Comunidades querem manter a atenção à saúde indígena

As comunidades indígenas de todo o Brasil estão preocupados com a intenção do governo Bolsonaro de desmontar a Secretaria Especial de Saúde Indígena e passar o atendimento para os municípios. Os indígenas duvidam da capacidade dos municípios de inclui-los na rede de saúde.

Indígenas estão preocupados com possível municipalização do atendimento de saúde especializado

As comunidades indígenas de todo o Brasil estão preocupadas com a intenção do governo Bolsonaro de desmontar a Secretaria Especial de Saúde Indígena e passar o atendimento para os municípios.

Aldeia tem uma UBS para atendimento especializado

Descendentes de Guaranis e Andevas Marilene é uma das remanescentes da etnia que vive na terra indígena Jaraguá, na zona Oeste de São Paulo. A filha dela, de 1 ano sofre de asma e depende da UBS (Unidade Básica de Saúde) instalada na aldeia. A UBS também atende outras 5 comunidades.
“Moro aqui há mais de 10 anos e uso o posto, mas é muito difícil, pois o atendimento aqui também é precário. A gente não tem muita estrutura. O posto é pequeno e falta médico também. Tem o problema do carro também que é oferecido pela Sesai, e o carro está sempre sem gasolina, e o atendimento daqui não é lá essas coisas, mas com a Sesai toda ainda funciona bastante”, disse a moradora da aldeia e professora, Marilene Bolgari.

Municipalização da secretaria espacial de saúde indígena precária atendimento

Com a municipalização da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) nas regiões sul, sudeste, e nordeste, a qualidade dos serviços oferecidos nos 34 distritos sanitários especiais indígenas, pode cair ainda mais.

“Essa possível municipalização da do atendimento à saúde dos povos indígenas prejudica muito sobre a questão da saúde, e principalmente dos idosos, e das crianças e gestantes também. Como é que o município pode atender a população indígena se não tem condições de atender bem apuros próprios munícipes”, disse Ronildo Wráimirim, líder da aldeia Paranapuã.

Médicos podem recomendar uso de ervas como uma das formas de tratamento

Um dos diferenciais do Sesai é que o médico tem autonomia para delegar aos pajés o uso de elementos da cultura tradicional indígena, quando são usados elementos como a reza, e as ervas

#Saúde
#SaúdeIndígena
#SeuJornal

Deixe um Comentário

comentários