🔴 Pensamento estratégico em tempos de crise – José Genoino e convidados no Conde Emtrevista

Ciclo de Debates: Pensamento estratégico em tempos de crise

Crises são reconhecidas pela ausência de governabilidade de sujeitos e instituições sobre variáveis decisivas e determinantes de sistemas que coexistem na sociedade, provocando a percepção de incertezas. Carlos Matus , importante pensador latino-americano definiu que “Quanto mais variáveis decisivas controla um ator, maior é sua liberdade de ação e maior é para ele a governabilidade do sistema. Quanto menos variáveis ele controla, menor será sua liberdade de ação”.

É inequívoco que o mundo vive sob a ameaça de um conjunto de crises: sanitária, climática, econômica, social e democrática. Não seja a primeira vez que a humanidade se vê à frente de crises em escala global, por isso, é possível identificar alguns fenômenos comuns: Colapsos nas cadeias produtivas com a falência de milhares de empresas e de organizações públicas e privadas; aumento exponencial das populações vulneráveis causada pelo desemprego, crescimento da fome, da miséria e da violência; acirramento dos conflitos entre países, entre classes e setores sociais, redução das liberdades individuais com aumento do controle estatal sobre pessoas e grupos sociais; incerteza sobre o futuro gerando paralisia, medo e caos social.

As crises também são janelas de oportunidades. Alteração a correlação de forças, permitindo mudanças estruturais, políticas e sociais.

À luz dos ensinamentos de Carlos Matus, a Usideias teve a iniciativa e convidou o Instituto IDhES, o Instituto Vladimir Herzog e o Canal do Conde para a realização deste ciclo de debates visando descrever, entender e interpretar as várias crises contribuindo com a organização de um pensamento estratégico que ajude a todes na tomada de decisões que ajude nas transformações necessárias para uma sociedade mais igualitária, justa e solidária.

Convidados

José Genoino é uma mais importantes lideranças na luta contra a ditadura militar, tornou-se um dos mais importantes políticos brasileiros, foi deputado federal pelo estado de SP por vários mandatos e ex-Presidente Nacional do PT na primeira vitória eleição da Presidenta Dilma em 2010.

Glenda Mezarobba é cientista política atuando sobretudo com a temática dos direitos humanos, tendo atuado na origem da Comissão Nacional da Verdade onde participou no diálogo com as FFAA, atualmente compõe o Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog.

Luiz Sérgio é psicólogo Social. Tem pós-graduação em Planejamento Estratégico e em Políticas Públicas. Foi professor de Psicologia da Educação na UNESP e Psicologia Social na Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Professor dos cursos e oficinas de Liderança na ENAP e ESAF. Consultor da UNESCO para processos de planejamento e avaliação de políticas públicas no Brasil.

Mauri Cruz é advogado socioambiental. É especialista em direitos humanos, militante, educador popular e consultor em planejamento, gestão e monitoramento estratégico. Membro da Diretoria Executiva da Abong, do Instituto IDhES e diretor da Usideias, Cruz compõe o Comitê Porto Alegre do Fórum Social Mundial.

#CondeEntrevista
#RedeTVT

📌 Fortaleça a TVT e a Rádio Brasil Atual! Manda um Pix. Chave: pix@tvt.org.br
🔔 Inscreva-se, ative o “sininho” e receba os conteúdos da TVT 📱 Seja membro do nosso canal! Veja como: https://bit.ly/2VT0hI0

Deixe um Comentário

comentários