#AOVIVO | BRASIL PSI: A produção dos sujeitos democráticos

É crescente na profissão a certeza de que Psicologia só rima com democracia. Quando a Democracia é agredida ou diminuída, imediatamente a Psicologia perde espaço e começa a se desfigurar.

Mas, como essa importância da Democracia aparece na vida das pessoas? Como podemos reconhecer os modos de produção de sujeitos que encarnem a Democracia como algo inescapável, irrecusável? Como pode compreender profissionais da Psicologia como sujeitos democráticos? Como podemos contribuir para a produção de sujeitos democráticos?

Algumas dimensões mais fáceis de denotar na caracterização desses sujeitos democráticos podem nos ajudar a compreender a sua identificação. Por exemplo, são sujeitos dispostos a reconhecer o direito do outro ter direitos. Esse direito é fundamental: o direito a ter direitos. Normalmente estamos empenhados na defesa de direitos com conteúdos específicos, mas isso pode ser ainda insuficiente para compreender o papel que os direitos desempenham na vida dos cidadãos. quando confundimos o direito a direitos com o conteúdo de um direito específico, abrimos a porta para todo tipo de sofisma e inversão. (…)

Continue lendo aqui:

https://gustavoconde.blogspot.com/2021/11/a-producao-de-sujeitos-democraticos-por.html

Deixe um Comentário

comentários