#AOVIVO | TVT SHOW! Um trompete no choro, com Silvério Pontes

Trompetista que se dedica exclusivamente à música Brasileira e ao Choro, Silvério Pontes, filho de pai também trompetista, nasceu e cresceu no interior do estado do Rio de Janeiro. Com oito anos ganhou seu primeiro trompete, recebendo a influência musical das bandas de sua cidade, onde forjou para sempre a sua característica musical, tornando-se quase que um autodidata no instrumento.

Aos 18 anos, entrou na Escola de Música Villa-Lobos e teve uma breve passagem pela Escola Nacional de Música.

Com uma carreira sólida e marcante, tocou e gravou com músicos e cantores importantes da MPB, tais como Tim Maia (com quem tocou por 12 anos, participando da Banda Vitória Régia), Luiz Melodia, Paulinho da Viola, Elza Soares, Francis Hime, Beth Carvalho, Yamandu Costa, Trio Madeira Brasil, entre outros.

Com seu parceiro, durante 30 anos, Zé da Velha, gravou 6 álbuns e participou do lançamento do documentário Brasileirinho, no festival de Cannes, na França e em outros países, como Itália, Alemanha e Áustria.

Já se apresentou em todas as expressivas cidades e festivais, tais como Festival de Música de Teresina (Artes de Março), Festival Internacional de Música de São Luís do Maranhão, Bienal Internacional de Música de Belém do Pará, Festival de Choro do MIS- RJ, Clube do Choro em Brasília, Selo Instrumental, entre outros.

Discografia de Silvério Pontes CD solo

Reencontro (2016). Primeiro CD autoral do compositor que, com os seus parceiros, mostra a riqueza de variados estilos musicais, como polka, choro, maxixe, valsa, bolero, bossa nova e jazz.

CDs gravados em dupla com Zé da Velha
• Ouro e Prata (2010)
Neste álbum, a dupla amplia, frente a outros álbuns, as participações dos amigos musicais, tais como: Dominguinhos, Carlos Malta, Bebe Kramer, Guto Wirtti e Márcio Bahia. A base, neste CD, foge do estilo regional de choro, buscando um som de gafieira dançante.
• Só Pixinguinha (2006)
A dupla recria temas de Pixinguinha, com participações de Yamandu Costa, Joel Nascimento e Cristóvão Bastos.
• Samba Instrumental (2004)
O primeiro ao vivo da dupla com Zé da Velha, gravado no Teatro Municipal de Niterói com a participação de Luiz Melodia, Dona Ivone Lara, Rildo Hora e Zé Paulo Becker.
• Ele e Eu (2000)
Permaneceu por sete semanas recomendado pelo jornal O Globo. Recebendo a indicação de um dos melhores CDs instrumentais daquele ano.
• Tudo dança (1998)
Um dos melhores da série instrumental, jornal O Globo, em 1999.
• Só Gafieira (1995)
Indicado ao 9º Prêmio Sharp de Música, na categoria instrumental.

Site de Silvério Pontes
https://www.silveriopontes.com.br

Deixe um Comentário

comentários