Bolsonarismo, a praga do século, com Marcos Bagno | Podcast do Conde

Marcos Bagno é professor, doutor em filologia, linguista e escritor. Importante intelectual e professor da Universidade de Brasília (UnB) com inúmeras publicações sobre a língua falada no país. O professor é conhecido por defender a revisão da norma-padrão do português, pela inclusão de variações linguísticas e formas orais como expressão genuína e correta do português brasileiro.

É professor do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília, doutor em filologia e língua portuguesa pela Universidade de São Paulo, tradutor, escritor com diversos prêmios e mais de 30 títulos publicados entre literatura e obras técnico-didáticas. Atua mais especificamente na área de sociolinguística e literatura infanto-juvenil, bem como questões pedagógicas sobre o ensino de português no Brasil. Em 2012 sua obra: As Memórias de Eugênia recebeu o terceiro lugar do Prêmio Jabuti na categoria juvenil, e no ano seguinte, o livro infantil Marcéu recebeu o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional Glória Pondé na categoria juvenil. Escreve uma coluna sobre questões de linguagem na revista Caros Amigos.

Entre os temas recorrentes tratados pelo autor está o preconceito linguístico, sendo uma autoridade reconhecida no assunto, com entrevistas, palestras e aulas magnas ministradas em diversas instituições reconhecidas. Em 2011, o Ministério da Educação distribuiu para milhares de escolas públicas o livro Por uma Vida Melhor, no qual se defende o uso das variantes linguísticas.

Deixe um Comentário

comentários