🔴 Retrato em Preto e Branco (1992) – Mostra Joel Zito Araújo – Uma década em vídeo

A TVT exibe nove filmes do cineasta mineiro Joel Zito Araújo, realizados entre os anos de 1987 e 1997.

Com temáticas ligadas às diferentes desigualdades históricas brasileiras e buscando compartilhar raridades produzidas no início da carreira do cineasta, a TVT exibe todos os dias um filme.

O filme de hoje é “Retrato em Preto e Branco” de 1992.

Sinopse: O documentário é estruturado como uma vídeo-carta de um homem negro denunciando a persistência do racismo na sociedade e na mídia brasileira, um século depois do fim oficial da escravidão. Apresenta, assim, as contradições entre duas imagens das relações raciais no Brasil: a imagem divulgada no exterior, que difunde o mito da democracia racial, e a imagem interna, apresentada nos livros didáticos e na televisão, nos quais são perpetuados os estereótipos negativos contra a população negra. Com Guilherme Santana. Supervisão do Centro de Estudo das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e parceria com o Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC). Exibido no IV Encontro Latino Americano de Vídeo (Peru), na Muestra Latinoamericano de Video Educativo y Cultural (Chile), na Premiète da Muestra Europeenne de Vídeos Latino-Americaines (França), e no Chicago Latino Film Festival (EUA).
Produção: Paulo Bueno, Bia Ribeiro – Companhia de Vídeo Roteiro: Joel Zito Araújo e Hédio Silva Junior.
Direção: Joel Zito Araújo Fotografia: Luiz Miyasaka Montagem: Paulo Bueno

#MostraJoelZitoAraújo
#JoelZitoAraújo
#RedeTVT

🔔 Inscreva-se, ative o “sininho” e receba os conteúdos da TVT 📱 Fortaleça a TVT. Seja membro do nosso canal! Veja como: https://bit.ly/2VT0hI0

Deixe um Comentário

comentários