ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO: o crescimento dos grupos neonazistas no Brasil

Os grupos neonazistas tiveram um aumento de 270% nos últimos três anos. Atualmente há registro de mais de 530 núcleos extremistas no país, reunindo um público crescente. Estaria o Brasil testemunhando um processo de nazificação? O que contribui para tal estado de coisas e o que deve a sociedade brasileira fazer para evitar que tal processo se intensifique ainda mais? Leis mais rígidas contribuem para tal enfrentamento? O sistema de justiça está preparado? As evidências demonstram tratar-se de um debate necessário e inadiável.

Convidados

Adriana Abreu Magalhães Dias – Adriana Dias é antropóloga, Mestre e Doutora em Antropologia Social pela Universidade de Campinas, pesquisadora de consultora em estudos sobre deficiência, direitos humanos e mídia social e membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e da American Anthropological Association (AAA). Fundou e coordenou na ABA (Associação Brasileira de Antropologia, o Comitê Deficiência e Acessibilidade de 2012 a 2018 e na ANPOCS, Associação Nacional de Pesquisadores em Ciência Sociais, desde 2013, cuja atuação visa acessibilizar as reuniões, e garantir participação plena de pesquisadores e inscritos com deficiência nas reuniões e congressos, além de discutir a pesquisa e divulgação de pesquisas sobre deficiência. Etnografou por quinze anos o movimento neonazista, com destaque para seu uso político da WEB. É consultora na área de desenvolvimento de políticas públicas para pessoas com deficiência (desde 1993) e doenças raras (desde 2008) nas áreas de educação e saúde, com atuação junto a instituições públicas e privadas, como escolas, hospitais, MEC/SECADI e o MS. Sua principal pesquisa no momento é como a pessoa com deficiência pode ampliar a própria discussão sobre pessoa na antropologia, e os impactos disso nas narrativas sociais sobre deficiência e em seus múltiplos aspectos epistemológicos e relacionais.

Claudia Maria Dadico – Doutora em Ciências Criminais pela PUCRS, Mestre em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, juíza federal, Secretária do Conselho Executivo da Associação Juízes para a Democracia, autora do livro “Crimes de Ódio – Diálogos entre a Filosofia Política e o Direito”.

João Pedro Favaretto Salvador – Pesquisador do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP. Mestrando em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – Largo São Francisco. Atua e desenvolve pesquisa nas áreas de Direito Digital, Segurança da Informação e Moderação de Conteúdo da Internet. Organizador do livro: Discurso de ódio – desafios jurídicos.

Deixe um Comentário

comentários

Os grupos neonazistas tiveram um aumento de 270% nos últimos três anos. Atualmente há registro de mais de 530 núcleos (mais…)

Deixe um Comentário

comentários