A hora da verdade, com José Genoino | Podcast do Conde

José Genoíno Neto nasceu no dia três de maio de 1946 no município de Quixeramobim, no estado do Ceará. Iniciou sua militância política em 1967 através do Movimento Estudantil, quando cursava as faculdades de Filosofia e Direito na Universidade Federal do Ceará. No ano seguinte, como liderança da UNE, participou do XXX Congresso da entidade, realizado em Ibiúna/SP. Nesta ocasião foi preso por agentes do Deops/SP junto com centenas de estudantes. Logo após este episódio, e em decorrência do decreto do Ato Institucional nº 5, Genoíno se viu obrigado a abandonar os estudos e mudar-se para São Paulo. Vivendo clandestinamente, seguiu com sua militância em oposição à ditadura, agora envolvido com o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e a luta armada.

Em 1970 passou a integrar a Guerrilha do Araguaia, servindo a este propósito até 1972, quando foi capturado pela repressão em decorrência das grandes ofensivas militares na região. Julgado e condenado em São Paulo pela Auditoria da Justiça Militar, cumpriu pena de cinco anos, passando por diversos cárceres do país.

Após a soltura, retomou sua militância e seguiu engajado em movimentos sociais e com o processo de redemocratização. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde o início da década de 1980, Genoíno fez carreira política ocupando diversos cargos públicos até o ano de 2013, quando renunciou ao seu mandato parlamentar após ser condenado pelo processo do Mensalão. Em 2014, sua pena foi extinta pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Deixe um Comentário

comentários