A censura às artes no documentário ‘Quem Tem Medo?’

Debate sobre o documentário “Quem Tem Medo?” (de Dellani Lima, Henrique Zanoni e Ricardo Alves Jr), que aborda a ascensão da extrema direita no Brasil pela ótica da censura às artes. Além dos diretores, o debate contará com a participação de Wagner Schwartz, um dos artistas retratados no filme e que sofreu inúmeras violências nos últimos anos. O Filme terá pré-estreia no 27° É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários.

Wagner Schwartz é um performer, coreógrafo e escritor brasileiro. Após a sua formação em letras, participa de grupos de pesquisa e experimentação coreográfica na América do Sul e na Europa. Autor de 12 criações desde 2003, recebeu, entre outros, o prêmio APCA 2012 de “Melhor projeto artístico” por Piranha, e foi selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural Dança em 2000, 2003, 2009 e 2014. Foi curador da 10.ª Bienal Sesc de Dança, colaborador internacional do Festival Contemporâneo de São Paulo, e artista residente em 2016, 2017 e 2018 do Festival Internacional de Teatro de Curitiba. Em 2018, seu primeiro livro de ficção, Nunca juntos mas ao mesmo tempo, traduzido para o francês com a dramaturga Béatrice Houplain, foi publicado pela Editora Nós. Vive em Paris.

Henrique Zanoni é diretor, ator, produtor, roteirista, dramaturgo e montador. Sócio da produtora Bela Filmes e fundador da Cia dos Infames de Teatro. Dirigiu os filmes “Quem Tem Medo?”, “Labirinto”, “Quem Perdeu o Telhado em Troca Recebe as Estrelas”, “Brutalidade”, entre outros. Seus filmes já participaram de diversos festivais nacionais e internacionais e foram adquiridos por canais como Canal Brasil, Arte 1 e SESC TV. Sua produtora já recebeu os prêmios “Governador do Estado para a Cultura”, APCA, É Tudo Verdade, SESC Melhores filmes, entre outros. É autor das peças “O Nome das Coisas”, “O Cara Mais Esperto do Facebook”, “Música Perfeita para o Suicídio” e “A Vida dos Homens Infames”. É mestrando em Cultura e Sociedade pela UFBA.

Dellani Lima é natural de Campina Grande, Paraíba, 1975. Cresceu em Fortaleza, Ceará, onde estudou nos cursos de “Dramaturgia” e “Realização em Cinema e Televisão” pelo Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria Audiovisual do Ceará/UECE (1996-2000). Cineasta, músico, artista visual e ator. Produziu, dirigiu, roteirizou, atuou e montou dezenas de filmes, exibidos em festivais como Berlim, Sundance, Visions du Réel e Brasília. Entre os seus trabalhos como diretor, está o longa “O Tempo Não Existe no Lugar em que Estamos” (2015), pelo qual ganhou o prêmio de melhor filme na Mostra de Cinema de Tiradentes. Integrou a equipe de montagem do filme “Democracia em Vertigem” (2019) de Petra Costa e “Navios de Terra” (2017) de Simone Cortezão. Escreveu o roteiro de “Alzira E – Aquilo Que Eu Nunca Perdi” (2021) de Marina Thomé, que teve sua estreia no 22º Festival BAFICI – Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente.

#BrasilemConstrução
#Censura
#CensuraCultura

⚠️ Apoie a TVT a levar o sinal para todo o Brasil com o novo app de streaming:
Acesse https://www.catarse.me/tvt ou pelo QRCode do vídeo.
👍🏽 Curta o vídeo e ajude a Rede TVT compartilhando com os amigos!
🔔Inscreva-se no canal da Rede TVT: www.youtube.com/redetvt

Deixe um Comentário

comentários