Agricultura familiar: uma resposta para muitas crises

Artigo divulgado pela ABRA e FES afirma que a agricultura familiar é a saída para várias crises e que o Estado é fundamental para garantir alimentos saudáveis e preservar a vida, inclusive do planeta. O estudo faz parte da Série Brasil Rural, uma iniciativa da ABRA e FES Brasil que, desde julho, debate pontos centrais sobre a questão agrária em nosso país.
Segundo o estudo, o apoio do Estado à agricultura familiar é fundamental para acabar com “sindemia global” – um conjunto de três pandemias: obesidade, desnutrição e mudanças climáticas, que vivemos. Além disso, a autora aponta que as crises do neoliberalismo, sanitária, política e econômica pioram ainda mais este contexto e que é preciso urgente alterar este processo.
Para a autora, o fortalecimento da agricultura familiar, seja pela defesa dos direitos de camponesas e camponesas, seja pelo apoio à sua capacidade produtiva, são maneiras de garantir o direito à alimentação, de forma mais harmoniosa com a natureza, e para a superação da pobreza, da obesidade, da fome e das desigualdades de classe, raça e gênero que se intensificam no país. Para o lançamento deste artigo, participam:
Moderação: Yamila Goldfarb, doutora em Geografia Humana pela USP e vice-presidente da ABRA
Valéria Burity – Advogada, mestre em ciências jurídicas e atualmente Secretária Geral da FIAN Brasil
Paulo Mansan, militante do MST e coordenador da campanha Mãos Solidárias
Elisabetta Recine, membra do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (UnB)

Acesse aqui a publicação: http://www.fes.de/cgi-bin/gbv.cgi?id=…

Acompanhe a #FESBrasil nas redes:
Instagram: @brasil.fes
Twitter: @brasil_fes
FB: brasil.fes

📌 Fortaleça a TVT e a Rádio Brasil Atual! Manda um Pix. Chave: [email protected]
🔔 Inscreva-se, ative o “sininho” e receba os conteúdos da TVT 📱 Seja membro do nosso canal! Veja como: https://bit.ly/2VT0hI0

Deixe um Comentário

comentários