🔴 Revolução Negra Ancestral com Cyda Moreno – Brasil em Construção

Cyda Moreno é atriz, produtora cultural, pesquisadora de teatro negro, professora de teatro e mestre em ensino de artes cênicas, doutoranda em história do teatro negro pela UNIRIO. Criadora do blog Cafuné na Cena Preta, onde escreve sobre produções do teatro negro. Trabalhou com diretores do teatro nacional. Interpretou Carolina Maria de Jesus no monólogo “Eu Amarelo”. Atualmente, produz e protagoniza o espetáculo “Luiza Mahin…eu ainda continuo aqui”.

O espetáculo “Luiza Mahin… eu ainda continuo aqui”, com texto de Marcia Santos e direção de Édio Nunes, aborda a questão do extermínio da juventude negra no país, bem como o desaparecimento destes jovens oriundos de comunidades e periferias, relatados por várias mães negras. A peça pretende jogar luz sobre essa cíclica separação forçada dos filhos que acomete as populações negras há séculos.

A montagem promove um cruzamento entre os relatos contemporâneos destas mães com a vida da personagem Luiza Mahin, nascida no início do século XIX, mãe do advogado abolicionista e jornalista Luiz Gama, vendido como escravo pelo próprio pai. Mahin surge como uma voz ancestral que, conhecendo a dor da perda de um filho, vem para acalentar estas mulheres.

O texto foi elaborado para ser espinha dorsal, fio condutor e costura de uma coletânea de falas e depoimentos verídicos de mães vítimas da violência policial, veiculados em diferentes mídias. Com sua existência até hoje posta em dúvida, Luiza Mahin, que ficou conhecida como revolucionária na Revolta dos Malês (1835 – BA), representa para a comunidade negra o ideário de uma ancestral guerreira, símbolo de força e inspiração para as mulheres negras.

Sua história ainda é praticamente desconhecida, apesar da importância do seu filho Luiz Gama como jornalista e advogado abolicionista. O texto da peça foi criado a partir do único documento que comprova sua existência – uma carta deixada por seu filho.”

#BrasilemConstrução
#CydaMoreno
#CondenaTVT
#RedeTVT

📌 Fortaleça a TVT! Manda um Pix. Chave: [email protected]
🔔 Inscreva-se, ative o “sininho” e receba os conteúdos da TVT 📱 Fortaleça a TVT. Seja membro do nosso canal! Veja como: https://bit.ly/2VT0hI0

Deixe um Comentário

comentários