Ciência, a resposta para o futuro, com Sergio Rezende | Podcast do Conde

Sergio Rezende é ex-ministro de Ciência e Tecnologia do governo Lula 2. É professor, físico e engenheiro. Atualmente, escreve para os periódicos da Nature, Springer, Wiley-Blackwell, American Physical Society e American Institute of Physics.

Em 1963, formou-se em engenharia eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Em Cambridge, nos Estados Unidos, obteve os títulos de Mestre em 1965 e de Doutor em 1967, ambos em Engenharia Eletrônica-Ciência de Materiais, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Foi professor associado na PUC/RJ em 1968-1971, professor titular na UNICAMP em 1971 e desde 1972 é professor titular no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco.

Iniciou sua carreira política em 1986, no segundo governo de Miguel Arraes, em Pernambuco, como assessor da Secretária de Planejamento Tânia Bacelar. Em 1989, participou das articulações que levaram à criação da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), a primeira FAP do Nordeste, e da qual foi seu primeiro diretor científico.

Em 1995, no terceiro governo de Miguel Arraes, tornou-se secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, quando conviveu com o secretário da Fazenda e posteriormente ministro de Ciência e Tecnologia e governador de Pernambuco Eduardo Campos. De 2001 a 2003, na Prefeitura de Olinda foi secretário do Patrimônio, Ciência e Cultura.

Em 2003, assumiu a presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Foi mantido no cargo quando o então ministro Eduardo Campos assumiu o ministério; ambos já haviam trabalhado juntos no governo Arraes e na articulação da Facepe. Só saiu em 2005, para substituir o próprio Eduardo Campos no ministério de Ciência e Tecnologia, onde permaneceu até o final de 2010.

Deixe um Comentário

comentários