Cinema na Favela, com Nay Mendl e Well Amorim | Podcast do Conde

Wellington Amorim, 22, filmmaker e cineasta independente formado em Produção Audiovisual pela Escola Técnica Jornalista Roberto Marinho, técnico em câmera pelo Instituto Criar de Tv, Cinema e Novas Mídias e jornalista em formação pela Universidade Anhembi Morumbi (5º Semestre).

Nay Mendl (@naymendl), é cineasta periférico, transmasculino, cria da periferia de São Paulo e graduando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. É diretor, diretor de fotografia e montador, com seus estudos voltados para as representações de corpos dissidentes e periféricos no cinema contemporâneo e busca com seu trabalho descolonizar narrativas, em seu corre pelo cinema periférico lgbt+ latino-americano.

Fundadores da Maloka Filmes, Nay Mendl e Well Amorim organizam campanha financeira
para estudar em uma das melhores escolas de cinema do mundo, a EICTV. Jovens de periferias da zona sul de São Paulo, foram aprovados para o curso regular da EICTV, Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV) de San Antonio de Los Baños, em Cuba.

Nay e Well abriram uma campanha de financiamento coletivo para custear a anuidade da escola, transporte e despesas com a mudança para outro país.

A EICTV, fundada em 1986 por Gabriel García Márquez e Fernando Birri, já contou
com professores como Francis Ford Coppola, Robert Redford, Costa Gavras,
George Lucas, Fernando Solanas, Ruy Guerra, Alex Cox, Gabriele Salvatores,
Steven Spielberg entre outros.

Durante o Festival de Cannes de 1993 a escola
ganhou o Prêmio Rossellini pelo reconhecimento internacional de sua importância
para o cinema mundial.

A cada dois anos, apenas 5 alunos de todo o mundo são selecionados para cursar cada uma das especialidades que a escola oferece, ou seja, Nay e Well fazem parte dessa concorrida lista de alunos aprovados.

Moradores dos bairros do Grajaú e Jardim ngela, respectivamente, Nay e Well se
conheceram no Instituto Criar de Tv e Cinema em 2013. De lá para cá trilharam um
caminho dentro do audiovisual de grande relevância, com destaque para a produção
do curta-metragem multipremiado Perifericu, do longa-metragem documental Raízes e do Perifericu – Festival Internacional de Cinema e Cultura de Quebrada.

Em 2021 estiveram na lista do Papel & Caneta como uma das iniciativas que geram transformações reais na indústria da comunicação. O trabalho que desenvolvem se baseia na coletividade entre pessoas dos bairros em que vivem, pessoas LGBT+ e familiares, o que chamam de Cinema Comunitário.

Para apoiar basta acessar:

https://benfeitoria.com/projeto/apoiecineastasfavelados

e contribuir doando ou compartilhando a campanha.

https://www.youtube.com/watch?v=cQr59zILIjE

Deixe um Comentário

comentários