A chantagem dos militares, com Denise Assis | Prerrogativas

Denise Assis é jornalista e mestra em Comunicação. Trabalhou em O Globo, Jornal do Brasil, Veja, Isto É e O Dia. É autora de “Propaganda e cinema a serviço do golpe – 1962/1964”; “Imaculada” e “Claudio Guerra: Matar e Queimar”. Integrante do Jornalistas pela Democracia

” (…) Mas se no passado os militares contaram com o acobertamento da cúpula do Exército e o ditador de plantão, desta vez o governo que os protege agoniza e o ministro indicado para a Justiça, Flávio Dino, atua em sintonia com o presidente do TSE e ministro do Supremo, Alexandre de Moraes. Não haverá anistia, garantiram.

A afirmação foi feita depois da elaboração, pelo GSI que chega ao poder com Lula, de um documento que vai na contramão da política proposta por Dino e que vem sendo praticada por Moraes. Para deixar “tudo como está para ver como é que fica”, a turma do GSI manda para o governo que chega, a “letra” de que roteiro deverá seguir, se quiser paz na caserna, “inclusive os da reserva e os reformados”, destacam.

Numa atitude de arrogância plena, que só acomete aos que têm a certeza da força das armas, eles ditam regras e estabelecem as “condições” para “criar um clima de confiança nos “destinos do país” e garantir que “a democracia e o estado de direito” sejam “respeitados e que as Forças Armadas terão papel importante nesse processo histórico, motivando a todos os militares, da ativa e da reserva/reformados a participarem dessa jornada.”

Para que isto aconteça, indicam a “manutenção da Agência Brasileira de Inteligência subordinada ao GSI até a sua reestruturação”, que não detalham como será feita ou que cara terá.

Para que toda a “mudança” faça com que tudo permaneça igual, estabelecem um “cardápio” ao qual dão o título de: “Propostas Ao Governo Lula”. Daí por diante, tratam de desfiar suas “sugestões” nos seguintes termos: para começar, “aprovam” o ministro da defesa, descrevendo o seu perfil e saudando o seu nome.” (Denise Assis)

https://www.brasil247.com/blog/militares-do-gsi-encaminham-a-lula-suas-exigencias

Deixe um Comentário

comentários