#AOVIVO | A fraude do Auxílio Brasil: programa eleitoreiro é corrosivo ao país

No artigo Angústias Individualistas, Luiz Gonzaga Belluzzo mostra que o capitalismo, agora globalizado, vê exacerbadas três tendências inscritas em seu DNA: i) mercantilização de todas as esferas da vida, em suas múltiplas dimensões; ii) universalização da concorrência; e, iii) concentração do poder econômico e político.

Diante da mercantilização de todas as esferas da vida, indivíduos “livres”, em luta pela sobrevivência, submetem-se à exclusão e ao aprofundamento das desigualdades.

E, na contramão das promessas de crescimento econômico e de integração à tela de proteção dos terceirizados e dos informais sob a condição da retirada da “rigidez” da legislação, o legado de quatro anos da reforma trabalhista de 2017, ao contrário do propalado, é o de maior fragmentação das organizações sindicais e ampliação das assimetrias históricas de um mercado de trabalho constituído a partir da exclusão, realidade que a pandemia da Covid-19 escancarou e aprofundou.

É justo nesse cenário, em que os efeitos de rigoroso programa de austeridade fiscal revelam-se deletérios, que o governo brasileiro, ao invés de implementar políticas públicas que salvem vidas, melhorem a saúde pública e estimulem a economia, extingue o programa bolsa família e, ao embalo de falsas ideias e enxovalhadas promessas, acena com outro, de outra natureza e que, contrariamente ao propalado, trará males aos mais vulnerabilizados e à sociedade como um todo.

Nossos convidados, especialistas nos temas do capitalismo e de sua força disruptiva e da relevância de programas sociais e de transferência de rendas, trarão elementos para que compreendamos as consequências e os significados da extinção de um programa social notável e com significativos impactos à relação entre renda, dinheiro, desigualdades sociais e democracia. (Magda Biavaschi)

Convidados

Luiz Gonzaga Belluzzo é professor titular do Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1985-1987) e de Ciência e Tecnologia de São Paulo (1988-1990).

Belluzzo é formado em Direito e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em Desenvolvimento Econômico pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) e doutor em economia pela Unicamp.

Fundador da Facamp e conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é autor dos livros “Os Antecedentes da Tormenta”, “Ensaios sobre o Capitalismo no Século XX”, e coautor de “Depois da Queda, Luta Pela Sobrevivência da Moeda Nacional”, entre outros.

Em 2001, foi incluído entre os 100 maiores economistas heterodoxos do século XX no Biographical Dictionary of Dissenting Economists. Em 2005, recebeu o Prêmio Intelectual do Ano (Prêmio Juca Pato).

Tereza Campello é economista e pesquisadora brasileira filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). É formada pela Universidade Federal de Uberlândia e doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Foi a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome durante o governo Dilma Rousseff.

Em Brasília, auxiliou a equipe de transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002. Ocupou a subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, na qual coordenou projetos importantes do governo, como o Programa Nacional do Biodiesel. Participou da criação do Bolsa Família. Ainda durante o governo Lula, atuou como assessora especial da Presidência da República, motivo pelo qual foi condecorada em 2006 à Ordem de Rio Branco no grau de Oficial suplementar.

Walquiria Leão é professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Unicamp. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das Idéias Políticas, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, capitalismo, crise, cidadania e ideologia. Atualmente, trabalha com pesquisa empírica, sobre os efeitos políticos e morais provocados pelo programa Bolsa Família.

Realizou pesquisa por 5 anos, cujo resultado está publicado no livro em parceria com o filósofo, Alessandro Pinzani, intitulado, Vozes do Bolsa família- Autonomia, Dinheiro e Cidadania. Editora Unesp 2013. Edição esgotada. Prepara-se sua segunda edição. Publicou vários artigos e capítulos de livros sobre o assunto, assim como artigos sobre o tema da cidadania e democracia.

Debatedora

Magda Biavaschi é desembargadora Aposentada do TRT-4. Doutora e Pós-doutora em Economia Social do Trabalho pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Pesquisadora Colaboradora no CESIT/IE/UNICAMP. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP.

Deixe um Comentário

comentários