🔴 Encruzilhada civilizatória, com Silvio Tendler e Givânia Silva – Conde Entrevista

Silvio Tendler é cineasta e realizador. Produziu e dirigiu mais de 70 filmes entre curtas, médias e longas-metragens em formato documental, além de 12 séries. Em 1981 fundou a Caliban Produções, produtora direcionada para biografias históricas de cunho social.

Givânia Silva é educadora e quilombola. Atuou em sala de aula em escolas públicas por 20 anos. Graduada em Letras e especialista em Programação de Ensino e Desenvolvimento Local Sustentável. Mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade de Brasília-UnB (2010-2012) e doutoranda do curso de Sociologia na mesma Universidade (2017-2020).

É orientanda do Professor Dr. Joaze Bernardino-Costa. Pesquisa educação escolar quilombola, organização de mulheres quilombolas e questões agrárias em quilombos.

É membro fundador da Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas (CONAQ). Vereadora por 2 mandatos pelo Partido dos Trabalhadores/ Salgueiro-PE.

Tendler lança o filme-manifesto “A Bolsa ou a Vida”.

“No futuro pós pandemia do novo coronavírus, a centralidade será o cassino financeiro e acumulação de riqueza por uma elite ou uma vida de qualidade para todos, com menos desigualdade? O Estado mínimo se mostrou capaz de atender ao coletivo? Como garantir a vida sem direitos sociais e trabalhistas? Em qual modelo de sociedade queremos viver? “A Bolsa ou a Vida” aborda o desmonte do conceito de bem-estar social e nos faz refletir sobre a incompatibilidade do neoliberalismo com um projeto humanista de sociedade.

Estamos na bifurcação. Em 2020, a pandemia da COVID-19 escancarou as mazelas de um modelo político-econômico que, desde a sua gênese, se anunciava incapaz de atender à coletividade. Afetadas por sucessivas crises financeiras globais e amparadas por poucos direitos sociais, milhões de pessoas em todo o planeta enfrentam o vírus em sistemas falidos que salvam bancos no lugar de garantir condições mínimas de bem-estar para a população.

“A Bolsa ou a Vida” é um filme-manifesto que incorpora diferentes olhares em um quebra-cabeças sobre o Estado, a financeirização, a desigualdade, a vida nas cidades, nas florestas e no campo e as portas de saída para o pandemônio em que vivemos.”

Conheça o canal Caliban Produções:
https://www.youtube.com/channel/UCkoPZfCNAJNxwsRlMsrr-WQ

#SilvioTendle
#Givânia Silva
#CondenaTVT

📌 Fortaleça a TVT e a Rádio Brasil Atual! Manda um Pix. Chave: pix@tvt.org.br
🔔 Inscreva-se, ative o “sininho” e receba os conteúdos da TVT 📱 Seja membro do nosso canal! Veja como: https://bit.ly/2VT0hI0

Deixe um Comentário

comentários