Ansiedade democrática? Com Flávia Oliveira e Jefferson Barbosa

Jefferson Barbosa é fundador dos coletivos Voz da Baixada e PerifaConnection, além de integrante da Coalizão Negra por Direitos e Coletivo Nuvem Negra. Atualmente escreve um ensaio biográfico sobre Mãe Beata de Yemanjá.

Jefferson veio da Paraíba, mas vive no Rio desde os 4 anos. A família morou na Taquara, zona oeste do Rio, numa comunidade chamada Chico City, e depois habitou a região conhecida como Pantanal, no segundo distrito de Duque de Caxias, onde mora desde os 14 anos.

Em 2015, aos 17 anos, ajudou a construir significativos trabalhos de base contra a redução da maioridade penal, os rolezinhos.

Filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), é editor de um dos veículos mais combatentes da região, o Voz da Baixada, e integra o coletivo Movimentos, grupo de discussão formado por jovens da periferia para debater a política de guerra às drogas

Flávia Oliveira da Fraga foi criada no bairro de Irajá, na Zona Norte carioca. É técnica em estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) e formou-se em jornalismo no Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Flávia iniciou sua carreira em 1992, como repórter do Jornal do Commercio. Depois foi para o jornal O Globo, onde trabalhou como repórter de economia de 1994 a 2000, como editora de suplementos especiais de 2001 a 2005 e passou a produzir a coluna Negócios & Cia a partir de agosto de 2006.

Desde 2009, é também uma das comentaristas fixas do programa Estúdio i, do canal por assinatura GloboNews, onde comenta sobre economia. Em abril de 2011 passou a ser também comentarista de finanças pessoais e economia doméstica nos programas Bom Dia Rio e RJTV, da Globo Rio. É colunista do jornal O Globo, comentarista do programa Em Pauta e Jornal das Dez desde junho de 2020, e da Rádio CBN.

No ano de 2001, recebeu os prêmios Esso de Jornalismo, na categoria Melhor Contribuição à Imprensa, por uma série de reportagens chamada Retratos do Rio; em 2002 recebeu os prêmios Fiat Allis de Jornalismo Econômico, Ayrton Senna e Imprensa Embratel, pelo seu trabalho no caderno Pirataria S/A, junto com Nelson Vasconcelos.

Em 2003, recebeu o prêmio Imprensa Embratel, pelo seu trabalho no caderno Exclusão Digital, também junto com Vasconcelos. No mesmo ano, a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) concedeu à jornalista o Prêmio Jornalismo para Tolerância, por seu trabalho como coeditora do suplemento A Cor do Brasil, no jornal O Globo. Ainda em 2003, recebeu o Prêmio Elizabeth Neuffer da Associação dos Correspondentes da ONU, por uma série de reportagens sobre desenvolvimento humano junto com a também jornalista Luciana Rodrigues.

#FláviaOliveira
#JeffersonBarbosa
#CondenaTVT

🔴 👍🏽 Acesse e inscreva-se no Cortes TVT: https://bit.ly/cortestvt
👍🏽 Curta o vídeo e ajude a Rede TVT compartilhando com os amigos!
🔔Inscreva-se no canal da Rede TVT: www.youtube.com/redetvt
⚠️ Apoie a TVT a levar o sinal para todo o Brasil com o novo app de streaming:
Acesse https://www.catarse.me/tvt ou pelo QRCode do vídeo

Deixe um Comentário

comentários