BACHARELADO EM PSICANÁLISE É GOLPE, com Lia Silveira

Lia Silveira é psicanalista, membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – Brasil e do Fórum Fortaleza.

Manifesto do Movimento Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras:

Nós, do Movimento Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras, que reúne há mais de 20 anos instituições que tem como ponto central sustentar a psicanálise como prática leiga e laica, manifestamos nossa preocupação com a divulgação recente de um curso de Psicanálise oferecido pela Uninter, em nível de graduação e com titulação de Bacharelado.

A proposta de tal curso diverge de princípios básicos da formação do psicanalista, que deve ser sempre singular e permanente, com um investimento contínuo que não se restringe aos moldes acadêmicos e a determinada grade curricular. Reduzir a formação analítica ao conhecimento de teorias e técnicas, prometendo que em 4 anos, cumprindo determinados quesitos, todos estejam aptos para a prática psicanalítica, contradiz o conceito de ensino e transmissão na Psicanálise.

A formação em Psicanálise decorrente da análise pessoal, da leitura crítica da teoria e das reflexões clínicas, se dá sempre de modo singular, não cabendo em programas fixos e comuns para todos, em um tempo pré-determinado. A oferta desse curso desconsidera essa especificidade da formação do psicanalista e negligencia a formação do psicanalista praticada há mais de 100 anos, em todo o mundo.

O campo da Psicanálise, assim como o Movimento Articulação, são caracterizados pela diversidade, fato que comemoramos, tendo como ponto em comum conceitos psicanalíticos de base que delimitam o campo, entre eles, a singularidade no processo de formação, que se dá um a um e que possibilita estabelecer com o saber um modo de relação que diverge daquele propiciado pela transmissão efetuada nos moldes acadêmicos.

Desse modo vimos a público alertar quanto à falta de rigor verificada na proposta desse Bacharelado, repudiada por todos os abaixo assinados.

9 de Dezembro de 2021

Subscrevem pela Articulação:

1. ALEPH Escola de Psicanálise
2. Associação Psicanalítica de Porto Alegre – APPOA
3. Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre
4. Círculo Brasileiro de Psicanálise – CPB
5. Círculo Brasileiro de Psicanálise – Seção Rio de Janeiro – CBP- RJ
6. Circulo Psicanalítico da Bahia – CPB
7. Circulo Psicanalítico de Minas Gerais – CPMG
8. Círculo Psicanalítico de Pernambuco
9. Circulo Psicanalítico do Pará – CPPA
10. Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro – CPRJ

E mais 40 entidades.

Deixe um Comentário

comentários