BRASIL PSI: Uma psicologia para o presente e para o futuro

Prepare o seu coração para as coisas que eu vou contar.

A América Latina, com forte protagonismo do Brasil, viveu um acontecimento único na história econômica do mundo: redução da desigualdade social sem guerra, fome ou peste. Essa anotação é do historiador Walter Scheidel em seu livro sobre a história da desigualdade social. Segundo o pesquisador, na história das humanidades somente eventos traumáticos produziram redução de desigualdade.

A exceção reconhecida a essa tendência histórica consiste nas duas primeiras décadas deste século e se localiza na nossa região do planeta. Essa é uma exceção no longo período histórico considerado: da idade da pedra até o século vinte. Exceção tênue, devido à sua curta duração.

Dá para entender o por que do mercado, os grandes capitalistas e seus sequazes (incluindo Obama) terem considerado ser preciso interromper o processo civilizatório humanizador que estava em curso entre nós. Por que foi preciso derrubar alguém da presidência e encontrar um juiz falsificador para mandar prender quem poderia prolongar essa exceção.

É com prazer que reconhecemos e afirmamos que a Psicologia brasileira tenha tido uma parcela de contribuição na criação dessa exceção histórica. Neste conjunto de programas sobre a virada da Psicologia na virada do século vinte e um, nós fizemos um resumo das iniciativas que marcaram um crescimento da Psicologia brasileira sob a égide do projeto do compromisso social.

Leia a íntegra aqui:

https://gustavoconde.blogspot.com/2021/12/uma-psicologia-para-o-presente-e-para-o.html

Deixe um Comentário

comentários