Amazônia sob ataque – Parte 2 | Megafone

Neste sábado no Megafone:

Marabá, Pará – A região do Lago dos Macacos é alvo da ação de milícias rurais. Estimulados pelo discurso belicista de Jair Bolsonaro, fazendeiros da região se armam e vão à guerra contra ribeirinhos paraenses, que vivem em área de igarapés no entorno do Rio Tocantins há mais de duas décadas.
Os latifundiários são Antônio Marcos Fachetti, e seu filho, Marcos Fachetti, da Fazenda Beira Rio, e Rafael Bemerguy Sefer, dono da Fazenda Lago Vermelho. Os ataques são feitos com o apoio de seguranças de uma empresa de segurança privada de Belém, chamada Marca.
O vídeo dá sequência ao especial Terror Agrário, uma série de videoreportagens produzida por De Olho nos Ruralistas. Ao longo de dois meses, a equipe visitou aldeias, quilombos e assentamentos, relatando a política de terror imposta por atores do agronegócio e pela política agrária bolsonarista.
08:30
@deolhonosruralistas

Suíça promete acabar com importação de ouro ilegal de terras indígenas brasileiras
A Suíça importou 24,5 toneladas de ouro em 2021; pelo menos um quinto saiu de terras indígenas de estados da Amazônia brasileira. O garimpo ilegal tem gerado desmatamento, envenenamento por mercúrio e aumento da violência na Amazônia.
Com a ausência de resposta do governo Bolsonaro à escalada da crise, uma delegação independente, composta de liderança indígenas e tradicionais, viajou até a Suíça em maio para mostrar às principais refinarias de ouro o impacto do garimpo sobre a floresta e seus povos
No final de junho, as refinarias publicaram um comunicado se comprometendo a remover de suas cadeias produtivas o ouro extraído ilegalmente de terras indígenas brasileiras.
Créditos: Mongabay é uma plataforma de notícias de ciência ambiental e conservação sem fins lucrativos que produz reportagens originais em inglês, indonésio, espanhol, francês, hindi e português brasileiro.
Confira https://www.mongabay.com/.

Terra Yanomami celebra 30 anos da homologação
Em 25 de maio de 2022, os Yanomami, liderados por Davi Kopenawa, reuniram mais de 500 pessoas na comunidade de Xihopi, no estado do Amazonas, para celebrar os 30 anos da homologação da Terra Indígena Yanomami, fortalecer a luta por seus direitos e pedir respeito e paz para viver. Além de aliados históricos, como Ailton Krenak, Sydney Possuelo e Joenia Wapichana, entre outros, durante os festejos os pajés convidaram os espíritos da floresta para celebrarem, junto com eles, a histórica conquista.
Saiba mais: yanomami30anos.org
24:38

Amazônia Real apresenta queimadas na Amazônia
Em sobrevoo no dia 27 de julho de 2022, o Greenpeace flagrou alguns pontos em Porto Velho, Cojubim e Candeias do Jamari, em Rondônia e Apuí e Novo Aripuanã, no Amazonas.
Imagens: Bárbara Umbra/Greenpeace
Leia a reportagem da Amazônia Real:
https://amazoniareal.com.br/sul-do-am

#Megafone
#Amazônia
#MeioAmbiente

🔴👍🏽 Acesse e inscreva-se no Cortes TVT: https://bit.ly/cortestvt
👍🏽 Curta o vídeo e ajude a Rede TVT compartilhando com os amigos!
🔔Inscreva-se no canal da Rede TVT: www.youtube.com/redetvt
⚠️ Apoie a TVT a levar o sinal para todo o Brasil com o novo app de streaming:
Acesse https://www.catarse.me/tvt ou pelo QRCode do vídeo.

Deixe um Comentário

comentários