Brasil reencontra Lula, com Ceumar | Podcast do Conde

Ceumar Coelho é cantora, compositora e instrumentista.

Nascida na região da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, de uma família ligada à música, aos 18 anos Ceumar foi para Belo Horizonte estudar violão clássico e canto na Fundação de Educação Artística. Em 1995, transferiu-se para São Paulo, onde permaneceu por 14 anos.

Seu primeiro CD, Dindinha, saiu em 2000, produzido por Zeca Baleiro, que também assinou a canção que deu nome disco. No segundo, Sempre Viva, Ceumar estreou como produtora, arranjadora e compositora, ao lado da poeta Alice Ruiz, em “Avesso”, e de Chico César e Tata Fernandes, em “Boca da Noite”.

A cantora tem se apresentado em turnês e projetos internacionais na Holanda ao lado do pianista jazzista Mike del Ferro. Como compositora, escreveu para a peça teatral do ator Gero Camilo, Canções de Invento, que traz referências a violeiros do nordeste como Xangai e Vital Farias e mistura poesia, teatro e música popular. Tem canções gravadas pelos cantores Rubi e Gonzaga Leal.

Em 2018, em parceria com Lui Coimbra e Paulo Freire, Ceumar lança o álbum Viola Perfumosa em tributo ao repertório de Inezita Barroso.

Em 2019 lança o álbum Espiral[3], com produção de Fabio Pinczowski.

Deixe um Comentário

comentários