Arrabalde: em busca da Amazônia, com João Moreira Salles | Podcast do Conde

Pix do Conde: [email protected]

João Moreira Salles é documentarista, produtor de cinema e fundador da revista Piauí.

Seu primeiro trabalho, em 1985, foi o roteiro para a série “Japão, uma Viagem no Tempo”, exibida na extinta TV Manchete.

Em 1987, ele e seu irmão Walter Salles fundaram a produtora Videofilmes, com o propósito inicial de realizar documentários para a televisão, mas que acabou sendo a produtora de importantes filmes da chamada retomada do cinema brasileiro.

Ainda em 1987, João dirigiu “China, o Império do Centro” e fez o roteiro do documentário “Krajcberg, o Poeta dos Vestígios”, pelo qual recebeu prêmios na Itália, em Cuba e no Brasil. Também recebeu um prêmio em Paris por um especial co-produzido e veiculado pela rede Manchete, “Blues” (1990).

Entre 1991 e 1996, trabalhou em publicidade. Em 1998, lançou a série de programas “Futebol”, codirigida por Arthur Fontes. No ano seguinte, com Kátia Lund, dirigiu “Notícias de uma Guerra Particular”, um documentário sobre a população, a polícia e o tráfico de drogas no Rio de Janeiro.

Entre maio de 1999 e maio de 2000, João coordenou um grupo formado pelos jornalistas Dorrit Harazim, Flávio Pinheiro, Marcos Sá Corrêa e Zuenir Ventura e os documentaristas Arthur Fontes e Izabel Jaguaribe e trabalharam numa série de documentários mesclando a experimentação artística do cinema ao trabalho jornalístico de investigação. Com o propósito de exibir um ponto de vista que aparece pouco sobre o país, estreou em agosto de 2000, no canal de TV por assinatura GNT, da rede Globosat, a série de documentários intitulada “6 Histórias Brasileiras”. Dois episódios da série foram dirigidos por João.

Na Videofilmes produziu “Lavoura Arcaica”, de Luiz Fernando Carvalho, “Madame Satã”, de Karim Ainouz, “Babilônia” e “Edifício Máster”, de Eduardo Coutinho, entre tantos outros filmes.

Em 2002, João lançou o documentário “Nelson Freire”, sobre a carreira do pianista brasileiro. Durante a campanha presidencial, em 2002, João filmou os bastidores da campanha política do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, criando o documentário “Entreatos”, lançado em 2004. Em 2007 lançou “Santiago”, um documentário sobre um antigo mordomo de sua própria família.

João Moreira Salles vem ao podcast do Conde para contar a história de seu novo livro: Arrabalde: e busca da Amazônia

Panorama do maior bioma nacional, Arrabalde mistura relatos, entrevistas e pesquisas para retratar as variadas percepções da Amazônia por aqueles que se relacionam com ela num volume que atua em sua ampla defesa.

A Amazônia produz 20% da água doce do planeta e abriga por volta de 16 mil espécies de árvores. Maior floresta tropical do mundo, ainda encerra mistérios que instigam pesquisadores e leigos. Ao apurar a forma como o território vem sendo ocupado desde os anos 1960, João Moreira Salles evidencia a falta de curiosidade e afeto que pautou os modelos de exploração do bioma, o qual foi sendo devastado e reduzido à lógica das economias extrativistas.

Resultado da estadia de seis meses de Moreira Salles no Pará e tributário da literatura de viagens, Arrabalde nos convida a olhar atentamente para a floresta, em sua complexidade biológica e social, em sua desordem natural e potente, que alarmou a mentalidade racional de tantos homens que lá tentaram fazer empresa. Caleidoscópio das relações dos brasileiros com a Amazônia, este volume é uma defesa contundente de nosso maior patrimônio ambiental e um ensaio sobre seu presente e suas possibilidades de futuro.

Adquira o livro: https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9786559211524/arrabalde

Deixe um Comentário

comentários