Comunidade LBGT denuncia propaganda em Santo André por transfobia

Fonte: ABCD Maior

Uma propaganda da loja virtual de cosméticos Pedaços de Amor causou a indignação da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Os outdoors, instalados na avenida dos Estados na altura da rotatória do Bairro Santa Terezinha e na avenida Dom Pedro 2º, na divisa entre São Caetano e Santo André, trazem a imagem de uma mulher de costas em frente a um mictório masculino sob a frase “pirataria é crime”, o que remete a imagem de um transexual ou travesti. O caso irá para a Justiça.

A advogada da ONG ABCD’S (Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual), Cristiane Leandro de Novais, explicou que a entidade irá entrar até nesta quinta-feira (09/03) com três denúncias: uma ação civil pública junto ao MP (Ministério Público), o pedido de instalação de inquérito para apurar o crime de discriminação previsto na lei estadual 10.948/01 e uma denúncia no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) que é o órgão fiscalizador das propagandas. “Esse painel feriu a honra e a moral LGBT. É um total desrespeito”, avaliou Cristiane.

O primeiro a alertar sobre o caso foi o presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB São Bernardo, Jaime Ferreira Nunes Filho, que recebeu a denúncia pela rede social. “Fizemos uma denúncia para a Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania para que a empresa retire o outdoor o quanto antes e se retrate”, explicou. Cristiane explicou que a ONG ABCD’S tentou entrar em contato com a empresa, mas não obteve retorno. “Ligamos, mas ninguém atende. E-mail e mensagens também não são respondidos”, destacou.

O pedido de retirada do outdoor e de retratação por parte da empresa também será endossado pelo Cais (Associação Centro de Apoio e Inclusão Social de Travestis e Transexuais), entidade da Capital, à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. “Nos sentimos ofendidas e ultrajadas. Ser trans não nos desqualifica como mulheres. Isso é um desrespeito”, argumentou a integrante da CAIS, Renata Peron. “É lamentável isso ocorrer justamente no dia das mulheres porque todas as mulheres transexuais e travestis são mulheres e merecem dignidade e respeito”, completou Marcelo Gil, presidente da ONG ABCD’S.

CHAMAR A ATENÇÃO

Além de classificar a propaganda como transfobica, a comunidade LGBT não entende qual foi a motivação da empresa em usar aquela imagem, uma vez que o outdoor não faz relação com os produtos de cosméticos que a loja vende. “Parece que eles queriam chamar a atenção para a empresa. Pois bem, conseguiram. Só não sei se foi da forma que imaginaram”, avaliou Renata. “Quem eles quiseram atingir com essa propaganda?”, questionou Cristiane.

Outro lado

Procurada pela reportagem, via telefone e mensagens, a empresa não se manifestou sobre o assunto até a postagem desta matéria.

Além da ONG ABCD’S, da CAIS e da OAB São Bernardo, as denúncias são endossadas pela Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), Fórum Paulista de Travestis e Transexuais, OAB de Santo André, Denfesoria Pública, entre outras entidades da comunidade LGBT.

Deixe um Comentário

comentários