#AOVIVO | Brasil Psi! Ampliação das fronteiras da profissão

Fazendo coro com o presidente da república, a imprensa minimiza hoje o tamanho do impacto da pandemia no país. Mas, qual o tamanho do desastre da pandemia neste momento? Como decidir se quinhentas mortes por dia é um número aceitável, para considerar que a pandemia já não é mais um problema?

Essa decisão pode ser feita por comparação com outros desastres. A média móvel de número de mortes por COVID no momento em que a imprensa considera que a pandemia já esteja no fim dava uma vez e meia o tamanho do desastre de Brumadinho por dia. Ou, num tipo de desastre mais comum, esse número equivalia a dois acidentes aéreos de grande porte por dia. Com o crescimento da média móvel de mortes (previsto tanto pelo Nicolelis quanto pelo Átila Iamarino) no dia de hoje já voltamos a ter duas vezes e meia o tamanho do desastre de Brumadinho e quase quatro aviões de grande porte. Por dia.

No primeiro ano da pandemia, houve país com cem milhões de habitantes em que três mil perdas foi o número total de mortes causadas pelo vírus corona. Em algumas semanas esse foi o número diário de perdas no Brasil.

Leia a íntegra do resumo do programa no link abaixo:

https://gustavoconde.blogspot.com/2021/10/psicologia-ampliacao-das-fronteiras-da.html

Deixe um Comentário

comentários