Agrotóxicos e transgênicos, com Marijane Lisboa e João Pedro Stédile | Podcast do Conde

Marijane Lisboa é graduada em Sociologia – Freie Universitat Berlin (1977) e Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). É Coordenadora do Curso de Ciências Socioambientais da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP.

Pertence ao departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais, ministrando cursos sobre temáticas ligadas ao Meio Ambiente, Direitos Humanos, Genocídios e História Contemporânea e Relações Internacionais em diversos cursos da Universidade.

Atua como consultora de entidades e organizações governamentais e não-governamentais no Brasil e no Exterior, nas áreas e temas ligados a: meio ambiente, Princípio da Precaução, transgênicos, direitos humanos e convenções internacionais, dentre outros.

Foi Relatora de Direito Humano ao Meio Ambiente para a Plataforma DHESCA por dois mandatos, de 2007-2009 a 2010-2012. Exerceu outros dois mandatos como conselheira da Comissão Técnica Nacional e Biossegurança, CTNBio, na qualidade de especialista de consumidores entre 2012 e 2015.

Pertencia até 2020 ao conselho Diretor do Idec e foi membro da Comissão da Verdade Profa. Nadir Gouveia, da PUC-SP. É membro da Rede Brasileira de Justiça Ambiental.

João Pedro Stedile é economista. Graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, é também pós-graduado pela Universidade Nacional Autônoma do México. Atua na causa da Reforma Agrária, Agroecologia e das causas populares.

Descendente de camponeses imigrantes da província de Trento, desde jovem atuou na organização de trabalhadores rurais no Rio Grande do Sul. Ainda sob a Ditadura Militar, atuou nos sindicatos no meio rural, assessorou a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e auxiliou a mobilização de trabalhadores sem terra na luta pela Reforma Agrária. Em 1984, participou da fundação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), onde atua até hoje.

Atualmente, é membro do coletivo da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e contribui com diversas articulações internacionais de movimentos sociais, como a Via Campesina, a Assembleia Internacional dos Povos (AIP) e ALBA Movimentos. Também participa do Encontro dos Movimentos Populares com o Papa Francisco.

Deixe um Comentário

comentários