#AOVIVO | Movimento Negro, presente! Com Gilbertinho e Tamires Sampaio

O movimento negro vai as ruas no dia 20 de novembro deste ano, junto com o conjunto dos movimentos sociais do país, para se manifestar contra o racismo e também pelo “fora Bolsonaro”. Em várias cidades haverá atos de rua, passeatas, manifestações e outros eventos sob a bandeira “Fora Bolsonaro Racista”.

Esta decisão do movimento negro foi reforçada na plenária nacional da Convergência Negra (articulação que reúne a maior parte das entidades nacionais e regionais do movimento negro brasileiro) realizada no dia 23 de outubro com a participação de quase 300 representantes de organizações da luta contra o racismo e movimentos sociais, como a UNE, Ubes, CUT, MST. A Convergência Negra avalia que o governo Bolsonaro é o responsável por uma verdadeira tragédia no campo social, politico e econômico que impacta negativamente os trabalhadores e trabalhadoras, tendo como vítima principal a população negra.

A vitória das forças de extrema-direita lideradas por Bolsonaro nas eleições de 2018 que precedeu o golpe de 2016 foi uma ação reativa de caráter fascista a, entre outras coisas, o avanço na conquista de direitos da população. Durante o ciclo de governos progressistas, várias politicas importantes para negras e negros brasileiros foram implantadas: cotas raciais no ensino superior e nos concursos públicos, as Leis 10639/03 e 11645/08 que implanta a educação para as relações étnicorraciais no sistema de ensino, o Estatuto da Igualdade Racial, Brasil Quilombola, além das políticas públicas sociais de melhoria do salário mínimo, transferência de renda, entre outros que beneficiam os que estão na base da pirâmide social.

Leia a íntegra aqui:

https://gustavoconde.blogspot.com/2021/10/por-que-o-movimento-negro-grita-fora.html

Gilbertinho (Gilberto Batista), é representante da Convergência Negra no núcleo de coordenação da Campanha Fora Bolsonaro. É historiador e Membro da Executiva Nacional do Círculo Palmarino.

Tamires Sampaio é Secretária Adjunta de Segurança Cidadã de Diadema Diretora do Instituto Lula. É também Representante da CONEN (Coordenação Nacional de Entidades Negras) e Autora do livro Código Oculto: política criminal, processo de racialização e obstáculos à cidadania da população negra no Brasil publicado pela editora Contracorrente.

#MovimentoNegro
#TamiresSampaio
#Gilbertinho
#BrasilEmConstrução

📌 Fortaleça a TVT e a Rádio Brasil Atual! Manda um Pix. Chave: [email protected]
🔔 Inscreva-se, ative o “sininho” e receba os conteúdos da TVT 📱 Seja membro do nosso canal! Veja como: https://bit.ly/2VT0hI0

Deixe um Comentário

comentários