#AOVIVO 🔴 CONDE ENTREVISTA: A utopia realista de um pa√≠s singular, com Adair Rocha

Adair Rocha √© professor da PUC-RJ e da UERJ e diretor do Departamento Cultural da UERJ. √Č autor do livro ‚ÄúCidade Cerzida‚ÄĚ e criador do Roda Multic√™ntrica, na TV Portal de Favelas.

Articulou a criação do Movimento Fé e Política, a partir do CDDH (Centro de Defesa dos Direitos Humanos) de Petrópolis, com Leonardo Boff, Gilberto Carvalho, Patrus Ananias, Frei Betto, Pedro Ribeiro de Oliveira, Marcia Miranda, Benedita da Silva. Ele coordenou a Revista Fé e Política, ainda em 1986.

No início dos anos 80, participou da criação das ADPUC (Associação de Docentes da PUC) e ADUSU (Associação de Docentes da USU) e, em seguida, da criação da ANDES (Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior), na UNICAMP.

Entre os anos de 78 e 80, participou da criação do Movimento pró-PT e, no SION, da fundação do PT.

Adair Rocha também participou da coordenação de Cultura na Campanha de Lula, em 1989, especialmente na articulação com os artistas para os programas de TV, shows no Sambódromo e no Pacaembu.

No segundo turno, ajudou a reunir os artistas que apoiaram Leonel Brizola, como Caetano, Beth Carvalho entre outros. Essa movimenta√ß√£o est√° descrita por padre Ricardo Rezende, em ‚ÄúRio Maria, o Canto da Terra‚ÄĚ, quando ele a presenciou nas hospedagens na casa de Adair, no Rio, quando vinha do Par√°.

Em 1990, construiu em sua casa uma das reuni√Ķes mais representativas com os artistas, enquanto Lula discutia o Governo paralelo. De Chico Buarque a Bussunda, passando por Mautner e Macal√©, m√ļsicos, cartunistas etc.

Na metade dos anos 90, com o IBGE publicando o MAPA da FOME, com 35% da popula√ß√£o brasileira abaixo da linha da pobreza, Betinho – o irm√£o do Henfil – e Adair reuniram Dom Mauro Morelli, Luiz Pingueli Rosa, Pl√≠nio de Arruda Sampaio, Jether Ramalho entre outros Pastores para iniciar a ‚ÄúCampanha da A√ß√£o da Cidadania, Contra Mis√©ria e pela Vida‚ÄĚ, que se tornou a ‚ÄúCampanha da Fome‚ÄĚ ou ‚Äúdo Betinho‚ÄĚ com comit√™s pelo Brasil inteiro. Esta campanha, infelizmente, est√° de volta.

Continuando na virada do mil√™nio, Adair Rocha foi subsecret√°rio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, ocupando-se, especialmente, da Baixada Fluminense e do Interior do Estado, sendo tamb√©m Conselheiro Estadual de Cultura, compartilhando a gest√£o com N√©lida Pi√Īon, Ziraldo, Satamini dentre outros.

A partir de 2004, vai para Bras√≠lia assessorar o ministro Gilberto Gil – considerado por Adair um dos melhores gestores p√ļblicos da hist√≥ria recente.

O marco hist√≥rico das pol√≠ticas p√ļblicas de Cultura, dos governos Lula e Dilma foi a passagem das BACs (Base de Apoio Cultural) para o Cultura Viva, os Pontos de Cultura, da Escola Infantil do Cartola, ao Museu da Mar√© e √†s Brom√©lias da Zona do Mangue.

De 2006 a 2010 Rocha vai para o Rio, mais especialmente, para o Pal√°cio Gustavo Capanema, trabalhando na Mesa em que nosso poeta maior, Drummond de Andrade trabalhou, como Representante do MinC, no Rio de Janeiro e no Esp√≠rito Santo. Volta em 2014 e se torna r√©u em segunda inst√Ęncia, quando da Ocupa√ß√£o do Pal√°cio pelo Impeachment.

Adair Rocha ainda Co-organizou com Luiz Alberto Gomez de Souza, o livro ‚ÄúO Povo e o Papa‚ÄĚ, com os principais quadros da Teologia da Liberta√ß√£o, descrevendo e analisando a vinda de Jo√£o Paulo II ao Brasil.

Seu livro ‚ÄúCidade Cerzida‚ÄĚ est√° na terceira edi√ß√£o. Tem cerca de cinquenta artigos e cap√≠tulos de livros, revistas e jornais. Criou o N√ļcleo de Comunica√ß√£o Comunit√°ria na PUC-Rio, onde leciona h√° 42 anos. Ali, criou com Miguel Pereira, o curso ‚ÄúCinema, Cria√ß√£o e Pensamento‚ÄĚ, para moradores de Favelas.

#AdairRocha
#CondeEntrevista
#UtopiaRealista

📌 Fortale√ßa a TVT e a R√°dio Brasil Atual! Manda um Pix. Chave: pix@tvt.org.br
🔔 Inscreva-se, ative o ‚Äúsininho‚ÄĚ e receba os conte√ļdos da TVT 📱 Seja membro do nosso canal! Veja como: https://bit.ly/2VT0hI0

Deixe um Coment√°rio

coment√°rios