Brasil pronto para a democracia? Com Jards Macalé | Podcast do Conde

Jards Macalé é ator, cantor, músico e compositor, presente no cenário cultural brasileiro desde a década de 1960.

Nasceu no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, nas imediações do Morro da Formiga, e cresceu rodeado de música: no morro, os batuques do samba; na casa ao lado, os vizinhos Vicente Celestino e Gilda de Abreu. Na residência dos pais, escutava os foxes, as valsas e as modinhas tocadas ao piano pela mãe, Lígia (que também cantava) e no acordeom, pelo pai. O coro familiar tinha o irmão mais novo Roberto e o próprio Jards. No rádio, ouvia com frequência a cantores de sucesso como Orlando Silva, Marlene e Emilinha Borba.

Ainda durante a infância, mudou-se para o bairro de Ipanema, onde ganhou o apelido de “Macalé” – nome do pior jogador do time do Botafogo, à época, em decorrência de sua irregularidade nas partidas de futebol informalmente disputadas na areia da praia. Já na adolescência, formou seu primeiro grupo musical, o duo “Dois no Balanço”. Posteriormente, integrou o conjunto Fantasia de Garoto, que tocava jazz, seresta e samba-canção.

Estudou piano e orquestração com o maestro Guerra Peixe, violoncelo com Peter Dauelsberg, violão com Turíbio Santos e Jodacil Damasceno e análise musical com Esther Scliar.

Deixe um Comentário

comentários