração que bebeu na fonte na desta ‘nova psicologia’ e consolidou o processo em meio à comunidade acadêmica e às práticas clínicas.

Participantes:

Marcos Ferreira é mestre em Psicologia Social pela Universidade de Brasília (1984) e doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997).

Foi professor, por dezesseis anos, na Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou nesse período no ensino de psicologia organizacional, ética profissional, história e epistemologia da Psicologia, Psicologia do Trabalho e Psicologia Ambiental.

O tema em que orientou maior número de dissertações de mestrado foi o do sentido humano do trabalho.

Participou da organização de inúmeras fontes de informação da psicologia no Brasil, incluindo incluindo a concepção e produção da Biblioteca Virtual da Psicologia (www.bvs-psi.org.br), e da Biblioteca Virtual Latinoamericana de Psicologia.

Ana Bock é um dos nomes mais importantes da psicologia brasileira. É doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora titular da mesma Universidade. Tem várias publicações como organizadora, autora ou co-autora.

Os temas mais caros à Ana Bock são: psicologia, educação, psicologia sócio-histórica, profissão e compromisso social e dimensão subjetiva da desigualdade social.

Ela coordena o grupo de pesquisa: A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social: suas diversas expressões. Foi presidente do Conselho Federal de Psicologia por três gestões e preside o Instituto Silvia Lane – Psicologia e Compromisso Social.

Elisa Zaneratto é psicóloga, doutora em Psicologia Social pela PUC SP. É professora do curso de Psicologia e da Pós Graduação em Psicologia Social da PUC SP. Foi conselheira do CRP SP, presidente da comissão de ética, 2001-2004.

Também foi conselheira tesoureira do CRPSP 2004- 2007 e conselheira do CFP 2007- 2010. Ocupou a presidência do CRPSP 2013-2016. É membra do Instituto Silvia Lane – Psicologia e compromisso social, coordenadora do curso da PUC e militante da luta Antimanicomial.

#BrasilPsi
#Psicologia
#AnaBock
#CondenaTVT

📌 Fortaleça a TVT e a Rádio Brasil Atual! Manda um Pix. Chave: pix@tvt.org.br
🔔 Inscreva-se, ative o “sininho” e receba os conteúdos da TVT 📱 Seja membro do nosso canal! Veja como: https://bit.ly/2VT0hI0

Deixe um Comentário

comentários