Bom Para Todos- Debate Consumo Consciente

As vitrines e propagandas estão espalhadas por todo lugar explorando uma fraqueza tão humana: o desejo de consumir. Quem pensa, na hora de comprar aquela nova calça jeans, que o que se usa de água na produção de uma única peça supriria o consumo de uma residência por três meses! Os 10.850 litros dariam para lavar toda a roupa, tomar banho, beber e cozinhar por 90 dias.

Roupas, calçados e acessórios estão entre os itens mais comprados por impulso. As emissões de carbono de uma única camiseta são equivalentes ao que seria emitido para se locomover de metrô em São Paulo por quase dois meses, segundo uma análise de ciclo de vida feita pela Fundação Getúlio Vargas e ONU Meio Ambiente.

Organizar o guarda-roupa, não se deixar levar por promoções, não acreditar cegamente nos milagres dos cosméticos e perfumarias, não comprar produtos com a esperança de melhorar a sua autoestima ou só porque um famoso que você admira indicou. Estas são algumas atitudes a se tomar diante de uma informação alarmante: o Banco Mundial estima que em 2050 sejam necessários quase três planetas terra para dar conta das demandas do nosso estilo atual de vida.

O consumo consciente é o tema do Bom Para Todos.

Deixe um Comentário

comentários