Caos, tortura e violação, com Pedro Dallari

Pedro Dallari é advogado e integrante da Comissão Nacional da Verdade, onde assumiu o cargo de coordenador, por rodízio, desde novembro de 2013.

Advogado graduado em 1981 pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e administrador de empresas formado pela FGV-SP em 1984, Pedro Dallari passou a integrar a Comissão Nacional da Verdade em setembro de 2013, substituindo Cláudio Fonteles, que renunciara, alegando motivos pessoais. Dallari é o sexto integrante a ocupar o cargo, rotativo, e substituiu José Carlos Dias.

Doutor e Livre-Docente em Direito Internacional, é professor titular da Faculdade de Direito da USP, ex-diretor do Instituto de Relações Internacionais e coordenador do Centro Ibero-Americano. Foi juiz e presidente do Tribunal Administrativo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) entre 2004 e 2008 e é membro do Conselho Diretor do Centro de Estudos de Justiça das Américas (CEJA), órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Filho do jurista Dalmo de Abreu Dallari.

(…)

Além da carreira de jurista, Dallari construiu carreira política, tendo sido eleito vereador constituinte (em 1988, pelo PT), duas vezes deputado estadual por São Paulo (em 1990 e 1994 pelo PT). No executivo, teve experiência como secretário de governo da gestão Luiza Erundina na prefeitura de São Paulo (1992). Filiado ao PSB desde 1996, Dallari quase foi candidato ao governo do estado pelo partido em 1998,[11] mas acabaram coligando PT e PSB.

Em 2012, foi chamado para ser vice do então candidato à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, pelo PSB, no lugar de Luiza Erundina, mas recusou o convite, em razão da aproximação do Partido dos Trabalhadores com Paulo Maluf em busca de apoio do PP à candidatura do partido.

Em 2014, o jurista foi condecorado pelo então ministro das relações exteriores, Luis Alberto Figueiredo, com a Ordem do Rio Branco pelos serviços prestados à sociedade na Comissão Nacional da Verdade a qual preside.

🔔 Inscreva-se, ative o “sininho” e receba os conteúdos da TVT 📱 Fortaleça a TVT. Seja membro do nosso canal! Veja como: https://bit.ly/2VT0hI0

Deixe um Comentário

comentários