Brasil: a sociedade do estupro? Com Kenarik Boujikian | Podcast do Conde

Kenarik Boujikian é jurista e magistrada brasileira. Nascida na Síria numa família armênia, foi juíza de direito e desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Chegou ao Brasil com os pais, aos 3 anos de idade. Passou a infância em São José do Rio Preto, onde seu pai trabalhava como comerciante, e São Paulo, onde estudou na Escola Armênia e mais tarde num colégio salesiano.

Formada em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1984, foi voluntária no presídio do Carandiru. Trabalhou também na Procuradoria de Assistência Judiciária (PAJ), em 1998.

Boujikian foi ainda Juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo e se tornou conhecida pela sua militância na defesa dos Direitos Humanos. Foi co-fundadora e presidente da Associação Juízes para a Democracia e integrou o grupo de trabalho e estudos Mulheres Encarceradas. Ela é conselheira do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Em 2010, condenou o médico Roger Abdelmassih a 278 anos de prisão, por 56 estupros.

Foi promovida ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, por merecimento, em novembro de 2017.

Em 26 de fevereiro de 2019 o Tribunal de Justiça de São Paulo anunciou a aposentadoria de Kenarik Boujikian do cargo de desembargadora da Corte, que ocorreu em 08 de março de 2019. Sua última sessão ocorreu um dia antes da formalização do anúncio, ocasião na qual recebeu homenagens de diversos colegas de classe.

Deixe um Comentário

comentários