#AOVIVO | Resgatar a memória, produzindo reconhecimento

(…) Um primeiro momento que marcou essa perspectiva aconteceu ainda em 1997, na comemoração do dia da criação da profissão. Naquele momento onde não existia as facilidades de comunicação pela Internet, foi algo impressionante do ponto de vista tecnológico. A festa foi transmitida ao vivo, via Embratel, com inserções de imagens de diferentes pontos do Brasil e de sinal de áudio de diferentes pontos da América Latina.

A festa tinha que ser grande, porque pela primeira vez iríamos homenagear profissionais de diferentes áreas, diferentes abordagens, diferentes visões políticas, de diferentes regiões do país. Ninguém importante foi silenciado, a não ser por opção da própria pessoa de não participar da festa.

Nessa linha do reconhecimento e do resgate da memória foram muitos os projetos. Em um deles, foram produzidos vídeos e livros a partir de entrevistas com pioneiros da Psicologia no Brasil, tanto da ciência quanto da profissão.

Foram cerca de duas dezenas de atores que tiveram suas imagens registradas contando o que achassem importante, desse banco de imagens foram produzidos vídeos sobre cada um deles e, a partir de quase todas as entrevistas foram editados opúsculos sobre eles.

Muita coisa interessante ganhou visibilidade a partir dessas entrevistas. Um exemplo pode ser apontado em relação a gênero: em quase todo o país, as mulheres foram predominantes no papel de proa na construção de espaços e iniciativas da Psicologia, menos no Rio de Janeiro. No Rio nós contamos com forte participação de homens nessa construção. Outro exemplo, em relação a posicionamento político: mesmo sempre tendo havido um consenso de que a Psicologia tivesse um recorte conservador, mas os exemplos de profissionais engajados numa visão progressista foram vários, como no caso da Madre Cristina e, de novo, de profissionais do Rio como Seminário, Schneider e Penna. Sabíamos pouco disso, talvez porque tenham sofrido algum tipo de silenciamento.

Leia a integra aqui:

https://gustavoconde.blogspot.com/2021/11/resgatar-memoria-da-psicologia.html

Deixe um Comentário

comentários